quinta-feira, 16 de junho de 2011

Dublando o clássico YMCA do grupo Village People, operários gravam clipe para protestar contra fechamento de fábrica

Dublando o clássico YMCA do grupo Village People, os 164 trabalhadores fazem uma coreografia bem humorada contra os planos da multinacional ABB Trapagarán
Biscaia (Espanha) - O vídeo parace mais uma iniciativa de humoristas para fazer graça com o sucesso do grupo Village People, YMCA. A proposta do clipe, porém, vai muito além do que parece. Operários espanhóis resolveram gravar o clipe "como vieram ao mundo" para protestar contra o fechamento da fábrica ABB, onde trabalham, na cidade de Biscaia, na Espanha.

Os operários - que aparecem nas gravações cobertos apenas por ferramentas, que escondem suas partes íntimas - dizem que esta foi a única forma encontrada para chamar a atenção para o problema, depois de duas semanas de manifestações e pedidos de reuniões com os diretores da empresa.

“O vídeo faz rir, mas a mensagem é séria. O fechamento da fábrica nos deixa sem nada, sem roupa, sem recursos e sem futuro", disse em comunicado Jorge Marcos, o porta-voz dos trabalhadores em luta.

Na descrição do vídeo postado no Youtube, os trabalhadores afirmam que a empresa faturou mais de 30 milhões de euros nos últimos três anos, mas "a gestão resolveu decidir que não é suficiente e quer despedir 160 trabalhadores para levar a produção para a Turquia, deixando-os como sua mãe trouxe para o mundo: nus".

Durante o vídeo vão aparecendo slogans da luta sindical como “160 sonhos alterados/160 pessoas despedidas” e “ABB muda a sua fábrica para um país low cost”.

(Foto: Comitê de Empresa dos Trabalhadores da ABB Trapagarán)



Fonte:  O DIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.