HISTÓRICO
A Portaria 1.531, de 1.º de outubro de 1992, do Ministério da Educação e do Desporto, autorizou o funcionamento da Unidade de Ensino Descentralizada da Escola Técnica Federal do Espírito Santo, surgindo assim a primeira Unidade Descentralizada da antiga Escola Técnica.
Criada pela Lei nº 8.670, de 30 de junho de 1993, a Unidade de Ensino Descentralizada da Escola Técnica Federal Do ES em Colatina, teve sua construção iniciada no governo do Presidente Itamar Franco, no final de dezembro de 1989. A conclusão deu-se em maio de 1992, mas, devido à falta de equipamentos para os cursos Técnicos em Informática e Construção Civil, só começou a funcionar em março de 1993.
No dia 21 de novembro de 1992, foi publicado o aviso de Edital CRH n.º 05/92 ao Concurso Público para Contratação de Pessoal. A nomeação dos primeiros funcionários ocorreu no dia 26.02.1993 e, em 13 de março de 1993, foi inaugurado o prédio onde passou a funcionar, a partir do dia 15 do mesmo mês, a Unidade de Ensino Descentralizada de Colatina.
Esta conta com 90 funcionários (professores e técnicos administrativos) e uma área construída de 9.000m2, atendendo mais de 1200 alunos.
CEFETES
Em 22 de março de 1999, a Escola Técnica Federal do Espírito Santo foi transformada em Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo. Essa mudança possibilitou a diversificação das atividades e modalidades de ensino, visando a promover o ingresso de outros públicos na instituição.
Em 2004, os Centros Federais de Educação Tecnológica ganharam autonomia para implantar em todos os níveis de Educação profissional e tecnológica. Nesse ano, o Cefetes tornou-se uma instituição de ensino superior.
Expansão
Nas duas últimas décadas, a instituição que fora inaugurada em um casarão nas proximidades do Parque Moscoso, em Vitória, expandiu suas atividades para diferentes regiões do Espírito Santo.
Em 1993 foi inaugurada a unidade de ensino descentralizada de Colatina; em março de 2001, começaram as au7las da Unidade da Serra; em agosto de 2005, tiveram início as atividades acadêmicas da unidade de Cachoeiro de Itapemirim e, no ano seguinte, o sistema Cefetes passou a contar com mais duas unidades: São Mateus e Cariacica.
Em dezembro de 2007, tiveram início as aulas do primeiro curso oferecido pelo Centro de Educação à Distância (Cead) do Cefetes, com turmas em 13 pólos de atendimento presencial.
Ifes - Instituto Federal
Foi assinada, no Cefetes, em março de 2008, a proposta de adesão ao modelo de instituição Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia, prevista em chamada pública do MEC. Em 16 de julho desse ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto de lei nº 3.775, que criou 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no país.
O Instituto Federal surge como uma instituição que articula a educação superior, básica e profissional, pluricurricular em multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica em diferentes níveis e modalidades de ensino.
Cursos Oferecidos
Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio Regular
Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio para Jovens e Adultos
Cursos Técnicos Subsequentes
Cursos Superiores de Tecnologia
Saiba mais sobre os cursos
Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio Regular
Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio para Jovens e Adultos
Cursos Técnicos Subsequentes
Cursos Superiores de Tecnologia
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Localização e Contato
Avenida Arino Gomes Leal - 1700 - Bairro Santa Margarida
29.700-558 - Colatina - ES
Tel.: (27) 3723-1500
Fax: (27) 3723-1546
Campus Colatina
Em 13 de março de 1993 foi inaugurada a primeira Unidade de Ensino Descentralizada, localizada em Colatina, norte do estado.
A Unidade de Ensino Descentralizada de Colatina foi criada pela Lei nº 8.670, de 30 de junho de 1992. Em 13 de março de 1993 foi inaugurado o prédio onde passou a funcionar, a partir do dia 15 do mesmo mês, a Unidade de Ensino Descentralizada de Colatina.
A unidade de Colatina inicia suas atividades em março de 1993, oferecendo dois cursos em nível técnico integrado: Edificações e Processamento de Dados. Poucos anos depois, por força de decisão política o ensino técnico é dissociado do segundo grau. Portanto, o ensino médio passa a ter um aspecto relevante nesta unidade, atendendo com cerca de 70% do contingente discente. Isto faz com que esta unidade perca um pouco ou muito da sua identidade forjada pela missão motivadora da sua criação: “a formação do profissional para a vida”. Os cursos técnicos perdem espaço e a devida atenção da instituição, que ainda muito nova sofre mudanças radicais e bruscas tendo que se adaptar às exigências legais, em sua fase de nascimento. Mesmo assim novos cursos são ofertados ao mercado: Técnico em Segurança do Trabalho; Tecnologia em Redes de Computadores, mantendo-se os cursos em nível técnico na área de informática e construção civil.
Mais adiante, em 2004, o ensino técnico funde-se ao ensino médio, voltando ao modelo anterior, o curso técnico integrado, em nova matriz curricular. Acabando nessa época, a oferta de vagas ao ensino médio e promovendo ofertas de vagas em novos cursos técnicos em Gestão Empreendedora e Tecnologia em Saneamento Ambiental. Além dos cursos superiores de Redes de Computadores e Tecnologia em Saneamento Ambiental. A infra-estrutura física sofre poucas alterações mas bons investimentos são feitos na tecnologia de informação, no aspecto físico e lógico.
Constituída por um quadro funcional com ótima formação seja no segmento docente quanto administrativo, possuindo assim uma flexibilidade e capacidade de se adequar às transformações exigidas pela dinâmica do mundo moderno.Na tabela abaixo podemos verificar o nível de formação e a titulação dos profissionais do quadro efetivo que compõem o corpo docente e técnico administrativo desta instituição de ensino.
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