sexta-feira, 15 de julho de 2011

Cabelos bem-cuidados em qualquer estação

Não é só a pele que precisa de atenção nesta época do ano, os fios também devem ser tratados

Com a chegada da estação mais fria do ano, muita gente redobra a atenção com a pele. Mas acaba se esquecendo de uma parte muito importante do corpo: os cabelos. Em vez de sedosos, eles acabam oleosos, se não forem tomados os cuidados necessários.

Mas como manter os cabelos em dia quando o frio chega? O cabeleireiro Wildson Pina dá a dica: "Lavar todos os dias os cabelos, com água fria, é o ideal. E, claro, nunca dormir com o cabelo molhado. Essas são as dicas básicas e principais para que as mulheres fiquem com os cabelos deslumbrantes também no inverno", lembra.

Pina explica que as pessoas de cabelo curto tendem a sofrer menos nesta época. "O couro cabeludo fica menos abafado, por isso o desconforto para elas costuma ser menor. Outro fator importante é nunca deixar o cabelo úmido, além de pegar pelo menos 15 minutos de sol por dia. Tudo isso previne o aparecimento da caspa e da seborreia", explica.

O cabeleireiro ressalta a importância de procurar um dermatologista quando a caspa, por exemplo, se torna muito incômoda. "Aí já passa a ser um procedimento médico", destaca.

A dermatologista Karina Mazzini conta que a seborreia e a proliferação de fungos pode intensificar a queda de cabelos no inverno. "As pessoas que têm caspa devem utilizar um xampu específico para isso e lavar os cabelos todos os dias, com água fria. Se não conseguir isso, pelo menos lavar dia sim, dia não, para não danificar tanto o couro cabeludo", afirma.

As amigas Juliana Martins Gomes, 27 anos, e Monik Oliveira Augusto, 19, têm cabelos bonitos, apesar de dizerem que não têm nenhum cuidado específico com eles no inverno. "É até bom que agora vou ficar mais atenta a isso", diz, Monik.

Para manter o brilho

Lavar os cabelos com água fria e todo dia

Realmente é difícil não tomar aquele banho quentinho no inverno, mas a água quente é uma grande vilã. Além de aumentar a queda e provocar descamação no couro cabeludo, pode causar caspas, e deixar os fios ressecados.

Dormir com os cabelos molhados

Segundo os cabeleireiros, esta é a dica mais preciosa: nunca dormir com os cabelos molhados. Isso só abafa o couro cabeludo e pode ajudar na proliferação de fungos e aumentar a incidência de queda dos fios.

Secador e chapinha

Não é proibido, mas não abuse para não danificar os fios. A secagem ao natural é o melhor método. Se preferir, use um protetor térmico, que ajuda a dar brilho e maciez.

Hidratação

É um dos jeitos de manter os cabelos sedosos no inverno. Mas nada de abusar, faça somente uma vez por semana.

Acessórios

Evite chapéus, gorros, pois eles podem abafar os cabelos, favorecendo o aparecimento dos fungos, bactérias ou até mesmo da caspa.


Anny Giacomin

A Gazeta


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.