Santiago
Uma das sondas pela qual se construirá um túnel de resgate dos 33 mineiros presos no fundo de uma mina no Norte do Chile há 43 dias chegou ontem à área onde eles estão. A governadora regional de Atacama, Ximena Matas, afirmou que a sonda T130 chegou até uma área nas proximidades do refúgio de emergência, a 633 metros abaixo da superfície, no qual se encontram os mineiros desde o acidente de 5 de agosto que os deixou presos.
O avanço significa que o resgate pode ocorrer um pouco mais cedo do que inicialmente esperado, disse o ministro de Minas Laurence Golborne. O governo afirmara anteriormente que se tudo ocorresse como planejado, os mineiros poderiam ser retirados no início de novembro. "Estamos um pouco melhor do que havíamos esperado", disse Golborne. "A perspectiva que apresentamos leva em consideração as contingências, que sempre aparecem nessas circunstâncias, e elas têm sido um pouco menores do que o esperado. Neste momento, estamos um pouco à frente."
Uma das sondas, a primeira a ser instalada, está a mais de 400 metros de profundidade, enquanto uma terceira, usada em prospecções petrolíferas, começará a perfurar neste fim de semana. Após a chegada da sonda T130 ao fundo da mina, começa o processo para alargar o duto a fim de permitir a passagem de uma cápsula, no interior da qual serão retirados os 33 mineiros. O processo pode demorar mais de um mês e meio, segundo as equipes de resgate. As equipes agora vão instalar uma broca maior e começar a abrir um buraco de 66 centímetros, suficientemente largo para trazer os homens à superfície. (Agência Estado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.