quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Insetos como alimentos. Uma solução para a fome no mundo?


Fritada de gafanhotos, alguém vai? Insetos podem ser a resposta para a nossa crise alimentar iminente
Sustentável e nutritiva, é tempo de insetos serem vistos como uma outra fonte de proteína. O problema é como fazê-los desejáveis.


No sudeste da Ásia, os insetos são uma parte importante da dieta diária para milhões de pessoas. Grilos, baratas e outros insetos e larvas são vendidos em toda a região por vendedores de beira de estrada e em restaurantes elegantes. Elas são exploradas comercialmente e pelos produtores casa, proporcionando renda vital para a luta dos agricultores. Muitas vezes, os insetos são a única fonte de renda para mulheres assalariadas, que toldos rig polietileno acima de um tubo fluorescente de luz para capturar insetos voando depois de escurecer.

Insetos são abundantes, multiplicar e crescem rapidamente e requerem pouca comida para sustentá-los. Eles são a fonte perfeita de proteína. Como os países do oeste e países em desenvolvimento acordam para a ameaça iminente de escassez de alimentos , é hora de que os governos seriamente considerem uma fonte alternativa de proteína. Poderiam insetos fornecer segurança alimentar para os próximos séculos?

Entomofagia (comer insetos) é uma indústria em crescimento, com mais de 1.400 espécies de insetos sendo devorado em 90 países. Em termos de o quanto os insetos necessitam de alimentos por grama de proteína produzida, eles são duas vezes tão eficiente quanto galinhas e mais de seis vezes mais eficiente que as vacas. Uma razão para isso é que os insetos são de sangue frio, então eles não precisam comer para se manterem aquecidos.

Alimentação animal é uma importante consideração como custos agrícolas crescentes em todo o mundo, deixando milhões de famílias incapazes de satisfazer suas necessidades básicas de arroz. A carne é um artigo de luxo para muitos no mundo em desenvolvimento, levando a deficiências de proteína para as populações em África Subsaariana, sul da Ásia e América Latina.

Os benefícios nutricionais de insetos e melhores formas de comercialização, foram aprofundadas durante uma conferência internacional no ano de 2008 em Chiang Mai, Tailândia, envolvendo cientistas de 15 países diferentes, mas os progressos não foram suficientes desde então. Pesquisadores, governos e agências internacionais como o Food and Agriculture Organization das Nações Unidas precisam de olhar seriamente na colheita de insetos e a produção de alimentos para atender às necessidades do mundo, tanto no mundo pobre e o oeste rico. Isso não significa, necessariamente, um hambúrguer com barata frita, mas pode significar o uso de proteínas de insetos para substituir proteína de soja, feijão, em alimentos embalados. Os insetos são uma fonte muito mais ambientalmente sustentável de proteína, pois eles podem ser colhidos sem destruição de florestas ou culturas de alimentos.

Não é o alimento perfeito. Pessoas alérgicas a frutos do mar são alguns que provavelmente também a sofrem alergias de insetos. E insetos expostos a pesticidas mantêm altos níveis de toxinas em seus corpos.

Existe um nicho de mercado para os insetos, existem livros de culinária, sites , sites de receita on-line , fornecedores e restaurantes especializados em pratos de insetos. Mas os insetos precisam seguir o caminho de outras comidas exóticas, como sushi na década de 1990, e tornarem-se desejáveis. Como entomologista DeFoliart Gene , na UW-Madison, diz: "Se os insetos se tornam mais amplamente aceitos como um alimento respeitável nos países industrializados, as implicações são óbvias Eles formariam uma nova classe de alimentos feitos por encomenda para pequenas empresas e pequenos agricultores. O comércio internacional de insetos comestíveis quase certamente aumentará. " [ Gaia Vince. guardian.co.uk]



Quais são os insetos mais consumidos do mundo?

Junte-se à maioria! Em pelo menos 120 dos 192 filiados à ONU, insetos são comidos regularmente - e a iguaria não é só para quem está matando besouro a grito. Na América Central, no Sudeste Asiático e no Oeste Africano, eles são servidos em restaurantes finos. Nos EUA, uma lata com 200 gramas de formigas tanajuras sai por R$ 57. E, até no interior do Brasil, formiga frita é petisco.


