Nas tardes quentes do verão, ou mesmo nas outras estações com muito sol e calor, surgem no horizonte em torno do sol poente as cores amareladas, avermelhadas, azuladas, lilases e de muitos outros tons que fazem o maior espetáculo da cidade, emoldurando a paisagem com a silhueta dos pescadores nas canoas que singram as águas do Rio Doce.
Paisagem que faz parte do espetáculo admirado no entardecer pelos caminhantes da Avenida-Rio, simbolizando o quente coração colatinense, harmonizando a generosidade da natureza e a presença do homem.
Colatina representa viver em uma cidade que oferece o conforto dos grandes centros do país , com a vantagem de não conviver com a violência . O bucolismo está presente no município . O ar interiorano é o principal charme . O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que em 1970 era de 0,425, em 2000 já atinge a 0,773. Os colatinenses são hospitaleiros e recebem os visitantes “ como se fossem velhos amigos ”. São comuns os passeios e reuniões nas diversas praças da Princesinha do Norte . Uma delas, a Praça Sol Poente , é o principal centro de lazer e cultura , onde acontecem os mais variados eventos . Neste local é realizado, nos finais de semana , uma feira de artesanato e de comidas típicas, conhecida como Projeto Coisa Nossa . Colatina é um pólo regional de referência em saúde de toda a macrorregião Noroeste do Estado . Um importante centro de atendimento médico-hospitalar que possibilita a realização de tratamentos , desde a atenção básica até exames de alta complexidade. Formam este pólo oito hospitais , 30 unidades de Saúde municipais, 12 laboratórios de clínica e patologia , oito clínicas de radiologia , dois centros de hemodiálise , um Centro Regional de Especialidade , um hemonúcleo, um Centro Municipal de Vigilância em Saúde . As inúmeras conquistas no setor educacional garantem a qualidade do ensino em todos os níveis , contando com uma extensa rede de estabelecimentos , desde os centros de educação infantil até cursos superiores . São 95 escolas municipais, 10 estaduais, 15 particulares , duas federais e dois complexos universitários .
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa que engloba três dimensões: riqueza, educação e expectativa de vida ao nascer. É uma maneira padronizada de avaliação e medida do bem-estar de uma população. O índice foi desenvolvido em 1990 pelos economistas Amartya Sen e Mahbub ul Haq, e vem sendo usado desde 1993 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no seu relatório anual.
Todo ano, os países membros da ONU são classificados de acordo com essas medidas.
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) 2000 de Colatina ES
Esperança de vida ao nascer: 70,7233397 anos
Taxa de alfabetização de adultos: 0,894055 (89,40%)
Taxa bruta de frequência escolar: 0,75388833 (75,38%)
Renda per capita: 272,3474
Índice de esperança de vida (IDHM-L) : 0,76205566
Índice de educação (IDHM-E): 0,84733265
Índice de PIB (IDHM-R): 0,708674033
Índice de Des. Humano Municipal (IDH-M): 0,77268745
Ranking por UF: 10
Ranking Nacional: 1255
Visite o site da Prefeitura Municipal de Colatina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.