quinta-feira, 16 de junho de 2011

Edmundo se livra da cadeia. Justiça concede habeas corpus ao ex-jogador

Justiça concede habeas corpus a Edmundo se livra da cadeia
O Animal ficou desde a madrugada desta quinta detido em uma cela na 3ª Delegacia Seccional Oeste da Capital, localizada junto ao 14º Distrito Policial

O ex-jogador e comentarista esportivo Edmundo Alves de Souza Neto, de 40 anos, é visto na 3ª Delegacia Seccional Oeste de São Paulo (Werther Santana/ Agência Estado/ AE)

A desembargadora Rosita Maria de Olivera Netto, da 6ª Câmara Criminal, concedeu na tarde desta quinta-feira o habeas corpus para o ex-jogador Edmundo, que havia sido preso durante a madrugada. O documento que assegura a liberdade provisória ao ex-jogador será entregue pelo Tribunal de Justiça ao advogado Arthur Lavigne, não sendo mais necessário o transporte de Edmundo para o Rio de Janeiro.

O habeas corpus veio quase simultâneamente à chegada da equipe da Polícia Civil a São Paulo, que traria Edmundo para o Rio. A liberdade é em caráter provisório, cabendo ainda recurso do TJ.

A defesa do ex-jogador defende a tese de que o crime pelo qual ele foi condenado a quatro anos e meio de prisão já prescreveu.

O Animal ficou desde a madrugada desta quinta detido em uma cela na 3ª Delegacia Seccional Oeste da Capital, localizada junto ao 14º Distrito Policial, em Pinheiros, na capital paulista. A captura havia sido feita em um flat, através de uma denúncia anônima. Ele também fez um exame de corpo de delito no IML e logo retornou à cela.

Decisão na íntegra

"Tendo em vista a presença dos requisitos autorizadores à liminar em que se objetiva a liberdade sob o fundamento da ilegalidade do ato judicial que determinou a restrição, antes do trânsito em julgado o que, ainda, não ocorreu, vez que, consoante o Acórdão do E. STJ no Habeas Corpus nº: 10.952, do ora paciente, restou bem expressa a ausência de trânsito em julgado para a defesa, ponto nodal à prisão condicionada àquela na forma da resp. sentença de 1º grau, não alterada, inclusive remissão procedida e que se renova nesta, no preceito do artigo 617 do CPP, com a vedação da reformatio in pejus, em recurso exclusivo da defesa, e assim face à interposição de recurso extraordinário inadmitido e noticiado em consulta processual, É DE SE CONFERIR, POR ORA, A LIBERDADE DO ORA PACIENTE, EDMUNDO ALVES DE SOUZA NETO, QUE DEVERÁ SER CUMPRIDA, SE POR “AL” NÃO ESTIVER PRESO."

Condenação

O ex-jogador foi condenado em março de 1999 a quatro anos e seis meses de prisão, em regime semi-aberto, pelos homicídios culposos de três pessoas e lesões corporais também culposas em outras três, vítimas do acidente ocorrido na Lagoa, Zona Sul do Rio, na madrugada do dia 2 de dezembro de 1995.

No acidente morreram Joana Maria Martins Couto, Carlos Frederico Britis Tinoco e Alessandra Cristini Pericier Perrota. Ficaram feridas Roberta Rodrigues de Barros Campos, Débora Ferreira da Silva e Natascha Marinho Ketzer.

A sentença que condenou o ex-jogador foi proferida pela 17ª Vara Criminal da Capital. Ele recorreu, mas a 6ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio manteve a decisão no dia 5 de outubro de 1999.[LANCENET]

relembra alguns destes episódios negativos protagonizados por Edmundo.

BRIGAS, DANCINHA E ATÉ CERVEJA A MACACO; VEJA POLÊMICAS DE EDMUNDO

CHUTE NA CÂMERA
Em 1995, Edmundo defendia o Palmeiras. O atacante viajou com a delegação para o Equador para a disputa de uma partida contra o El Nacional pela fase de grupos da Libertadores. Após a derrota por 1 a 0, o jogador se irritou com um cinegrafista ao deixar o gramado e o chutou. A confusão foi parar em uma delegacia de Quito: Edmundo chegou a ter prisão decretada, mas foi liberado algumas horas depois.

O MACACO E A CERVEJA
Edmundo deu uma festa para comemorar o aniversário de seu filho Júnior, em 1999. O evento, porém, ficou marcado por outra polêmica do jogador. O atacante, que havia contratado um circo para animar o evento, foi acusado de dar cerveja para um macaco. O Ibama chamou o atleta para esclarecer o que houve. Edmundo negou ter dado bebida alcoolica e se livrou de uma infração.

BRIGA COM ROMÁRIO
Edmundo colecionou alguns desafetos durante sua carreira. Um dos casos mais conhecidos de seus desafetos é o de Romário. Os dois atuaram juntos no Vasco em 2000, mas o clima entre eles não era dos melhores. Em uma entrevista, Edmundo disse que Romário era o “príncipe” de São Januário. O Baixinho rebateu: “A corte agora está contente. o rei [Eurico Miranda], o príncipe e o bobo [Edmundo]”.

NOCAUTE NA ARGENTINA
O ano de 1995 não traz mesmo boas lembranças a Edmundo. Jogando pelo Flamengo, o atacante disputava uma partida contra o Vélez Sarsfield quando se desentendeu com Zandona. O brasileiro deu um tapa no rosto do argentino, que revidou em uma cena que se tornou famosa. Além de devolver o tapa, ele deu um soco em Edmundo, que caiu no gramado, dando início a uma grande confusão em campo.

REBOLADA NA FRENTE DE RIVAL
Em 1997, Vasco e Botafogo se enfrentaram na decisão do Campeonato Estadual do Rio. Edmundo resolveu “apimentar” o clássico e provocou grande discussão por conta de uma jogada. O atacante, então no Vasco, recebeu a bola perto da lateral do campo. Marcado por Gonçalves, zagueiro do Botafogo, o “Animal” não titubeou e rebolou diante do marcador, em atitude criticada pelo suposto menosprezo ao rival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.