quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Cauã Reymond vai usar muletas por causa de labrum acetabular. Saiba o que é isso

Ator que se submeteu a ums cirurgia no quadril também vai passar por fisioterapia, informa a 'Folha de São Paulo'

Cauã Reymond vai precisar usar muletas por alguns dias e se submeter a fisioterapia, diz a coluna de Mônica Bergamo, do jornal "Folha de São Paulo". O ator que está no ar em "Passione" se submeteu a uma cirurgia no quadril na terça, 21, no hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Segundo seu assessor de imprensa, o tempo durante o qual ele usará o acessório será decido pelos médicos. Reymond fará também sessões de fisioterapia por um período de quatro semanas.

Ainda não há uma data definida para o ator voltar a gravar cenas de Passione, novela na qual interpreta Danilo, e seu personagem deve sumir da trama nos próximos capítulos. Sua volta vai depender da velocidade da recuperação.

De acordo com o assessor de imprensa de Reymond, a operação correu bem e o ator está ótimo.

Para justificar a ausência de Danilo, o autor Aguinaldo Silva resolveu dar um sumiço no atleta. Nos próximos capítulos, Danilo ficará desaparecido e venderá o carro para comprar droga. Viciado, sem dinheiro e enfrentando uma crise de abstinência, Danilo vai usar crack.

A cirurgia do ator foi para corrigir uma lesão em uma estrutura do quadril chamada labrum acetabular.

Para um em cada cinco atletas, esta patologia será a fonte de problema. 

uma lesão ainda pouco diagnosticada porém muito freqüente: a do labrum acetabular (menisco do quadril) e que causa dor na virilha. O tratamento geralmente requer uma artroscopia do quadril.

O labrum acetabular é uma causa comum em atletas. Descrita pela primeira vez em 1957, e somente nos últimos 15 anos, com avanços na imagem latente e artroscopia do quadril, que tais lesões têm sido reconhecidas como causa comum de dor na virilha em atletas. Outras causas de dor na virilha incluem cepas adutor, hérnias inguinal e femoral, compressão do nervo, fraturas por estresse do colo do fêmur, fratura por avulsão da pelve, osteíte púbica, distúrbios abdominais e dor nas costas.

As lesões do labrum acetabular que ficavam despercebidas no passado podem agora ser vistas usando artrorressonância magnética e inspecionadas directamente utilizando a artroscopia do quadril, seguido por uma ressecção artroscópica (cortar) ou reparo.

Função do labrum acetabular

O labrum acetabular é um anel de fibrocartilagem que atribui à borda circular externa do acetábulo (encaixe do quadril). É composta de camadas alternadas de fibras de colágeno tipo I e da cartilagem hialina matriz orientada na direção de estresse funcional. A espora óssea se estende do acetábulo no labrum para aumentar a estabilidade. O labrum tem uma forma altamente variável e três superfícies:

* Uma superfície basal que liga o labrum acetabular ósseo da borda

* Articular uma superfície interna que está em continuidade com a superfície articular do acetábulo

* Uma superfície externa, onde a cápsula atribui a articulação do quadril .

Há uma rede de vasos sanguíneos entre o terço externo do labrum somente na superfície externa. A falta de suprimento sanguíneo para o interior de dois terços impedem a cicatrização após a lesão. Tterminações nervosas livres são encontrados em todo o labrum acetabular, mas são mais densamente nos quadrantes anterior e superior.

A principal função do labrum acetabular é para melhorar a estabilidade da articulação do quadril de duas formas. Em primeiro lugar, aprofunda a articulação do quadril, dando-lhe apoio estrutural extra. Em segundo lugar, parcialmente sela o conjunto para criar uma pressão negativa intra-articular que neutraliza qualquer distração (puxando) forças.

A segunda função importante do labrum acetabular é aumentar a congruência articular. Após a remoção do labrum a força de atrito entre as superfícies articulares do fêmur e do acetábulo é aumentado até 92%, mostrando que o labrum desempenha um papel importante na distribuição de forças, mesmo através da superfície articular.

Como as lesões ocorrem

As cinco causas mais comuns de lágrimas labrum acetabular são:

* Trauma

* Displasia coxofemoral (anomalia congênita)

* Degeneração

* Frouxidão capsular

* Impacto femoro-acetabular.

Em atletas, a principal causa das lágrimas é o trauma, geralmente a partir de um movimento de torção ou giro, enquanto o peso-rolamento. Tais movimentos são comuns no futebol e, consequentemente, o derrame labral acetabular  é muitas vezes referida ao quadril de jogador de futebol. Atletas com displasia da anca estão em maior risco de desenvolver um rasgo labral em comparação com aqueles com um quadril normal comum. Quadris displásicos são mais comuns em indivíduos hiper-móveis, como bailarinos e atletas pista e campo

Sintomas e diagnóstico

A apresentação dos rasgos labral acetabular é muito inconsistente, mas a queixa mais comum é uma dor aguda na virilha após o trauma. Outros possíveis locais de dor são parte anterior da coxa, trocanter maior e região glútea. Outros sintomas incluem a clicar, travando e "dando forma" do quadril. A dor pode ser reproduzida no esporte por atividades de levantamento de peso que exigem a torção, como chutar uma bola de futebol.

