sábado, 30 de julho de 2011

Pesquisadores desenvolvem vidro de carro touchscreen

RIO. Já pensou se os vidros laterais do seu automóvel fossem telas digitais de toque, capazes de efeitos multimídia? Pois nos próximos anos é bem possível que tal ideia se torne realidade. Recentemente, numa exposição sobre novas tecnologias móveis em Bruxelas, a montadora japonesa Toyota mostrou protótipos de um projeto chamado "Janelas para o mundo" que faz exatamente isso.

Num vídeo disponível aqui - uma simulação -, é possível perceber o potencial da novidade. Nas imagens, uma garotinha na parte de trás de um carro vê a paisagem numa estrada e, clicando no vidro touchscreen, ativa várias funções. Exemplos: medição da distância de objetos, pessoas e construções em relação ao carro; exibição de palavras descrevendo o que se vê ("casa", "posto" etc); e, quando o veículo para, a possibilidade de desenhar sobre a paisagem ou dar um zoom no que se está vendo (no caso, animais pastando à beira da rodovia).

A tecnologia está sendo desenvolvida pela divisão europeia da Toyota em parceria com o Instituto de Design Interativo (CIID, na sigla original) em Copenhague. "É possível usar a janela do carro como uma prancheta de desenho, e ver as imagens se misturando ao mundo real quando o carro se move", diz a descrição do projeto. "A janela também se torna uma tela de aproximação para novas perspectivas e permite traduções em tempo real para o idioma do passageiro".

Se o carro tiver teto panorâmico, poderá ainda exibir em outro vidro touchscreen informações sobre as constelações presentes no céu numa noite límpida.

Segundo Alain Taverriti, diretor de comunicação on-line e corporativa do CIID, o projeto ainda está num estágio bastante inicial, mas o instituto e a Toyota estão debatendo e trabalhando com afinco no conceito.

- A ideia é desenvolver cada vez mais interação entre o passageiro, o carro, e o ambiente externo - disse Taverriti ao GLOBO. - Hoje os automóveis já têm disponíveis recursos como câmeras, monitores, conectividade internet e serviços Google para prover informações sobre o mundo, mas as janelas podem adicionar mais benefícios se virarem telas de toque.

Todas essas funções são, na verdade, fruto do conceito de realidade aumentada - a junção de elementos reais e virtuais numa mesma tela. E as possibilidades dessa tecnologia são muitas. Daniel Gelder, vice-presidente da empresa alemã Metaio, especializada no assunto, aponta outro exemplo, desta feita bem útil para quem lida diariamente com tecnologia:

- A realidade aumentada é uma nova forma de ver e acessar o mundo virtual. Já pensou num manual animado para lhe mostrar como trocar o toner de uma impressora?

André Machado


O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.