segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Resultado das eleições nos municípios do ES: Se dependesse dos capixabas, Serra seria o presidente

No Estado, vitória tucana, inclusive na Capital
Se dependesse dos capixabas, a vitória de ontem seria tucana. Por uma diferença de apenas 1,58 pontos percentuais José Serra foi o vencedor das eleições para presidente no Estado. A petista Dilma Rousseff, que assume o Palácio do Planalto em 1º de janeiro de 2011, ficou com 49,17% dos votos, contra 50,83% de Serra, entre os capixabas. A disputa acirrada é refletida na quantidade de municípios em que cada um recebeu mais votos: 39 para cada candidato.



Gildo Loiola - A Gazeta


Mesmo com a vitória nacional, o PT - principalmente as lideranças locais - saiu enfraquecido das urnas no Espírito Santo. Dos seis municípios governardos por prefeitos da sigla, apenas em Cariacica, de Helder Salomão, Dilma venceu. Em Vitória, onde João Coser coordenava a campanha, o tucano ganhou mais votos, assim como em Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Castelo e Mantenópolis.

Com o maior colégio eleitoral do Estado, Vila Velha também deu a vitória para Serra. Já na Serra, segundo maior município em número de eleitores do Estado, Dilma Rousseff levou a melhor.

Abstenções
O alto número de abstenções, que já era esperado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), foi confirmado nas urnas: 527.745 capixabas - 20,93% do eleitorado - não compareceram às seções eleitorais para votar.

O número ficou atrás da média nacional, que chegou a 21,5%, mas foi avaliado como "bem elevado" pelo presidente do TRE, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, que culpou o feriado pelo índice.

Em relação a 2006, o número de ausentes nas urnas cresceu no Brasil. Naquele ano, também no segundo turno, 18,99% dos eleitores em todo o país não votaram.



Gildo Loiola - A Gazeta




O resultado do segundo turno da eleição presidencial mostrou um Brasil dividido. A presidenta eleita Dilma Rousseff (PT) saiu vitoriosa em 15 Estados e no Distrito Federal. Já o candidato à Presidência da República derrotado José Serra (PSDB) venceu em 11 Estados.

A petista perdeu em três dos 18 Estados nos quais havia vencido no primeiro turno - Espírito Santo, Goiás e Rio Grande do Sul -, mas ganhou no Distrito Federal (52,81% dos votos válidos), onde a senadora Marina Silva (PV) foi a vencedora no dia 3 de outubro e ela ficou em segundo.

Dilma ficou em primeiro lugar em todos os nove Estados do Nordeste e em dois dos três maiores colégios eleitorais brasileiros: Minas Gerais (58,4%) e Rio de Janeiro (60,48%), ambos no Sudeste. Em Minas, a petista enfrentou a força do senador eleito e ex-governador mineiro Aécio Neves (PSDB), que era considerada a grande esperança para uma virada tucana.

Os placares mais amplos em favor da presidenta eleita no segundo turno foram dados pelos eleitores do Amazonas (80%), Maranhão (79%), Ceará (77,3%), Pernambuco (75,65%) e Bahia (70%). Dos cinco, apenas Pernambuco não estava na lista das unidades da federação onde a petista obteve as maiores votações no primeiro turno. No Piauí, onde ela teve a segunda maior votação em 3 de outubro (67%), ontem chegou a 69,9%.

No Rio Grande do Sul, Estado onde Dilma teve uma atuação política maior e único da região Sul onde ela havia saído vitoriosa no primeiro turno, a petista subiu de 46% para 49,06%. Serra obteve 50,94% dos votos válidos no Estado e ampliou para todos os Estados do Sul do país a hegemonia tucana.

O candidato a presidente derrotado também manteve o primeiro lugar em Santa Catarina (56,61%) e no Paraná (55,44%). O tucano saiu vencedor, ainda, em São Paulo (54,05%) - maior colégio eleitoral do país e Estado que governou até o início deste ano -, no Espírito Santo (50,83%), e em toda a região Centro-Oeste, exceto o Distrito Federal.

Em termos proporcionais, Serra se deu melhor na Região Norte e ultrapassou a barreira dos 60% em duas unidades. No Acre, obteve sua vitória mais ampla (69%). Em seguida aparece Roraima, onde o tucano chegou a 66,56%.

Nos outros nove Estados onde venceu, Serra obteve vitórias apertadas. Apesar do candidato tucano ter saído derrotado das urnas, o PSDB é o partido que elegeu o maior número de governadores, oito no total, sendo quatro deles no segundo turno - Goiás, Alagoas, Pará e Roraima. O partido vai comandar 52,3% do eleitorado brasileiro, já que no primeiro turno elegeu governadores de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Tocantins.

Abstenções
No segundo turno, o número de eleitores que não compareceram às urnas foi ampliado em relação ao dia 3 de outubro. Ontem, as abstenções totalizaram 21,50%, o que significa que mais de 29,1 milhões dos 135,8 milhões de eleitores no país não votaram. No primeiro turno, foram 18,24% de abstenções, o que representa um total de 24,6 milhões de eleitores ausentes.

Até o fechamento da edição, com 99,96% das urnas apuradas, 2.452.362 (2,30%) haviam votado em branco e 4.687.971 (4,40%) tinha anulado os seus votos para presidente no segundo turno.



Fonte: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.