Exame do quadril  muitas vezes pode apresentar completamente normal, com uma gama completa de movimento. Existem testes específicos para um rasgo labral. O teste de invasão (flexão, adução e rotação interna da articulação do quadril), comumente produz dor ou sensação quando um derrame antero-superior está presente. O teste de McCarthy envolve flexionar os quadris e, em seguida, prorrogar o quadril de pacientes afetados com um rasgo labral vai se sentir um prendedor. Passivo hiperextensão, abdução e rotação externa provocam dor com um posterior derrame.

As radiografias simples, tomografia computadorizada (TC), ressonância magnética (MRI) e arthrograms são todos pobres em identificar a doença intra-articular. No entanto, a artrografia por ressonância magnética (ARM) está provando ser mais promissor. ARM envolve a injeção de corante para a cápsula do quadril seguido por ressonância magnética em vários planos.

Uma vez que uma única técnica radiológica não existe no presente, que pode diagnosticar com precisão derrame do labrum, o diagnóstico geralmente é baseado em uma combinação da avaliação clínica, a artroscopia do quadril e ARM.

A artroscopia do quadril tem se tornado cada vez mais popular nos últimos 15 anos, com o desenvolvimento de instrumentos e técnicas minimamente invasivas. Geralmente é realizado como um procedimento de caso do dia, sob anestesia geral e dura cerca de 30-40 minutos.

A artroscopia pode ser utilizada tanto para diagnosticar e tratar os derrames do labrum acetabular. A avaliação artroscópica é considerado quando o exame dos sintomas comuns, e os estudos radiográficos não conseguiram fornecer um diagnóstico. Artroscopia é relatado para facilitar o diagnóstico em 40% dos casos.

Tratamento de derrame labro acetabular

O tratamento pode ser conservador ou cirúrgico. Conservador envolve um aumento gradual no peso corporal. Tração também pode ser usado. Mas como ainda não há provas quanto ao fato de o interior de dois terços do labrum, que não têm qualquer fonte de sangue, são capazes de curar com o resto sozinho. O tratamento cirúrgico é tanto o desbridamento artroscópico (arrumar) ou reparo.

Desbridamento envolve a remoção do tecido danificado de volta para uma base estável, preservando o máximo  possível o labrum possível. Técnicas estão evoluindo para o reparo, como âncora de sutura. O objetivo do tratamento artroscópico é eliminar qualquer retalho de cartilagem labral instável, o que é  para aliviar a dor na virilha. Este, por sua vez, deverá manter a função normal da articulação do quadril. Enquanto pode, hipoteticamente, além de diminuir o desenvolvimento de artrose precoce, não há evidências ainda de que um rasgo labral leva a outras alterações degenerativas do quadril.

O pós-operatório geralmente leva quatro ou cinco dias de repouso relativo, antes de iniciar um programa de reabilitação com mobilização suave da articulação do quadril. Exercícios em uma piscina de hidroterapia são particularmente eficazes, pois permitem a mobilização sem compressão através da articulação. Fortalecimento muscular progressivo, uma vez que é realizado o quadril tem uma faixa normal de movimento e força, exercícios funcionais podem ser iniciados.

O retorno ao esporte é geralmente possível entre 2-3 meses após a operação. Desbridamento artroscópico é relatada a melhorar os sintomas em 67 a 90% dos pacientes. Em geral, pacientes mais jovens e aqueles sem artrite têm um resultado melhor.

Conclusão

Até 20% de dor na virilha no atleta é agora é o resultado de derrame do labrum acetabular. Todos os profissionais de saúde que trabalham com os atletas devem ter um índice elevado da suspeita para tais lesões. Ferramentas de diagnóstico incluem ARM e artroscopia. O tratamento é a artroscopia do quadril com desbridamento ou reparação e estudos preliminares sugerem um resultado positivo.

[sportsinjurybulletin.com]

4 comentários:

  1. Fiz em BH a 40 dias uma cirurgia que incluiu sutura labral em carpete com fixação de 2 âncoras e burssectomia trocantérica no quadril esqerdo. Corri vários médcos que pareciam não dar tanta importância aos meus relatos. Felizmente encontri um médico competente e de boa vontade. Estou recuperando muito bem.
    Neuza Gross

    ResponderExcluir
  2. ACABEI de chegar de uma consulta com especialista de quadril e, finalmente, foi detectada a lesao labral...
    A indicaçao imediata foi de cirurgia, mas fico feliz de saber que ha tratamento previo, conservador. Sinceramente, contudo, estou bem disposto para a cirurgia por artroscopia, para fixaçao do labrum que se encontra deslocado, descolado

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de indicação de um bom profissional especialista em quadril aqui em Recife.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria indicação de um bom profissional especialista em quadril em Recife.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.