terça-feira, 6 de setembro de 2011

Academia de guerreiros: Arqueólogos encontram ruínas de antiga escola romana de gladiadores na Áustria

Arqueólogos encontram antiga escola de gladiadores enterrada na Áustria 
Carnuntum, situado à margem do Danúbio, era a capital da província romana de Panônia, na Europa Central. Era também, na antiguidade, uma etapa importante na rota do âmbar.
Homens vestidos como gladiadores durante encenação de uma batalha na antiga cidade de Petronell-Carnuntum, Áustria (Dieter Nagl/AFP)

RIO - Uma academia para gladiadores encontrada na Áustria chamou a atenção de especialistas pelo seu bom estado de conservação, mantendo detalhes de suas ruínas. De acordo com arqueólgos que participaram da demostração em terceira dimensão do local nesta segunda-feira, a construção fazia parte de uma cidade com 50 mil pessoas, há cerca de 17 séculos, e estava escondida sob a terra.

A complexidade e o tamanho da academia fazem com que ela seja comparada a Ludus Magnus, a maior escola de treinamento de gladiadores romanos. Os especialistas explicaram que as ruínas foram encontradas com o auxílio de um radar.

Também chamado de escola de gladiadores, o local abrigava uma área de treinamento, campo fechado para adestramento de cavalos, os banheiros possuíam água quente e havia, ainda, uma sala interna cujo pavimento era aquecido.


Os alunos, porém, viviam em celas apertadas e lutavam até a morte. Também havia uma prisão na qual escravos e prisioneiros formavam grupos de lutadores. Quem vencesse combates importantes poderia até conseguir a liberdade.

O complexo dos gladiadores, com cerca de dez quilômetros quadrados, contava, ainda, com um estádio. O sítio arqueológico fica em Carnuntum, a aproximadamente 90Km de Viena. Ainda não há data para que as escavações comecem. De acordo com especialistas, é necessário elaborar uma estratégia para que o local mantenha o máximo de conservação.

- Se alguém tem um ferimento grave, primeiro você faz uma série de tomografias até deixar o cirurgião fazer seu trabalho - explicou Wolfgang Neubauer, diretor do Instituto Ludwig Bolzman, que participou da descoberta da academia de gladiadores.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.