terça-feira, 17 de agosto de 2010

Coleiro: ouça o canto de um dos pássaro mais apreciados no Brasil

Identificação: o gênero Sporophila compreende mais de 25 espécies em nosso país.

Estas espécies são conhecidas popularmente como ``papa-capins´´. As fêmeas da maioria destas espécies são pardas e praticamente impossíveis de serem distinguidas.

Já os machos apresentam padrões de coloração mais típicos. Dentre os papa-capins existem 3 espécies que se assemelham mais ao coleirinho, o coleira-do-norte (Sporophila americana), que possui um padrão alvinegro mais definido que o coleirinho, destacando-se uma faixa branca que vai quase até a nuca e a ausência de manchas negras na garganta, o bigodinho (Sporophila lineola), que além de ter o padrão alvinegro ainda mais definido que o anterior possui áreas brancas na fronte, nos lados da face (``bigodes´´) e na região do uropígio (base superior da cauda), e por último existe o coleirinho-do-nordeste (Sporophila albogularis), este sim, muito parecido com o coleirinho, porém sem a mancha negra na base inferior do bico.

É a espécie mais popular do grupo dos papa-capins, sendo também a mais abundante na maioria dos locais onde ocorre. O coleirinho é também uma das aves nativas mais comumente criadas em cativeiro e conseqüentemente uma das espécies mais capturadas por alçapões e outras armadilhas.

Atualmente há grupos sérios de criadores de aves que estão se articulando para por fim à prática de captura desta e de outras aves canoras e há inclusive dispositivos legais obrigando o anilhamento como forma de certificação de espécimes nascidos em cativeiro.

Na natureza é uma ave de comportamento gregário, vivendo em grupos de 6 a 20 indivíduos, inclusive as vezes formando grupos mistos com outras espécies de papa-capins. O peso e tamanho reduzidos permitem a esta ave alcançar as sementes de gramíneas trepando pela haste das plantas. Assim como outras aves o coleirinho foi beneficiado pela introdução de algumas gramíneas africanas, especialmente da braquiária, que parece ser a base de sua alimentação em áreas alteradas pelo homem.
O ninho, feito à base de gramíneas e outras fibras vegetais é construído em forma de tigela rasa sobre arbustos a poucos metros do solo. A fêmea põe geralmente 2 ovos, que são incubados por cerca de duas semanas.

Os filhotes abandonam o ninho após mais duas semanas e atingem a maturidade sexual logo no primeiro ano de vida. O casal pode procriar até 4 vezes ao ano quando em cativeiro.

O Coleiro, também conhecido como coleirinha, é um pássaro da fauna nacional, sendo por isso protegido por leis federais. O canto do coleiro é um dos cantos mais apreciados pelos criadores brasileiros. Se você pretende adquirir um exemplar desta espécie, entre em contato com o IBAMA para verificar se existem criadouros credenciados em sua região. Não contribua para o extermínio do Coleiro na natureza.

Pássaros - Ouça o Coleiro-TuiTui Clássico

Os apelidos e nomes populares sempre se justificam. Quem já não ouviu um sujeito loiro ser chamado de alemão? Ou aquele indivíduo de bigode cuja fama se fez em cima de seu buço cabeludo? Há milhares de apelidos e os brasileiros sempre foram prolíficos em arrumar os nomes mais engraçados para todas as coisas. Por que não chamar então aquele passarinho com uma listra no pescoço de Coleirinha?

Ouça: coleiro pardo cantador campeão pelo canto mais bonito


Sporophila caerulescens

CARACTERÍSTICAS

Mede 11 cm de comprimento. Há bastante variação individual e regional de canto. Pelagem do macho cinza-escura na parte dorsal e ventre branco com mancha preta no pescoço em forma de coleira. Fronte preta. A fêmea possui colorido mais pardacento.

HABITAT: Campos abertos, capinzais.

OCORRÊNCIA: Praticamente em todo Brasil, com exceção da Região Amazônica e Nordeste.

ALIMENTAÇÃO: Sementes.

REPRODUÇÃO: Reproduzem-se na primavera-verão

AMEAÇAS: Captura indiscriminada para apreciadores de pássaros canoros e tráfico de animais.

Fonte: www.vivaterra.org.br

5 comentários:

  1. tenho uma coleirinha igual esta da foto acima be, parda como eu sei se ela é macho ou femea...é igualzinha bico preto e as asas bem verdinhas

    ResponderExcluir
  2. quando tem o bico preto e e bem marrozinha e femea ne ?

    ResponderExcluir
  3. assopra o anus do coleiro se o anus for cabeludo é macho se o anis naum tiver muito pelo é femea.

    ResponderExcluir
  4. Meu Coleiro Tem Gravata Mais eu Fui Faze Insame nele a Mooça Falou Qui é Femea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por que quando a femea entra ne uma certa idade ela cria a gravita

      Excluir

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.