terça-feira, 6 de setembro de 2011

Coreia do Sul vive onda de suicídios


O número de suicídios mais do que dobrou em dez anos na Coreia do Sul, segundo estatísticas divulgadas recentemente pelo governo.

Suicídio tem crescido entre jovens, como o
cantor Park Yong-ha, que se matou em 2010
O país tem uma das maiores taxas de suicídios do planeta, e cresce a pressão para que o governo aja e evite que o problema evolua.

Segundo os dados do governo, a cada dia de 2009, em média, cerca de 40 sul-coreanos tiraram suas próprias vidas. É mais do dobro dos índices de 1999 e cinco vezes mais do que em 1989.

A pergunta é: por que mais sul-coreanos estão cometendo suicídios?

A economia tem crescido a uma média de 7% desde a crise asiática de uma década atrás; e, apesar de um rápido crescimento no endividamento das famílias, o país não está vivendo ondas de demissões em massa (causa atribuída para o aumento dos suicídios no Japão, por exemplo).

Para alguns analistas locais, a prática do suicídio tem crescido entre jovens – alguns inclusive usam a internet para formar grupos de suicídio.

Recentemente, o Parlamento sul-coreano aprovou uma lei que dá ao governo mais responsabilidade na prevenção do problema.

Desde então, diversas iniciativas foram lançadas, como a instalação de telefones de emergência em pontes e, segundo a imprensa local, planos para a criação de centros nacionais de prevenção ao suicídio.

BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.