terça-feira, 12 de outubro de 2010

Quer perder peso? Desligue as luzes

O segredo para manter um peso saudável pode ser tão simples como desligar as luzes durante a noite, sugere nova pesquisa.

Exposição persistente à luz durante as horas de escuridão muda o seu metabolismo e faz você se empilham nas libras, mesmo sem qualquer alteração na quantidade do que você coma, descobriram os  investigadores.

Eles descobriram que ficar até mais tarde, muitas vezes, leva a uma mudança nos hábitos alimentares com  ingestão de mais alimentos durante a noite quando o metabolismo está desacelerando.

Evidência sugere que os trabalhadores por turnos são mais propensos a doenças cardíacas e diabetes.
Os pesquisadores descobriram que ratos expostos a uma luz fraca relativamente à noite durante oito semanas tinha ganhado um peso a mais do que aqueles em um ciclo claro-escuro normal.

Laura Fonken, um neurocientista da Universidade de Ohio, disse: "Embora não houvesse diferenças nos níveis de atividade ou consumo diário de alimentos, os ratos que viviam com a luz durante a noite foram ficando mais gordos do que os outros."

Os resultados publicados em linha nas continuações da National Academy of Sciences sugere que há algo errado no "tempo" para comer.

O ganho de peso é claramente não é apenas uma questão unicamente de calorias, mas também depende do nosso relógio próprio corpo ou ritmos circadianos.

Dr Fonken e seus colegas disseram que os ratos não eram menos ativas ou consumiram mais alimentos -, mas que eles comiam em épocas diferentes.

O co-autor Prof Randy Nelson disse: "Luz na noite é um fator ambiental que pode estar contribuindo para a epidemia da obesidade nas maneiras que as pessoas não esperam.

"A obesidade na sociedade é correlacionada com uma série de fatores, incluindo a extensão da exposição à luz durante a noite."

Por exemplo, os investigadores identificaram o uso do computador e ver televisão prolongada como fatores de risco a obesidade, mas têm-se centrado em como eles estão associados com a falta de atividade física.
Prof Nelson disse: "Pode ser pessoas que usam o computador e veem televisão muito à noite podem estar comendo na hora errada, interrompendo seu metabolismo.

"Claramente, a manutenção do peso corporal exige manter a ingestão calórica baixa e atividade física elevada, mas este fator ambiental pode explicar porque algumas pessoas que mantém o balanço energético bom e ainda ganham peso."

Em um experimento os ratos expostos à luz durante a noite - mas que tinham disponibilidade de alimento restrito aos horários das refeições normais - ganharam mais peso do que aquelas em um ciclo normal claro / escuro.

Prof Nelson disse: "Algo sobre a luz da noite fazia os ratos no nosso estudo quererem comer na hora errada de metabolizar adequadamente os alimentos."

Ele disse que se os resultados forem confirmados em humanos, sugere comer tarde da noite pode ser um fator de risco específico para a obesidade.

"Quando a ingestão alimentar restrita aos momentos em que elas comem normalmente, não vimos o ganho de peso. Isso acrescenta mais evidências de que o momento da alimentação é fundamental para o ganho de peso," Senhora Fonken disse.

Tam Fry, do Fórum Nacional de Obesidade, descreveu um novo estudo sugere comer tarde da noite pode fazê-lo um barril de banha como "muito interessante".

Ele disse: "Tempo de comer é muito significativo.
"Temos vindo a aconselhar as pessoas por um longo tempo um jantar mais cedo pode ajudar a manter o seu peso."


Fonte: telegraph.co.uk/health

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.