quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Mineiros presos - Chile: segunda sonda inicia operação no fim de semana

A perfuradora Strata 950 começa a
abertura do duto pelo qual serão
resgatados os 33 mineiros
Enquanto avançam os trabalho de perfuração do buraco por onde serão retirados os 33 mineiros presos há 26 dias numa mina de ouro e cobre no Chile, uma segunda sonda é preparada para acelerar o resgate. A primeira sonda começou a operar por volta das meia-noite de segunda-feira a um ritmo de 15 metros diários. A conclusão do trabalho deve levar até quatro meses. Mas as autoridades optaram por colocar em prática também o plano B, que deve encurtar o tempo de resgate: fazer uma segunda perfuração com uma máquina que deve chegar aos mineiros mais rapidamente do que a primeira sonda. A segunda sonda deve começar a operar no fim de semana.

No Chile, equipe da Nasa pede “honestidade” sobre prazo de resgate

Especialistas da Nasa que chegaram ao Chile recomendaram falar com franqueza aos 33 trabalhadores presos há 27 dias em uma mina a 700 metros de profundidade. Para o grupo, é necessário que não se criem falsas expectativas sobre a data do resgate.

A equipe da Nasa irá assessorar as autoridades nas operações para manter em bom estado os mineiros, que permanecem em condições de isolamento semelhantes às dos astronautas.

James Duncan, sub-chefe médico da Nasa, destacou em seu primeiro contato com a imprensa que é importante não criar "falsas esperanças" e ter "honestidade" com os mineiros quanto à data do resgate.

Resgate longo

Os trabalhadores já foram informados pelas autoridades de que seu resgate será longo, apesar de não terem sido fornecidas datas. Oficialmente, foi informado que a operação durará de três a quatro meses.

"É importante não construir falsas esperanças, e ser o mais honesto possível", disse Duncan, que considerou importante não fixar uma data exata para a saída.

"Há de se levar em conta que eles são mineiros, dessa forma, sabem perfeitamente quanto tempo levará para retirá-los de lá, sabem em que nível de profundidade estão na mina, portanto, não será grande surpresa para eles", explicou.

Algo parecido ocorre com os programas de treinamento para os astronautas, nos quais não se fixa data para seu retorno à Terra, levando em conta a possibilidade de surgirem dificuldades técnicas para o retorno.

O grupo reuniu-se com o ministro da Saúde, Jaime Mañalich, e o ministro da Mineração, Laurence Golborne, ambos a cargo dos trabalhos de resgate dos mineiros presos desde 5 de agosto.

Os especialistas da Nasa ressaltaram a importância de cobrir as necessidades básicas dos mineiros, incluindo o contato com os familiares e, sobretudo, "manter seu espírito em alta".

EBAND
Redator: Fábio Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.