Homens que constantemente têm insônia ou que dormem menos de seis horas por noite têm maior probabilidade de morrer, segundo estudo. Avaliando mil mulheres com média de idade de 47 anos e 741 homens com média de 50 anos, pesquisadores americanos descobriu-se que, apenas entre os homens, a insônia crônica poderia aumentar os riscos de morte.
Para milhões de pessoas, as consequências de uma má noite de sono a - maior estresse, aumento erros, dificuldade de concentração - são todas as ocorrências do dia. Mas ele não tem que ser dessa maneira.
Falta de sono afeta memória, raciocínio e rendimento
Após uma noite mal dormida, é comum ficar mais lento e com dificuldade de raciocínio. A memória, às vezes, falha e o rendimento cai. Tudo isso tem explicação fisiológica.
De acordo com a neurologista Soo Yang Lee, ao dormir pouco, não dá tempo do cérebro se recobrar do que perdeu durante o dia. Assim, ele não tem tempo de organizar as informações obtidas, como se fosse armazenar cada coisa no seu devido arquivo.
"Se ele não tem tempo de fazer isso, a memória fica comprometida porque as informações estão desorganizadas, e também não consegue obter as novas informações com facilidade. É como um computador lento, cheio de arquivos inúteis", compara a especialista.
No cérebro
"Quanto a sentir sono, é um mecanismo natural em que o organismo libera um hormônio chamado melatonina, que fica no cérebro, na glândula pineal, e faz com que tenhamos a necessidade de descansar. Estruturas cerebrais como o tálamo e o tronco cerebral fazem com que os batimentos cardíacos diminuam, a pressão caia, e o cérebro reduza o ritmo de funcionamento. Tudo concorre para que tenhamos a sensação de cansaço e sono, num grau mínimo de função corporal", explica a médica. Aí dormimos.
Curiosidades
- O pesadelo tem relação com ansiedade, pessoas ansiosas tendem a ter mais pesadelos;
- Dificuldade de despertar - No final da noite é que estamos no sono mais profundo, por isso levamos um tempo para alcançar a consciência plena;
- O sono leve não nos descansa, para que possamos repor o que gastamos quando estamos acordados, precisamos dormir profundamente;
- Umas das coisas mais preocupantes em medicina do sono é a privação do mesmo. Você consegue ficar dois ou três dias dormindo menos, mas se essa situação continuar, você vai ter um impacto no desempenho, porque aquilo que você processaria - repondo no momento de sono-, você vai estar gastando.
A Gazeta e Outros
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.