Mas, mesmo que mãos limpas sejam sinônimo de vida saudável, nem todo mundo cumpre esse ritual antes de comer ou depois de ir ao banheiro, por exemplo. "Há uma diferença entre o comportamento alegado e o hábito. A maioria das pessoas diz que lava as mãos. Mas observamos que não é verdade", diz a doutora em Saúde Pública Myriam Sidibe.
No Brasil, uma pesquisa feita pelo Ibope para Lifebuoy, marca da Unilever, em abril, mostrou que um terço das entrevistadas não acham que lavar as mãos seja uma ação de boas maneiras. Na pesquisa - apresentada na última quarta-feira, em São Paulo - foram ouvidas 277 mulheres de todas as classes sociais, mães de crianças entre 4 e 12 anos. Entre elas, 25% afirmaram importar-se em garantir que os filhos lavem as mãos com sabonete após ir ao banheiro.
E é justamente na infância que a preocupação deveria ser maior. No país, 70% dos casos de mortalidade infantil têm recém-nascidos como vítimas. "Boa parte dessas mortes poderia ser evitada com o simples ato de lavar as mãos. É a forma mais barata de intervenção na saúde pública", ressaltou a especialista em Saúde Pública Evolutiva da Faculdade de Higiene Medicina Tropical de Londres, Robert Aunger.
Se os hábitos de lavar as mãos das crianças de até 5 anos fossem seguidos à risca, cerca de 6 mil mortes poderiam ser evitadas por ano no Brasil, 23% delas causadas por diarreia.
A repórter viajou a convite da Unilever
65% das crianças
Esse é o índice de crianças brasileiras que tinham coliformes fecais nas mãos durante pesquisa feita por Lifebuoy, da Unilever.
Higiene só com água não livra as mãos de germes
Lavar as mãos apenas com água não é o suficiente para mantê-las limpas e livres de germes. O uso do sabonete é que elimina a gordura e a sujeira, além de deixar as mãos com um cheiro agradável.
Só que, apesar de comprovada sua efetividade, a utilização do sabonete ainda é uma prática pouco comum. Em todo o mundo, o percentual de pessoas que fazem uso da dupla água e sabonete para higienizar as mãos chega a 34%, apenas.
Durante a pesquisa "Hábitos de Lavagem de Mãos no Brasil" - encomendada pela Unilever -, 84% das mães entrevistadas concordaram que todos os brasileiros deveriam lavar as mãos com sabonete antes de comer, mas somente 76% disseram fazer isso de fato. Além disso, apenas 36% acham que os brasileiros têm esse hábito.
"Mais de 50% dos médicos que trabalham em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) não lavam as mãos com sabonete. Isso é um prato cheio para a proliferação de infecções hospitalares"
Artur Timerman , Infectologista do Hospital Albert Einstein
Dê um banho de saúde, lavando as mãos de maneira correta
POR QUE É IMPORTANTE LAVAR AS MÃOS
Reduz muito a possibilidade de adquirir e disseminar doenças respiratórias e gastrointestinais
Evita a transmissão de germes resistentes aos antibióticos
Diminui as faltas no trabalho e na escola
Previne surtos epidêmicos na população
QUANDO DEVEMOS LAVAR AS MÃOS
Antes de: Preparar a comida ou comer; manusear as lentes de contato; tratar um ferimento ou ajudar alguém que está doente; pegar bebês no colo e cuidar deles
Depois de: Ir ao banheiro; ajudar crianças ou idosos a usar o banheiro; assoar o nariz, espirrar ou tossir; manipular alimentos, especialmente crus e carnes; manipular lixo; ajudar a alguém que está doente; trocar fraldas; tocar em animais ou limpar suas fezes; praticar esportes; utilizar o transporte público; sair de um local com muitas pessoas: hospitais, escolas, teatros, cinema
COMO DEVEMOS LAVAR AS MÃOS
Lavar as mãos apenas com água não é o suficiente para eliminar os germes, diz a especialista no assunto, Myriam Sidibe. Em nove passos, veja como higienizar as mãos adequadamente, com água e sabão:
1. Molhe as mãos e os pulsos com água
2. Passe sabonete até cobrir toda a superfície da mão
3. Esfregue as mãos com a palma direita sobre a mão esquerda, e vice-versa
4. Entrelace os dedos e esfregue bem o espaço entre eles, incluindo os polegares
5. Lave bem o dorso das mãos, os pulsos e os espaços debaixo das unhas, eliminando qualquer sujeira mais resistente
6. Deixe as mãos ensaboadas durante 15 segundos
7. Enxágue bastante com água corrente
8. Seque as mãos com a toalha (em casa), ou com uma toalha de papel descartável
9. Se estiver na rua, o ideal é que você use uma toalha de papel para fechar a torneira. Evite tocar na pia
10. Poupe. Enquanto ensaboar as mãos, feche a torneira
Higiene
72% das mães
Concordam que é fácil ensinar às crianças o hábito de sempre lavar as mãos com água e sabonete. Mas 57% acham cansativo ter que relembrar aos filhos essa necessidade.
