quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Campanha da Benetton coloca Obama, Chávez, o papa e Merkel se beijando


Campanha da Benetton coloca Obama, Chávez, o papa e Merkel se beijando

 “Enquanto o amor universal permanece uma utopia, ainda que uma que valha a pena, o convite a ‘não odiar’, a combater a ‘cultura do ódio’, é um objetivo ambicioso, mas razoável”. É com essas palavras que Alessandro Benetton, chairman da cadeia internacional de roupas United Colors of Benetton, define a mais nova campanha da marca, lançada nesta quarta-feira (16/11). Batizada de UNHATE,  ela já pode também ser definida como polêmica.

A ideia principal da campanha, que inclui uma série de iniciativas, eventos e publicidade em jornais e sites ao redor do mundo, está centrada na figura do beijo, escolhido por ser um “símbolo universal do amor”. Afinal, ninguém há de se opor a um beijinho, não? Mas a Benetton quis provocar. Um exemplo? Por meio de fotomontagens, a marca colocou os presidentes americano, Barack Obama, e chinês, Hu Jintao, trocando um selinho. Obama, por sinal, também aparece trocando beijinhos com Hugo Chávez, da Venezuela.

Entre os outros ‘casais’ da campanha, sempre montados por personalidades que rivalizam entre si, estão Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Nacional Palestina, e Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro israelense; os líderes da Coreia do Norte e do Sul; e Nicolas Sarkozy, presidente da França, e Angela Merkel, chanceler da Alemanha.

Presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, e primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu

E claro, religião não poderia ficar de fora. Mas o papa Bento XVI não gostou do chamado ao amor da Benetton. A campanha o retratou beijando na boca o imã muçulmano Ahmed Mohamed El-Tayeb, uma importante autoridade egípcia. A comunidade católica não aceitou a brincadeira e após o próprio Vaticano ameaçar tomar ‘as providências cabíveis’, a companhia decidiu retirar a peça da campanha.

Papa Bento 16 e o imã Ahmed Mohamed el-Tayeb

A ação, além de promover a marca Benetton, também foi lançada para comemorar a criação pela companhia da Fundação UNHATE, que pretende combater o ódio e disseminar a tolerância. Resta saber até que ponto vai a tolerância da humanidade.

E você, o que achou da campanha? É genial? De mau gosto? Opine!

Confira mais imagens da campanha:

Kim Jong-il, ditador da Coreia do Norte, e Lee Myung-bak, presidente da Coreia do Sul

Chanceler alemã Angela Merkel e o presidente francês Nicolas Sarkozy


Barack Obama com Hu Jintao, presidente da China
epocanegocios.globo.com



Benetton anuncia retirada de fotomontagem com Papa beijando
Vaticano considerou a fotomontagem falta de respeito a Bento XVI

O grupo italiano Benetton anunciou nesta quarta-feira (16) a decisão de retirar de circulação de sua nova campanha publicitária uma fotomontagem que mostra o Papa Bento XVI "beijando" na boca o imã da universidade egípcia de Al Azhar, Ahmed el Tayyeb.

"Lembramos que o sentido desta campanha é exclusivamente combater a cultura do ódio sob todas as formas", comentou, em comunicado, a Benetton, lamantando o fato de a utilização da imagem ter "ofendido os sentimentos dos fiéis"

O Vaticano considerou a fotomontagem falta de respeito a Bento XVI. Em um comunicado, o porta-voz da Santa Sé, Federido Lombardi, havia disse que o Vaticano vai recorrer às autoridades competentes para "garantir o respeito à figura do Santo Padre".


O Vaticano afirmou que a campanha se trata de "um uso inaceitável da imagem do Santo Padre, manipulada e instrumentalizada no marco de uma campanha publicitária com fins comerciais".

Papa Bento XVI aparentemente beijando o imã do Cairo na boca em uma fotomontagem. (Foto: Divulgação)Beijo simulado em fotomontagem entre o presidente dos EUA, Barack Obama, e da Venezuela, Hugo Chávez. (Foto: Divulgação)
"Trata-se de uma grave falta de respeito com o Papa, uma ofensa aos sentimentos dos fiéis, uma demonstração evidente de como uma publicidade pode violar as regras elementares do respeito às pessoas para atrair a atenção mediante uma provocação", continua o texto.

A fotomontagem, que faz parte da nova campanha "United Colors of Benetton" chamada "UNHATE" ("não ódio"), foi apresentada nesta quarta por Alessandro Benetton, vice-presidente do Benetton Group, em Paris.

Luca Borgomeo, presidente da Associação dos telespectadores católicos italianos, também pediu a retirada imediata da publicidade.

Uma outra imagem impactante foi colocada em outro banner diante da catedral de Milão, mostrando Barack Obama beijando o presidente chinês, Hu Jintao.

Segundo a Benetton, não está prevista a veiculação da campanha no Brasil.

O grupo Benetton e seu fotógrafo Oliviero Toscani tornaram-se célebres por suas fotomontagens provocadoras nos anos 1990, entre elas a de uma irmã de caridade sedutora, que se apresenta vestida num hábito branco beijando um jovem padre de batina preta.

O fotógrafo italiano comprometeu-se com temas ligados à liberdade sexual, Aids e mais geralmente contra descriminações a comunidades, raças e culturas.

As relações entre o Papa e o imã sunita de Al-Azhar são difíceis, principalmente depois que Bento XVI expressou solidariedade às vítimas do atentado que fez 21 mortos numa igreja de Alexandria, no dia 1º de janeiro passado.

O imã interpretou os protestos como uma intromissão do Vaticano nos assuntos religiosos de seu país.

"Trata-se de imagens simbólicas - com um toque de esperança irônico e de provocação construtiva - para promover uma reflexão sobre a maneira pela qual a política, a religião, as ideias, mesmo se opostas e diversas, podem levar ao diálogo e à mediação", justificou-se a Benetton.


Globo.com/G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.