sábado, 18 de junho de 2011

Helicóptero com 7 ocupantes cai na BA; ao menos 4 morrem

Peças de helicóptero foram localizadas flutuando no mar



Polícia confirma a morte de três pessoas.
Namorada do filho do governador do Rio de Janeiro estava a bordo.
Destroço do helicóptero é encontrado na praia (Foto: Joá Souza/Agência A Tarde/AE)

Um helicóptero com sete pessoas a bordo caiu na sexta-feira na praia de Ponta de Itapororoca, em Porto Seguro, a 740 km de Salvador, sul da Bahia. Mariana Fernandes Noleto, namorada de Marco Antonio Cabral, filho do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), estava na aeronave e chegou a ser dada como morta pela Polícia Civil de Porto Seguro, que voltou atrás na manhã deste sábado e informou que ela ainda estava desaparecida.

Segundo a Polícia Militar de Porto Seguro, oficialmente, quatro corpos foram encontrados e resgatados, sendo dois de mulheres, uma delas vestida de babá, e duas crianças. Os mortos foram identificados como Fernanda Kfuri, 35 anos, seus sobrinhos Luca Kfuri de Magalhães Lins, 3 anos, e Gabriel Kfuri Gouveia, 2 anos, e a babá das crianças, Norma Batista de Assunção, 49 anos. Além de Mariana, estão desaparecidos Jordana Kfuri - mãe de Luca e Gabriel, irmã de Fernanda - e o empresário Marcelo Almeida, que pilotava o helicóptero.

A única a sair com vida do acidente foi Fernanda, que foi encontrada por um barco pesqueiro no final da noite de sexta-feira. Com fraturas múltiplas e em estado de choque, ela foi levada para o Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Fernando Cavendish, marido de Jordana, e Marco Antônio não embarcaram pois não havia lugar: seriam várias viagens para levar todos os convidados. Eles iriam no voo seguinte, quando o helicóptero retornasse. A aeronave levava o grupo de amigos para passar o fim de semana no condomínio, que tem praia particular.
Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), apenas uma parte do helicóptero, que partia para Fazenda Jacumã, havia sido localizada às 23h30 e as buscas se concentravam no mar e próximo ao rio Trancoso.
No local havia uma forte neblina. O helicóptero era pilotado pelo empresário, presidente do First Class Group e dono do Jacumã Ocean Resort, um condomínio de luxo em Trancoso. Ele havia jantado horas antes em Trancoso com o governador Sérgio Cabral, que estava no resort com a família e o primeiro escalão do governo do Rio. Após o jantar, Marcelo saiu para pegar outro grupo de parentes do governador, quando houve o acidente. O helicóptero foi dado como desaparecido às 18h40.

As buscas são feitas pelos bombeiros e Marinha e devem contar com apoio da Aeronáutica, que a partir da manhã deste sábado começa a investigar as causas do acidente. O governador do Rio está em Porto Seguro com o filho auxiliando a FAB nas buscas.

Tragédia em resort
Em maio de 2009, uma aeronave caiu na pista de pouso do Terravista Condomínio, Resort e Golf, localizado na praia de Trancoso, também em Porto Seguro. O avião, um bimotor modelo King Air B350 que havia decolado da cidade de São Paulo, perdeu altura no pouso e bateu em uma árvore. Quinze pessoas morreram no acidente. [Com informações de O Dia e A Tarde]

FAB diz que voo de helicóptero que caiu na BA deveria durar dez minutos
Peças de helicóptero foram encontradas no litoral de Porto Seguro.
Aeronave caiu na noite desta sexta-feira, provocando a morte de 4 pessoas.
Homem puxa peça de helicóptero que caiu provocando a morte de quatro pessoas em Porto Seguro, no litoral da Bahia, na noite desta sexta-feira (18). (Foto: Joá Souza/Agência A Tarde/AE)

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou, neste sábado (18), que o voo do helicóptero que caiu nesta sexta-feira (17) na praia Ponte de Itapororoca, no litoral de Porto Seguro, tinha duração prevista de dez minutos. Quatro pessoas morreram e três estão desaparecidas.

