domingo, 3 de julho de 2011

Estrias têm tratamento e médica explica como

Estrias têm tratamento e médica explica o método
Para quem deseja ficar longe das estrias, a dermatologista Patricia Deps explica em entrevista ao Vida Saudável o que realmente tem efeito no tratamento dessas fissuras


Elas costumam aparecer na adolescência e incomodar bastante, principalmente as meninas, que já estão vivendo várias mudanças no corpo e ainda têm que se preocupar com as listras avermelhadas ou brancas que surgem, geralmente, no seio, na nádega e no abdome.

Para quem deseja ficar longe das estrias, a dermatologista e professora da Ufes Patricia Deps explica em entrevista ao Vida Saudável o que realmente tem efeito no tratamento dessas fissuras.

É comprovada a eficácia de óleos e de hidratantes na pele como prevenção de estrias?  

O óleo é uma ajuda muito relativa. Cientificamente não está comprovado que esse hidratante irá evitar o aparecimento de estrias. Elas ocorrem mais por uma quebra de fibras. O hidratante e óleo atuam na camada superficial da pele e não têm a capacidade de penetrar e de trabalhar em termos de produção da fibra elástica de colágeno que existe na derme, uma camada mais profunda.

O que é uma estria?
As estrias são fissuras da pele formadas por sua distensão excessiva. Meninas, em geral, a partir de 10 anos de idade, já se queixam do aparecimento de estrias. Elas ocorrem como consequência do crescimento rápido e exagerado na puberdade ou pelo aumento demasiado do peso ou obesidade. Outras situações importantes são as estrias associadas à gravidez ou a distúrbios hormonais ou, ainda, a associação de ambos.


Tem relação com fatores genéticos?

Fatores genéticos são, sem dúvida, os mais importantes na formação das estrias, uma vez que determinam a espessura e a elasticidade da pele. Entretanto, a obesidade, a gravidez com excesso de peso, o uso prolongado de corticoides por via oral ou tópicos são algumas situações que favorecem o surgimento das estrias.

Coçar as estrias as faz aumentar?

Não. O que gera estria é o estiramento muito rápido da pele.

Algumas partes do corpo são mais suscetíveis ao aparecimento de estrias?

Os locais mais frequentes do aparecimento das estrias são nádegas, seios, coxas e abdome. Mas podem ocorrer também nos braços e nas panturrilhas, nestes com menor frequência. Nos rapazes, as estrias estão geralmente relacionadas ao crescimento vertical rápido, que ocorre no 'estirão puberal', por volta dos 14 anos de idade. E ainda as estrias na face interna dos braços, que se devem ao estiramento rápido da pele como resultado da hipertrofia (aumento) dos músculos dos braços após algumas sessões de academia.

Como podem ser classificadas as estrias?

Basicamente, as estrias se apresentam de duas formas.  Se recentes, são geralmente elevadas e vermelhas, porém podem ser brancas, e frequentemente coçam. As estrias tardias são geralmente brancas.

Tem como prevenir as estrias?

Em todas as fases da vida da mulher, o aumento de peso deve ser evitado com a adoção de dieta balanceada e exercícios físicos. Ainda o uso de loções hidratantes nas áreas mais susceptíveis (coxas, glúteos, mamas, dorso, ombros e panturrilhas), durante a fase de crescimento adolescente e nas gestantes após o sexto mês. Mesmo que todas as medidas preventivas tenham sido adotadas, caso ocorram estrias, o seu tratamento deverá ser realizado precocemente, pois os resultados serão melhores.

Como é o tratamento?

São realizados em várias sessões e por tempo prolongado. O uso tópico do ácido retinoico é uma grande ajuda e serve de suporte aos outros procedimentos terapêuticos. Para os pacientes persistentes no tipo de tratamento escolhido, os resultados são animadores. A melhora varia de 30 a 40% nas estrias antigas (brancas e atróficas) e de 70 a 80% nas estrias recentes. Mas esses resultados dependem da espessura e localização das estrias e quanto maior o tempo de tratamento melhor o resultado. Outros produtos de uso tópico como o retinol e hidroxiprolina podem ser utilizados.

Quanto tempo dura o tratamento?

Importante lembrar para aquelas pacientes que esperam resultados imediatos que, no tratamento das estrias, é fundamental o entendimento do efeito do tratamento escolhido na capacidade de reparação da pele e neoformação dos tecidos lesionados durante a formação das estrias. Em média, o tratamento varia de seis a 12 meses para que os resultados sejam de fato percebidos.

Qual é o tratamento mais eficaz?


