O cuidado com a saúde e com a beleza já foi considerado coisa só de mulherzinha. Agora eles se livram dos velhos tabus e mostram que estão vaidosos e preocupados com a forma física.
Além dos exercícios, outro caminho para deixar tudo em cima e prevenir doenças é incluir alguns alimentos no cardápio. No próximo dia 15, será comemorado o Dia do Homem e nunca é tarde para a ala masculina da população ficar sabendo como cuidar melhor da saúde.
Especialista em nutrologia e medicina estética, a médica Luciana Carneiro diz que os homens devem dar mais atenção aos alimentos que contêm antioxidantes, pois ajudam a prevenir doenças específicas, como as de próstata, hipertensão arterial e colesterol alto.
"Alguns estudos indicam que o licopeno reduz o risco de câncer de próstata. Ele é encontrado em alimentos de cor avermelhada, como mamão, melancia, pimentão e, principalmente, no tomate", explica a médica, que é da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).
Outros alimentos também podem aumentar os níveis de testosterona e ajudar na atividade sexual. Esse é o caso das ostras, da banana e do abacate.
Já para quem precisa de uma força na formação dos músculos, a dica é ingerir proteínas e carboidratos até 40 minutos após a atividade física. "Bons alimentos para esse objetivo são ovo, oleaginosas como amêndoas, nozes e castanhas, iogurte e carne", orienta a nutróloga.
A queda de cabelo também costuma incomodar os homens. Nesse caso, alimentos com proteínas e minerais podem contribuir para o fortalecimento dos fios.
A nutricionista Patrícia Casagrande também indica o consumo de linhaça. "Ela auxilia na prevenção e controle de doenças cardiovasculares e hipertensão, que são mais freqüentes na população masculina".
Beber aquela cervejinha também exige moderação. O consumo máximo de álcool recomendado por dia para os homens é de duas porções. Por isso, procure alternar o consumo de bebidas com água e sucos, e prefira os petiscos sem frituras.
O antioxidante de grande importância é o licopeno. Segundo alguns estudos científicos, ele reduz o risco de câncer de próstata. O licopeno é encontrado em alimentos de cor avermelhada, como mamão, melancia, pimentão e, principalmente, no tomate
A ingestão de ácido fólico, encontrado em alimentos como os brócolis e o espinafre, e de zinco, presente sobretudo nas ostras, eleva a produção de espermatozóides. Essa é a conclusão de um estudo realizado pela Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva.
A Gazeta
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.