quarta-feira, 15 de junho de 2011

Pinturas antológicas: Antas de zoológicos norte-americanos pintam quadros que serão leiloadas

Quadros "feitos" por esses animais serão leiloados hoje em São Paulo, com renda revertida para a preservação da espécie

As tintas são orgânicas, para não prejudicar os animais. O dinheiro arrecadado será revertido para a Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira, do Instituto de Pesquisas Ecológicas.

Treze antas, que vivem em seis zoológicos dos EUA, são as “autoras” das pinturas que estão expostas no Espaço Dom Pedro, no Zoológico de São Paulo, e vão a leilão hoje, às 20 horas. As obras foram doadas para o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) e o valor arrecadado será usado em pesquisas de proteção a este animal no Brasil. O lance mínimo é de R$ 200 para cada trabalho. Eles serão feitos por meio de formulários e não serão identificados. Segundo a pesquisadora Patrícia Médici, presidente do Grupo Especialista de Antas da International Union for Conservation of Nature, a exposição e o leilão são maneiras diferentes de chamar atenção para a causa da conservação da anta brasileira. “Não queremos que as pessoas comprem simplesmente uma obra de arte, mas uma pintura feita por uma anta. Essas pessoas estarão contribuindo para a sobrevivência da espécie na natureza.” Patrícia diz que as obras pintadas pelas antas foram feitas com ajuda dos tratadores. As tintas usadas no processo artístico são orgânicas, comestíveis e não prejudicam os animais. “É a primeira vez que isso é feito com antas. Já foram feitos eventos parecidos com orangotangos e elefantes. São antas ajudando antas.”




De acordo com a pesquisadora, a anta é o maior mamífero terrestre da América do Sul. “A ausência de antas em determinados habitats pode levar ao rompimento de processos ecológicos como a predação e dispersão de sementes, que contribuem para a manutenção da biodiversidade e funcionalidade das comunidades vegetais. Por esta razão, a anta é conhecida como a jardineira da floresta”, afirma Patrícia. Segundo o instituto, as principais ameaças para a sobrevivência da espécie são caça não sustentável, principalmente na Amazônia, desmatamento e atropelamentos em rodovias.

 O leilão também terá exposição de quatro fotógrafos de natureza e uma jornalista ambiental. Adriano Gambarini, Daniel De Granville, Liana John, Luciano Candisani e Luiz Cláudio Marigo doaram as ampliações de fotografias da anta brasileira. Artistas como Ângela Leite, Carla Caffe, Elise Smorczewski (EUA), Guto Lacaz, Guto Naveira, Luccas Longo e Ronald Rosa também vão expor pinturas, esculturas, cartoons e poemas. Todo o material será leiloado.

 Article source: http://eptv.globo.com/terradagente/NOT,0,0,354122,Antas+tem+exposicao+em+zoo.a

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.