quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Ocitocina - o hormônio do amor - poderia curar a timidez

Um spray nasal poderia curar timidez, sugere um novo estudo.


Os cientistas descobriram que o hormônio oxitocina poderia ajudar a superar  embaraço em situações sociais

O produto químico chamado "hormônio do amor" é conhecido para aumentar a empatia e vínculo - sobretudo entre os pais e seus filhos.

Mas agora os pesquisadores descobriram que melhora as habilidades sociais do tímido - mas tem pouco efeito sobre aqueles que são naturalmente confiantes.

A descoberta pode ter implicações para aqueles que sofrem de graves carências sociais, muitas vezes resulta em doenças como o autismo.

Pesquisadores em Israel é Seaver Autismo Centro de Pesquisa e Tratamento e da Universidade de Columbia foram verificar se o hormônio que ocorre naturalmente no organismo pode tornar-nos mais a compreensão dos outros.

Eles realizaram um teste de 27 homens adultos saudáveis, dando-lhes o hormônio ou um placebo por meio de um spray nasal e, em seguida, pedindo-lhes para realizar uma tarefa "precisão empática '- que mede os seus poderes de ler os pensamentos e sentimentos dos outros.

Estiveram assistindo os outros envolvidos a discutir momentos emocionais em suas vidas, então classificaram como eles sentiram aquilo que aquelas pessoas estavam sentindo.

Os cientistas, cuja pesquisa foi publicada na revista Psychological Science, também mediram dos participantes a competência social, através de um teste conhecido como AQ, que é normalmente utilizado em pacientes autistas.

Eles descobriram que a oxitocina que melhorar as competências de empatia - mas somente entre aqueles que eram socialmente menos proficientes em primeiro lugar.

Os participantes mais socialmente confortáveis tiveram bom desempenho na tarefa de empatia, independentemente de eles estavam em oxitocina ou placebo.

Mas aqueles socialmente  participantes menos  proficientes tiveram um desempenho significativamente melhor com oxitocina, com o seu desempenho poderes empáticos idênticos aos demais participantes.

Prof Jennifer Bartz, da Mount Sinai School of Medicine, disse: "A ocitocina é acreditado extensamente para fazer todas as pessoas mais empáticas e a compreender os outros.

"Nosso estudo contradiz isso. Em vez disso, a oxitocina parece ser útil apenas para aqueles que são socialmente menos proficientes.

"Nossos dados mostram que a oxitocina seletivamente melhora a cognição social em pessoas que são socialmente menos proficiente, mas teve pouco impacto sobre os indivíduos socialmente mais proficiente.
"Embora mais pesquisas sejam necessárias, estes resultados destacam a oxitocina tem potencial para o tratamento de déficits sociais em pessoas com transtornos marcado por déficits no funcionamento social, como o autismo."

Fonte: telegraph.co.uk

Um comentário:

  1. Muito boa tarde, queria saber se poderia usar esse medicamento para timidez e ansiedade, pois nao aguento mais viver com esse mal , isso me atrapalha muito desde pequeno, principalmente com mulheres queria saber de vcs se posso usar e como usar ...desde já agradeço um abraço...e ate mais

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.