50% de redução
Essa é a probabilidade de diminuir as chances de se contrair uma doença infecciosa ou respiratória quando se lavam as mãos com sabonete.
Pílulas
Alimentos fibrosos, como legumes e frutas cruas, já recomendados por nutricionistas para uma alimentação balanceada, também contribuem para a limpeza dos dentes. Por serem duros, eles são capazes de limpar a superfície dos dentes com o próprio atrito provocado pela mastigação, removendo resíduos e placa bacteriana. Maçã, pera, melancia, kiwi, cenoura, pepino, acelga e aipo, assim como nozes e castanhas, são alguns alimentos "limpadores" ou "protetores". Mas nenhum desses alimentos substitui a limpeza com creme e fio dental, após todas as refeições.
Dos incas para o mundo
Você pode não conhecer e achar o nome diferente, mas a quinua ou quinoa é um dos alimentos mais completos que existem. A quinua já foi até comparada ao leite materno em valor nutritivo. Cada grão traz em seu interior 20 aminoácidos diferentes, como a metionina e a lisina, responsáveis pela formação de uma proteína completa, que ajuda a aumentar e a manter o volume dos músculos, além de acelerar o metabolismo e fazer o corpo queimar mais calorias. E não são apenas atletas e pessoas preocupadas com a saúde que podem se beneficiar desse trigo dos incas: vegetarianos e celíacos (alérgicos ao glúten) também.
Tabule de Quinua
Ingredientes:
3 tomates; 3 pepinos japoneses; 1 cebola roxa; 2 limões-do-taiti; 2 e 1/2 xícaras (chá) de quinua; 1
xícara (chá) de hortelã fresca; 2 xícaras (chá) de salsinha picada; 3 colheres (sopa) de azeite de oliva; sal com moderação.
Modo de preparo:
Depois de fatiados, junte o tomate, o pepino, a cebola, a salsinha, a hortelã e a quinua em uma saladeira. Misture tudo. Tempere primeiro com o suco de limão e, por último, com o azeite. O prato, servido gelado, pode ser combinado com coalhada seca. Rende quatro porções.
Sem a dor da injeção
Se você tem medo de tomar injeção ou evita a agulhada ao máximo possível, há uma esperança. Pesquisadores americanos estão desenvolvendo uma vacina em forma de adesivo que poderia substituir as dolorosas seringas de injeções. Esse adesivo tem centenas de agulhas microscópicas que se dissolvem quando entram em contato com a pele. Um desafio do estudo é manter o custo baixo, no mesmo nível da produção de seringas. A intenção dos cientistas em alguns anos é testar o produto em pessoas. Até agora o teste foi aplicado em camundongos.
Aqueça os pés e fuja dos resfriados
Para deixar seus pés macios e bonitos, aposte nos tratamentos feitos em casa. Durante a estação mais fria do ano, é comum que a gripe e o resfriado venham nos incomodar. Para evitá-los ou amenizar seus sintomas, você pode preparar um escalda-pés e mergulhar os pés até a altura do tornozelo. De acordo com a medicina chinesa, ao aquecer essa região ativamos as defesas do corpo e relaxamos os músculos, o que ajuda a aliviar as dores no corpo, típicas da gripe. O ideal é manter os pés na água bem quente - mas suportável - num intervalo de cinco a 15 minutos. Para não pegar friagem, após o tratamento, seque os pés e vista uma meia bem grossa
"Quando você se exercita de manhã, acelera o metabolismo, fica com mais vontade e energia para encarar o trabalho. Inclusive, as empresas deveriam garantir ao funcionário um horário no meio da manhã, antes do almoço, para ele se exercitar. Isso contribuiria com a produtividade"
A Gazeta - Anny Giacomin
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.