quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Olheiras. Conheça os principais tratamentos

Chega de olhar cansado! Veja os principais tratamentos para olheiras

Mesmo com o tratamento, o modo de vida, as características do indivíduo e os hábitos podem levar ao reaparecimento do problema

Qualquer condição que provoque coceira nos olhos, alergias alimentares, falta de nutrientes, gestação e a menstruação também favorecem para a descoloração da área debaixo dos olhos

Não há como fugir das respostas naturais do corpo. Uma noite mal dormida ou o cansaço excessivo normalmente vêm acompanhados de olheiras que comprometem o visual. Antes do tratamento, é importante saber o que são as tais manchas escuras que tanto incomodam.

Segundo a dermatologista Karina Mazzini, a região da pálpebra inferior é amplamente irrigada por vasos sanguíneos. Com a dilatação desses vasos, ocorre uma espécie de inchaço local por causa da saída de glóbulos vermelhos do interior deles para a derme. "É como se essas hemácias sofressem uma transformação química, com depósito de pigmentos, o que torna a região mais amarronzada. A olheira também ocorre por depósito de melanina (pigmento da pele)", complementa.

O quadro, com a idade, vai se agravando. Quando a pessoa envelhece ou por fatores genéticos (para quem tem a pele muito clara) a região pode se tornar mais flácida e os vasos mais volumosos, o que contribui para aumentar e intensificar a coloração local. Além dessas situações, qualquer condição que provoque coceira nos olhos, as alergias alimentarem, a falta de nutrientes, a gestação e a menstruação também favorecem para a descoloração da área debaixo dos olhos.

A vantagem é que hoje o mercado oferece tratamentos não invasivos, ou seja, não há necessidade de o paciente se expor a um procedimento cirúrgico. A novidade, revela Karina Mazzini, é o Electra, ponteira de laser fracionado, de alta potência, que pode atuar no sistema vascular ou na pigmentação da pele, tratando as olheiras, além das tatuagens (principalmente as verdes) e das manchas escuras nas mãos.

A ponteira é utilizada, também, para lesões provocadas por cicatrizes de acnes, para melasmas, estrias e rosácea. Esse laser estimula a produção de colágeno, sendo indicado também para áreas com tendência a quelóides. A versatilidade do equipamento é um grande diferencial, já que pode ser utilizado para tratar várias situações.

A dermatologista Maria Oliete Guerra explica que, no caso das olheiras, o tratamento requer em torno de oito sessões e pode provocar vermelhidão e inchaço no local por até quatro dias. Durante esse período é importante evitar exposição solar para não manchar a pele. Entretanto, o modo de vida, as características do indivíduo e os hábitos podem levar ao reaparecimento do problema. Por isso, é necessário repetir a sessão a cada três ou seis meses.

Além das sessões de laser, é possível recorrer a tratamentos que agem na drenagem local e que melhoram a vasodilatação, como é o caso dos produtos com bioflavanóides (rutina, benzopironas, escina). Esses princípios ativos aumentam o tônus venoso e com isso diminuem a dilatação, já que atuam na microcirculação do sangue.

Os peelings também são uma boa indicação para os casos de olheiras. Os ácidos promovem uma esfoliação suave da região, clareando o local. Mas esse tipo de tratamento requer avaliação de um dermatologista, para evitar manchas ou qualquer complicação. Há ainda os produtos despigmentantes, que são menos abrasivos e removem o pigmento, como os que contêm ácido kójico, hidroquinona ou aqua licorice.

Existe ainda a injeção de CO2, que tem se mostrado eficaz para o tratamento. Com a infiltração de gás CO2 na região subcutânea, há um aumento das trocas de oxigênio no local, o que melhora a irrigação e a nutrição celular, sem contar que há um estímulo para a formação de novas fibras de colágeno, o que melhora a aparência da cútis. [[gazeta online]

A região da pálpebra inferior é irrigada por uma enorme quantidade de vasos sanguíneos. Quando esses vasos se dilatam, a região fica inchada, já que os glóbulos vermelhos migram para a derme. Nesta passagem, as células sofrem uma mudança química, e deixam o local com uma coloração amarronzada.

Com o passar dos anos, o problema pode se intensificar ainda mais, deixando a região flácida e os vasos volumosos. Se você quer se ver livre das olheiras, não deixe de saber sobre os principais tratamentos contra este mal.

O laser é uma das técnicas mais eficientes com relação ao assunto. Ele tanto pode atingir o sistema vascular como a coloração da pele. O feixe de luz emitido é atraído pela cor escura do local, o que causa a fragmentação do pigmento e a clareação da pele. Neste tipo de técnica, os olhos devem ser protegidos para evitar que os raios atinjam a visão.

O uso de cremes também é bastante comum no combate as olheiras. Os produtos mais indicados para este tipo de problema são os bioflavanóides, que possuem princípios ativos que diminuem a dilatação, atuando na circulação sanguínea.

A carboxterapia também vem sendo bastante procurada pelo público que deseja acabar com este problema. A infiltração do gás CO2 aumenta as trocas gasosas e O2 na região, melhorando a nutrição e a irrigação celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.