quarta-feira, 13 de julho de 2011

Internado, pescador capixaba tem morte cerebral - ele é um dos 6 que ficaram 22 dias à deriva no mar

Pescador capixaba internado no Rio tem morte cerebral
Leandro Vidal Martins, de 34 anos, é um dos seis pescadores que ficaram 22 dias à deriva no mar, e foram resgatados no dia 28 de junho


Pescador resgatado após ficar mais de 20 dias
desaparecido chega de maca à Capitania
dos Portos em 28 de junho (Foto: Aluizio Freire/G1
Um dos seis pescadores capixabas que ficaram 22 dias à deriva no mar, e foram resgatados no último dia 28, no Rio de Janeiro, teve morte encefálica constatada. Leandro Vidal Martins, de 34 anos, estava há 15 dias internado no hospital Salgado Filho, na capital fluminense. A notícia foi dada aos parentes na tarde desta terça-feira (13).

De acordo com a irmã de Leandro, Natália Vidal Martins, de 26 anos, os médicos conversaram com ela e a mãe para explicar qual era a situação dele. "Eles nos disseram que uma parte do cérebro dele parou de funcionar e que ele está em coma induzido. Dizem que não há mais o que fazer, que só Deus mesmo", contou.

Leandro está internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) daquele hospital desde a última semana. O estado dele era tido como gravíssimo. A família está no Rio de Janeiro para acompanhar de perto o quadro, mas não conseguiram falar com o pescador. "Ele não nos viu, pois sempre estava dormindo", disse a irmã.

Apesar do laudo médico, a família decidiu aguardar a evolução do quadro de saúde do pescador nos próximos dias. "Eles nos perguntaram se queríamos doar os órgãos dele, mas nós ainda temos esperança de que ele se recupere. Minha mãe esteve muito abatida, nervosa e chorando muito, mas não vamos desistir. A gente tem fé que um milagre vai acontecer", afirma Natália.

Mas, de acordo com o neurologista Lúcio Coelho Miranda, a morte encefálica é irreversível. "Quando os exames apontam que se chegou a esse estágio, não tem mais volta. Inicialmente o tronco do cérebro, que é o que controla os batimentos cardíacos, respiração, pulso... pode ficar preservado, mas progressivamente todo o cérebro vai parando de funcionar e não há nada que se possa fazer", explicou.

Outros dois pescadores ainda estão internados

Permanecem internados em hospitais do Rio de Janeiro os pescadores Gilnei Bahiense da Silva, de 56 anos, e José Cláudio da Conceição Sacramento, de 33. De acordo com boletim médico, os dois se recuperam bem, o estado deles é estável e não há previsão de alta.

Cristiano Pereira de Souza, de 32 anos, e Maycon Lima dos Santos, de 24, tiveram alta hospitalar poucos dias depois da internação e já estão em casa, em Marataízes, no Litoral Sul. Zenildo de Oliveira Pacheco, de 31, voltou para casa, em Itapemirim - também no Sul -, no último sábado (09).


Ana Paula Santos - Redação Multimídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.