sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Dor e desconforto durante o sexo. Saiba as causas

Dor e / ou desconforto nunca são parte da relação sexual normal.



Uma série de condições podem causar dor e / ou desconforto durante a relação sexual. Estas condições incluem:

Infecção vaginal
Algumas infecções vaginais, tais como infecções vaginais causadas por levedura e tricomoníase , muitas vezes não apresentam sintomas visíveis. No entanto, durante a relação sexual, o movimento de fricção do pênis na vagina e órgãos genitais, por vezes, faz com que os sintomas dessas infecções vaginais (ardor, queimação) a se intensificar. Feridas de Herpes genital são outra causa freqüente de dor durante o sexo.


Irritação vaginal

Muitos produtos contêm substâncias irritantes que podem causar irritação vaginal, levando ao desconforto ou dor durante a relação sexual vaginal. Estes incluem:
  • qualquer contraceptivo espumas, cremes ou geléias
  • reações alérgicas aos preservativos, diafragmas, luvas de látex ou
  • desodorante spray vaginal
  • absorventes perfumados
  • sabonetes desodorizantes
  • detergentes (em pessoas sensíveis)
  • ducha vaginal excessiva

Secura vaginal
A secura vaginal , muitas vezes faz com que as relações sexuais fiquem dolorosas. A lubrificação vaginal é um algo normal para a maioria das mulheres, no entanto, a vagina pode ser seca em determinadas épocas, tornando a penetração vaginal doloroso. Falta de lubrificação vaginal pode ser causada por vários fatores, incluindo:

  • Tentar conseguir a penetração vaginal muito rápido antes do estímulo suficiente para permitir que ocorra a lubrificação vaginal normal.
  • Sentir-se nervosa ou tensa sobre a experiência sexual, o que pode retardar a liberação da lubrificação vaginal.
  • Usar um preservativo, sem a adição de um lubrificante vaginal, como o KY Jelly (Saliva é aceitável para a lubrificação vaginal, mas nunca usar produtos à base de petróleo, uma vez que pode deteriorar o preservativo e contribuir para infecções vaginais.)
  • Desequilíbrio hormonal durante a menopausa , os anos que precederam a menopausa , ou após o parto
  • (Métodos de lubrificação vaginal listados acima podem ajudar, as mulheres menopáusicas podem beneficiar um creme de estrogênio que é prescrito para vagina).


Tensão Vaginal 
Isso às vezes acontece quando você se sente tensa, ou não estão completamente relaxados quando ocorre a penetração. Dificuldade em penetrar a vagina apertada pode acontecer mesmo quando a lubrificação vaginal não é um problema. Nas primeiras vezes você se envolver em relações sexuais, a vagina pode ser apertado, devido a um hímen não esticado, que pode causar dor no momento da penetração.

Às vezes, uma condição mais grave chamada vaginismo é responsável pela sensação de aperto vaginal; mulheres com  experiência de vaginismo forte, espasmos musculares involuntários da musculatura vaginal durante a relação sexual ou penetração vaginal por qualquer objeto, incluindo dedos e tampões.

Dor do clitóris
O clitóris é a parte mais sensível da genitália feminina. Tocar ou esfregar o clitóris é extremamente agradável para algumas mulheres, enquanto é insuportavelmente doloroso para outras. Dor do clitóris também pode ocorrer devido à falta de higiene; secreções vaginais podem ficar recolhidas sob o capuz do clitóris e pode levar a dor se não forem devidamente lavados.

Dor Pélvica

Ocasionalmente, a mulher vai sentir dor pélvica em profundidade, durante a penetração. Diversos fatores podem causar essa dor, incluindo:


  • Lágrimas nos ligamentos que sustentam o útero (causas incluem problemas durante o parto, o aborto realizado de forma inadequada, o intercurso sexual ou violento anterior, estupro)
  • Útero, trompas ou infecções cervicais, tais como doença inflamatória pélvica (DIP)
  • Aderências pélvicas (muitas vezes o resultado da cirurgia pélvica prévia ou PID)
  • Endometriose
  • Cistos ovarianos
  • Tumores uterinos fibroma
  • Vulvodinia é dolorosa e, muitas vezes difícil de diagnosticar doença crônica que provoca uma sensação de queimadura e / ou sensação de ardor da vulva e vagina.


Dor e / ou desconforto nunca são parte da relação sexual normal. Se sentir dor durante o sexo, não tenha medo de dizer ao seu parceiro que não tem nenhuma maneira de saber que você está se sentindo desconfortável, a menos que você fale sobre o que você está sentindo. Certifique-se também consultar o seu médico para diagnóstico e tratamento da causa subjacente.

Fonte: /www.acog.org/publications/patient_education/bp020.cfm. Acessado em 2009/08/21.

Um comentário:

  1. ola meu nome e lucelia estou com dor na vagina e no pe da barriga sinto queimaçao no estomago as vezes tontura, o que pode ser isso que esta acontecendo comigo?

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.