10 - Doutor Jivago (Doctor Zhivago)
O épico Dr. Jivago, lançado em 1965, conta a história da relação entre o médico e poeta Yuri Zhivago (Omar Sharif) e Lara (Julie Christie), antes, durante e após a Revolução de 1917. A história de amor é narrada através de flashback pelo meio-irmão do médico, Yevgraf de Zhivago (Alec Guiness), que procura pela sobrinha, que teria nascido do relacionamento entre Zhivago e Lara.
09 - Tarde Demais para Esquecer (An Affair to Remember)
O ano de 1957 trouxe à vida uma das histórias mais empolgantes do cinema até então: Tarde Demais para Esquecer. Nickie Ferrante (Cary Grant) é um playboy mulherengo, que é está para se casar com Lois Clark (Neva Patterson). A bordo de um cruzeiro, Nickie conhece Terry McKay (Deborah Kerr), uma ex-cantora, comprometida com Kenneth Bradley (Richard Denning). Eles se apaixonam mas, como ambos têm seus próprios relacionamentos, combinam de se encontrar 6 meses após a chegada da viagem, no alto do Empire State Building.
8. Verão de 42 (Summer of ‘42). Robert Mulligan, 1971
7. Asas do Desejo (Der Himmel über Berlin). Wim Wenders, 1987
Se os anjos existem de verdade, como serão? Muitos artistas – alguns talentosos, outros nem tanto – já imaginaram a resposta. O cineasta alemão Wim Wenders talvez tenha sido um dos mais criativos a fazê-lo. Wenders usou os anjos como metáfora para tecer um poético e sensível estudo sobre a condição humana em “Asas do Desejo” (Der Himmel über Berlin, Alemanha, 1988).
6- Love Story (1970)
Love story é o mais típico filme de amor. Uma história bonita e trágica. Não sei se chega a ser comovente, pois vi há muito anos e já me esqueci. Mas a julgar pelo video abaixo, acho que Love Story merecia alguma atenção. A musica é classicaça, do Francis Lai. Foi tão marcante (ganhou o oscar de melhor trilha, além de 13 indicações) que tornou-se até uma piada tocar isso quando queremos insinuar um clima de paixão no ar.
No filme de 1973, Babra Streisand dá vida a Katie Morosky, uma ativista judia comunista que conhece Hubbell Gardiner (Robert Redford), um jovem esportista protestante de rica família e com talentos de escritor, nos tempos de universidade. A história do filme se passa já na vida adulta dos dois, mais precisamente em 1937. Depois de um período de 8 anos separados, eles se reencontram e vivem uma intensa paixão. Entretanto, todo momento esse amor é posto à prova devido à grande divergência de visão de mundo de ambos.
4-Ghost (1990)
Patrick Shwayze fez um dos seus melhores papeis interpretando um homem que morre logo no início do filme. Agora um fantasma, ele encarna um espírito apaixonado pela mulher que deixou na Terra e com a ajuda de uma médium muito engraçada (Whoopi Goldberg, que levou o oscar pelo filme) ele corre atrás de desvendar os mistérios que cercam sua morte. Tá aí um bom romance, e um ótimo filme de fantasma. Ganhou dois prêmios Oscar. A musica Unchained Melody, ficou famosa, mas já era bem famosa antes do filme.
3-Titanic (1997)
Tá aí um marco do cinema. Efeitos de cair o queixo, uma história bem contada e amarrada, uma boa atriz e um bom ator e uma musica marcante, o resultado da combinação foi Titanic, que levou a bizarrice de 11 oscars! Esse é tão famoso que é difícil alguém que não tenha visto.
02. Casablanca (Casablanca). Michael Curtiz, 1942
Em plena Segunda Guerra Mundial, enquanto cidades são invadidas pelos alemães, duas pessoas conseguem viver um romance intenso e inesquecível em Paris. O que torna a história mais interessante é exatamente a impossibilidade deste amor continuar. O roteiro e os diálogos do filme dirigido por Michael Curtiz, em 1942, são perfeitos nesse sentido. llsa, interpretada pela bela atriz sueca lngrid Bergman, apaixona-se por Rick, o charmoso galã Humphrey Bogart, mas, em vez de fugir com ele de Paris, manda-lhe um bilhete de despedida na estação de trem. Ele parte sem entender o que havia acontecido. Tudo isso é contado em flashback. Anos depois já em Casablanca, na Marrocos francesa, ela aparece com seu marido, o herói Victor Laszlo, interpretado pelo ator Paul Henreid, justamente no Rick's Bar, do qual o personagem de Bogart é dono. Eles estão à procura de um meio de fugir para a América. O sofrimento de Rick ao vê-la é inevitável e ela fica novamente dividida entre seus dois amores. O final é realmente surpreendente. Mas o sucesso do filme, que até hoje continua ganhando muitos fãs de todas gerações, explica-se pela fórmula bem-dosada de romance, humor, intriga e suspense.
O pano de fundo para o romance vivido por Rick e llsa não poderia ser mais tenebroso, com os estrondosos canhões nazistas que invadiam Paris. Logo no começo do filme, dois soldados alemães são assassinados no trem e as suspeitas da polícia recaem sobre os traficantes de vistos de saída. Um deles é detido em pleno Rick's Bar e morto ao tentar escapar. 0 clima volta a ficar tenso quando o líder da resistência francesa Victor Laszlo desafia os nazistas cantando o hino da França, La Marseillaise. No final do filme, o capitão Renault joga a garrafa de água Vicky no lixo num claro protesto contra o protecionismo francês.
01 - ... E o vento levou (Gone With the Wind)
... E o Vento Levou foi o primeiro filme a cores a receber o Oscar de melhor filme. A película, de 1939, também foi a consagração definitiva de dois dos maiores pares românticos de todos os tempos: Clark Gable e Vivien Leigh. O roteiro fora adaptado do romance homônimo, escrito por Margareth Mitchell, por diversos colaboradores, dentre os mais célebres, Scott Fitzgerald e William Faulkner. A direção do filme é creditada apenas a Victor Fleming, embora tivesse sido dirigido também por outros quatro diretores. O filme conta a história da perseverança de Scarlett O’Hara durante a Guerra de Secessão. No entanto, o filme foi muitas vezes criticado por mostrar uma visão errônea dos senhores brancos perante seus escravos negros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.