O que tem os melhores resultados é o Laser de CO2 fracionado. O laser vai atuar em ambas as fases. Na fase avermelhada, ele provoca um fechamento dos pequenos vasos sanguíneos e estimula a formação de um novo colágeno, dando à estria uma tonalidade próxima a da pele e uma diminuição do seu tamanho. Já na fase esbranquiçada o laser vai atuar basicamente estimulando um novo colágeno, visando somente a diminuição do seu tamanho. O tratamento a laser é feito em sessões mensais cujo número dependerá da largura da estria. São necessárias pelo menos cinco sessões. O método é indolor e o grau de satisfação dos pacientes vai de regular a bom. Quando o laser é associado a outras terapias, como cremes a base de ácidos, esse resultado se torna potencializado e a chance de sucesso aumenta muito. Durante o tratamento a pessoa não deve expor a área tratada ao sol. Melhor é fazer no inverno porque o paciente já chega ao verão com a pele tratada.

Quanto custa?


O valor do tratamento depende da região afetada. Varia de R$ 300,00 a R$ 900,00, por sessão.



Fonte: Vida Saudável - A Gazeta



As estrias podem não ser mais um problema
As estrias são um aborrecimento comum, no entanto, afetam mais mulheres do que homens.

Estas decorrem da alteração do colágeno e elastina, por fatores tais como surtos de crescimento, gravidez, ganho ou perda de peso repentina e até musculação.

Aparecendo regularmente na barriga, quadris, nádegas, coxas, braços, costas e seios, por isso é sempre aconselhável o uso de hidratantes e emolientes. Mas, se aparecer, existem novos tratamentos que ajudarão a reduzi-los.

As estrias podem aparecer durante a puberdade, estando relacionado a um certo grau de obesidade ou um aumento do nível de cortisona. Eles podem estar presentes como um efeito colateral da Síndrome de Cushing ou ser provocada por um tratamento com corticosteróides. As estrias também são certamente de ser encontrado na maioria das mulheres grávidas, começando com seu 6 º mês, como um efeito por causa do desenvolvimento da criança levando a pele intenso alongamento.

Eles não apresentam qualquer tipo de dor. As estrias são apenas um inconveniente estético para a maioria dos pacientes do sexo feminino.

As mulheres grávidas apresentam estrias no abdômen e coxas. As estrias aparecem por causa do intenso estiramento da pele. As fibras de colágeno e proteínas da derme são um pouco danificado. Depois de romper as fibras de colágeno, os capilares se dilatam nas proximidades e que a área ganha excessiva de sangue, o que contribui para a cor vermelha das estrias. Melanócitos desempenhar um papel importante neste processo. Após a inflamações aparece, eo processo de restauração e remodelação ocorre, os melanócitos são responsáveis ​​pela apresentação do estrias em branco.

Recomendações:


  • Massagear a área afetada com um pincel a fim de intensificar o fluxo de sangue;
  • Aplicação de cremes emolientes nas áreas afetadas para que a pele fique macia;
  • Dietéticos ricos em vitaminas C e E, zinco e silicato e minerais que contribuem para a manutenção da saúde;
  • Beba muito líquido e muito exercício físico, a fim de manter um bom fluxo de sangue no tecido subcutâneo.


Outros meios de tratamento:

  • Aplicação de retinóides tópicos - Retinóides são derivados da vitamina A. Eles são geralmente usados ​​em lesões de pele;
  • A terapia com laser - que consiste em 6 sessões e não remove as estrias completamente;
  • Peeling químico - que tem o papel de remover as camadas superficiais da pele. Ele também tem o papel de síntese de colágeno.
  • Você não consegue se livrar das estrias, sem a ajuda de um dermatologista ou um cirurgião plástico.
Estrias: antes e depois do tratamento

Fonte: doctortipster

Um comentário:

  1. Minha namorada (31) tem uma filha de 8 anos, acredito que ela não cuidou desse quesito na gravidez e sua barriga tem muita estria, deixando a pele até flacida ao toque porem ela não tem barriga, é "normal". Ja olhei nas coisas dela e ela não usa qualquer creme ou coisa do tipo, só creme comum de corpo, com certeza ela ja tentou se tratar (as escondidas) mas nada efetivo com certeza. Ela odeia o umbigo dela, não gosta nem de olhar para a barriga, sei que é por causa disso e isso é algo delicado para ela, por isso nunca toquei no assunto, ela me falou que esta pensando em colocar silicone, acho que é a hora. Fora que na hora H adoro fazer caricias nela e não posso. Para essas casos antigos, existe uma ideia de melhora? tantos porcentos para cada tratamento e seu custo real? Obrigado pessoal

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.