domingo, 6 de julho de 2014

Rinite. Causas e tratamentos

RINITE. O QUE É ISSO?

A rinite é uma doença que afeta a mucosa nasal e que provoca espirros, prurido, obstrução, nasal e, por vezes, falta de cheiro. Rinite ou rinoconjuntivite não é igual a asma, mas pode ser um indicador de que a pessoa tem uma predisposição especial a sintomas posteriores (tosse seca, falta de ar, chiado, etc.) característica de um hiperreatividade brônquica. Além disso, a presença repetida da rinite deve ser motivo de ver especialistas para estudo e eventual estabelecimento de medidas preventivas para evitar a ocorrência de asma ou para o tratamento precoce da mesma.

O problema não é a chamada rinite sazonal ou febre do feno e um rinoconjuntivite causada por alergia ao pólen no final da primavera e início do verão, como as formas de realização em que a doença deixa de ser periódicas e eventuais a tornar-se recorrente, ou seja, a rinite alérgica perene. Os sintomas da rinite deste último tipo é similar à sazonal, exceto que a intensidade varia de forma imprevisível durante todo o ano.

CAUSAS

Nestes casos, a inflamação da mucosa nasal e os seus sintomas concomitantes são quase constantes ao longo de todo o ano. Às vezes, a causa é conhecida e mas nem sempre. No primeiro caso, isto é, em rinite perene causa conhecida, o fator provocador são alérgenos (substâncias com a propriedade motivadora de alergia em algumas pessoas), enquanto que a desconhecida (ou intrínseca), que iria fazer com que a razão procurar atenção especial do corpo afetada.

Entre os mais envolvidos neste tipo de rinite que parecem ser parte da vida de uma pessoa, os alérgenos mais importantes são ácaros (alguns menores do que a ponta de uma agulha e são centenas de parasitas em colchões e tapetes dentro de casa), assim como saliva, pêlos e urina de animais (gatos, cães, hamsters), e algumas espécies de fungos atmosféricos. Além disso, o fator de alergenicidade também pode ser encontrado no local de trabalho, de maneira que dá origem a que se chama rinite ocupacional. Os elementos mais comumente envolvido dentro desta área são farinhas de cereais (padarias, indústria de alimentos de conveniência, fábricas de ração, etc.), As enzimas proteolíticas (fábricas detergentes, medicamentos, farinha) e de madeira tropical.

A rinite alérgica sazonal é geralmente fácil de reconhecer. Os testes cutâneos e os sintomas da pessoa podem ajudar o médico a determinar o que está causando o problema.

OS SINTOMAS DA RINITE

O médico deve diferenciar a rinite alérgica perene de infecções recorrentes de sinusite (sinusite) e formações anormais que afetam o nariz (pólipos nasais). Sinusite e pólipos nasais podem ser complicações da rinite alérgica.

Quanto à rinite sazonal vem junto com a temporada de pólen, o nariz, o palato, a parte posterior da garganta e os olhos começam a cortar gradualmente ou abruptamente. Normalmente, os olhos estão lacrimejantes, espirros e iniciam normalmente cai coriza do nariz. Algumas pessoas têm dor de cabeça e tosse; ficam irritados e deprimidos; perdem o apetite e tem dificuldade para dormir. A parte interna das pálpebras e os brancos dos olhos podem ficar inflamadas ( conjuntivite ). O revestimento do nariz pode se tornar inflamado e adotar uma cor vermelha azulada, que produz gotejamento e congestão nasal.

Alguns sintomas da rinite alérgica possíveis de ocorrer logo após entrar em contato com a substância que causa alergia são:

  • Irritação no nariz, na boca, nos olhos, na garganta, na pele ou em qualquer outra região
  • Problemas com odores
  • Coriza
  • Espirros
  • Lacrimejamento nos olhos


Sintomas da rinite alérgica que podem se apresentar posteriormente:

  • Congestão nasal
  • Tosse
  • Diminuição da audição e diminuição do olfato
  • Dor de garganta
  • Olheiras
  • Olhos inchados
  • Fadiga e irritabilidade
  • Cefaleia
  • Problemas de memória e lentidão de raciocínio


DIAGNÓSTICO

Para realizar um diagnóstico correto da rinite alérgica são realizados diferentes testes laboratoriais:


  • Alergia. Testes cutâneos (teste de hipersensibilidade imediata): um método vivo para determinar a hipersensibilidade imediata (mediada por IgE) para alérgenos específicos.
  • Teste (RAST) indiretamente medindo a quantidade de imunoglobulina E (IgE), que serve como um anticorpo para um antigénio particular.
  • Resultados totais de IgE no soro podem ser úteis em alguns casos, quando combinado com outros fatores.
  • Contagem de eosinófilos do sangue: eles não são sensíveis nem específicos para o diagnóstico, mas, como com a IgE, o total de soro que pode ser útil quando combinado com outros fatores.


No diagnóstico e avaliação dos estudos de rinite alérgica, também são utilizados para a imagem:

Radiografia: Pode ser útil para a avaliação de possíveis alterações estruturais ou para ajudar a detectar complicações ou co-morbidades, tais como sinusite ou hipertrofia de adenóide.
Tomografia computadorizada (TC) pode ser muito útil para a avaliação de sinusite aguda ou crônica.
Ressonância magnética pode ser útil para a avaliação de sinusite.


TRATAMENTOS

Se a causa da doença é claramente identificada com um determinado alérgeno, por exemplo ácaros, o tratamento da rinite é evitar. Para ácaros, por exemplo, boas medidas preventivas são colocar capas especiais sobre o colchão, lavar semanalmente com água a mais de 60 graus Celsius roupas de cama e remover tapetes e carpetes da casa.

No entanto, nem sempre é fácil para evitar o foco dos riscos, entre outras razões, porque, geralmente, é uma pessoa é alérgica várias substâncias de uma só vez, nem todas facilmente controláveis, de modo que na maioria dos casos, e naqueles em que a causa da rinite é intrínseca ou desconhecida, a ação terapêutica deve basear-se na utilização de drogas. Destas, a mais amplamente usadas ​​hoje são os anti-histamínicos de segunda geração, que não têm efeitos sedativos e corticoterapia prolongada, quando necessário.

Pessoas que sofrem efeitos adversos graves a muitas drogas, você tem que tomar corticosteróides orais freqüentemente ou aqueles com asma devem considerar passando por imunoterapia, uma série de injeções que podem ajudar a prevenir os sintomas da alergia. Imunoterapia para rinite alérgica sazonal deve começar meses antes da estação polínica.

Se alergênios específicos são identificados, o tratamento da rinite alérgica perene é muito semelhante ao da rinite alérgica sazonal. Embora, em geral, não é recomendado o uso de corticosteróides orais, sprays nasais, a prescrição pode ser muito benéfica. As gotas nasais ou sprays descongestionante não devem ser usadas por mais do que alguns dias, de cada vez, porque eles usam continuamente durante uma semana ou mais podem produzir um efeito de ricochete, que pode agravar ou prolongar a inflamação nasal. Em alguns casos, a cirurgia é necessária para remover pólipos nasais ou para tratar uma infecção na cavidade.

Fonte: Elmondo.es

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.