A aeronave decolou de Porto Seguro às 18h41 e deveria pousar às 18h51 na Fazenda Jarumã, que era o destino final do helicóptero. A FAB informou que o piloto não fez contato com o controle de tráfego aéreo local para informar qualquer anormalidade durante o voo.
Em nota, a FAB informou que a operação de busca aos desaparecidos é coordenada pelo Salvaero-Recife e Salvamar-Leste, com a utilização de meios navais e aéreos da Marinha do Brasil, da Agência da Capitania dos Portos da Bahia, em Porto Seguro, do 6º Grupamento de Bombeiros Militares de Porto Seguro, do Grupamento Aéreo da Polícia Militar do Estado da Bahia e da FAB, além do apoio de voluntários civis.
A Marinha está fazendo buscas com os navios Gravataí e Varredor Albardão. A FAB está usando um helicóptero H-34 Super Puma, que tem autonomia de até cinco horas de voo sem precisar de reabastecimento.

De acordo com informações do Jacumã Ocean Resort, para onde estavam sendo levados os passageiros, e da Polícia Civil, quem pilotava o helicóptero era o empresário e sócio do empreendimento, Marcelo Mattoso Almeida. O piloto comandava um helicóptero modelo Esquilo, de prefixo PR-OMO. Os passageiros saíam de um jantar em outro resort e seguiam para o Jacumã, ambos em Trancoso.

O Departamento de Polícia Técnica da Bahia está mobilizado. Dez profissionais, entre peritos médicos, criminais, técnicos e odontolegais, além de auxiliares de necropsia estão de plantão. Até o momento, quatro corpos já foram periciados, identificados e liberados.

Namorada do filho do governador do Rio
Por volta das 23h, o microblog Twitter do governador do Rio, Sergio Cabral, informou que uma das pessoas a bordo do helicóptero é Mariana Noleto, namorada de seu filho, Marco Antônio Cabral.

O secretário-chefe da Casa Civil do Rio de Janeiro, Regis Fichtner, informou que o governador está em Porto Seguro e acompanha os trabalhos de busca e resgate.

A mãe da Mariana Noleto, Márcia Cristina Massena Fernandes Noleto, afirmou ao G1 na madrugada deste sábado que ainda aguarda por mais notícias sobre o desaparecimento da filha. “O corpo dela ainda não foi encontrado, mas ela não morreu, como estão dizendo por aí. Eu tenho certeza disso, sinto isso. Minha filha ainda está desaparecida. Eu ainda tenho esperanças de que vão encontrar a minha Mariana viva”, disse Márcia Cristina. O pai de Marina embarcou para Porto Seguro.

Uma das vítimas, Fernanda Kfuri, 35 anos, chegou a ser resgatada com vida, mas morreu no hospital regional Luis Eduardo Magalhães, em Porto Seguro. De acordo com informações da Polícia Civil de Porto Seguro, foram reconhecidos Luca Kfuri de Magalhães Lins, 3 anos, e Gabriel Kfuri Gouveia, 2 anos. Jordana Kfuri Cavendish ainda está desaparecida. A polícia confirmou também a morte de Norma Batista de Assunção, 49 anos, que era babá das crianças.

Conforme a assessoria de imprensa do Biquini Cavadão, Gabriel é filho músico Bruno Gouveia com a ex-mulher dele, Fernanda Kfuri. Tanto Gabriel quanto Fernanda morreram no acidente. A assessoria não tinha informações sobre se o músivo estava na Bahia para reconhecimento dos corpos.

Em um primeiro momento, a Polícia Civil da Bahia chegou a informar que Gabriel e Luca eram filhos de Jordana, mas a informação foi retificada no início da tarde deste sábado.

Buscas
O tempo na região de Porto Seguro está nublado, mas o mar pouco agitado não impede as buscas aos desaparecidos, segundo a Capitania dos Portos de Porto Seguro. Dois mergulhadores da Marinha, outros três dos bombeiros e dois voluntários da região estão no mar na tentativa de encontrar as vítimas do acidente. Três lanchas da Marinha também estão sendo usadas.

O superintendente da Infraero, em Porto Seguro, informou que nenhum voo foi suspenso ou está em atraso por conta do acidente.

G1

Um comentário:

  1. jente não se esqueça da baba ela era jente tambem nãoe por qe qe ela vem de familia simples qe podem esqeçer dela da minha parte a familia dela teria qe receber idenização

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.