Cerca de 1 400 espécies de insetos são consumidas, e os campeões são os besouros. Na falta de explicação melhor para a preferência, porque existem muitos deles: "De cada 10 animais, 8 são insetos. De cada 8 insetos, 5 são besouros", explica o biólogo Eraldo Medeiros Costa Neto, da Universidade Estadual de Feira de Santana. Aliás, o campus do agreste baiano quase recebeu este mês o 1º Festival Gastronômico de Insetos Comestíveis, melado em cima da hora pela Agência de Vigilância Sanitária.

Não se come inseto com casca e tudo: seu exoesqueleto não desce bem. Mas o resto é nutritivo: 4 larvas de mariposa tem tanta proteína quanto 250 gramas de filé mignon. Já a formiga-cortadeira tem 45% de proteínas, contra 23% do frango e 20% do boi. Insetos também são ricos em gordura insaturada, minerais e vitaminas. "Varia se ele come folhas, troncos, raízes ou seiva", diz Neto.

Graças a essa riqueza nutritiva, a ONU está estudando maneiras de usar nossos amigos de 6 patas para diminuir a fome no mundo. Afinal, só falta convencer um terço de seus membros a comê-los.
Befouro D'oro
Abaixo, uma seleção entre os insetos mais apreciados do mundo. O besouro é campeão absoluto, seguido de outras delícias de 6 patas


Preferência Mundial - Besouro-do-coqueiro - Rhynchophorus palmarum
Veja que sorte: este suculento coleóptero, puro nitrogênio, abunda no Brasil. Ele é encontrado no Norte e Nordeste, dentro dos coquinhos de babaçu. Pode ser comido na hora ou com farinha de mandioca.

Um mel sem igual - Abelha - Apis mellifera
As deliciosas larvas da abelha têm sabor de (supresa!) mel. Fonte de proteínas e vitaminas A e D, são melhor apreciadas acompanhando uma deliciosa salada de frutas.

Sabor de Brasil - Içá - Atta cephalotes
Prato apreciado pelo escritor Monteiro Lobato, típico do vale do Paraíba, no leste de São Paulo. Crocante, a fêmea da formiga saúva é servida pura, frita ou com farinha.

Gafanhoto - Sphenarium purpurascens
O chapulin, um clássico mexicano. São cozidos depois de ficarem dois dias sem comida e liberando o conteúdo estomacal. Come-se com sal, limão e pimenta ou na tortilha.

Saboreie nosso couvert exclusivo!
Direto da Nova Guiné: uma tora de palmeira onde fêmas puseram ovos, repleta de muitas larvas de insetos variados!

Delícias do Oriente
Na China e no Sudeste Asiático, o consumo de insetos só é tabu para os visitantes

Do casulo para o prato - Bicho-da-seda - Bombyx mori
A espécie não é mais encontrada na natureza, só sobrevive em cativeiro. Na China e no Japão, os casulos são ingeridos como biscoitos.

Tenébrio - Tenebrio molitor
Usados no resto do mundo em rações animais, estes besouros exalam proteína e são apreciados pelos chineses em todas as suas fases.

Peça também!
Da Tailândia, um louva-a-deus transformado em uma cremosa pasta. Dizem que o sabor lembra patê de camarão.

por Maíra Termero  
super.abril.com.br/


Não é incomum entre culturas nativas de regiões tropicais o consumo de larvas coletadas de troncos de coqueiros e de outras árvores.

Exceto para certos tipos de gafanhoto, os insetos em geral são proibidos pelo judaísmo, mas no Ocidente em geral considera-se o consumo de insetos mais repulsivo do que propriamente imoral. Certos insetos e larvas são associados à comida estragada. Mas muitos tipos de insetos e invertebrados são consumidos em culturas não-européias: gafanhotos, grilos, lagartas e formigas, principalmente no Extremo Oriente.

No Brasil há a tradição rural de se comer a parte traseira da içá ou tanajura, rainha das formigas típicas do Novo Mundo chamadas saúvas.

O consumo de certos insetos faz parte íntegra da cultura gastronômica do México.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.