sábado, 4 de junho de 2011

Menina de 12 anos criava onça-pintada no Pará

Menina de 12 anos criava onça-pintada no Pará
Animal foi entregue voluntariamente a agentes do Ibama.
Felino tem entre 1 e 2 anos e foi levado a zoológico em Parauapebas.
Onça-pintada passou a viver amarrada depois que atacou alguns animais no assentamento.
(Foto: Divulgação/Ibama)

Uma menina de 12 anos criava uma jovem onça-pintada num assentamento de reforma agrária em Pacajá, no Pará, de acordo com informações do Ibama. O animal foi entregue voluntariamente para o órgão pela família da garota no início desta semana, segundo relata a analista ambiental Silvana Cardins.

Ainda de acordo com a agente, o animal foi encontrado pela menina quando ainda era muito pequeno. A onça passou a ser alimentada pela garota e vivia solta até que, recentemente, por já estar mais crescida, começou a atacar animais criados pelos assentados.

Então a família da jovem construiu uma casa de madeira para deixar o felino amarrado. Como perceberam que não teriam condições de continuar criando o animal, decidiram entregá-lo ao Ibama. Esta semana a onça foi levada a um zoológico em Parauapebas. Ela tem um desvio de coluna, mas, segundo o veterinário que a examinou, o problema pode ser resolvido.

“Ela é muito dócil. Vai precisar de um acompanhamento para ver se dá para soltar”, disse Silvana. O Ibama, ao verificar que o animal não apresentava sinais de maus-tratos e porque ele foi entregue voluntariamente, decidiu não multar a família por manter em cativeiro um animal silvestre. Os agentes estão em Pacajá como parte da operação deflagrada para coibir crimes ambientais na Amazônia.


Dennis BarbosaDo Globo Natureza, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.