domingo, 27 de janeiro de 2013

Tragédia em Santa Maria. Incêncio. Vídeo mostra o desespero dos jovens da boate Kiss durante o resgate das vítimas.

Vídeo postado no YouTube mostra o desespero dos jovens da boate Kiss durante o resgate das vítimas.

Uma das bandas que tocou na boate Kiss, em Santa Maria (RS), na madrugada deste domingo, 27, costumava usar efeitos com fogos em seus shows. Em sua página no Facebook, o grupo Gurizada Fandangueira, originário da própria cidade, informou fazer uso de “efeitos visuais e pirotécnicos, os quais fazem toda a diferença na identidade exclusiva da banda”. Relatos preliminares de testemunhas indicam que o uso de fogos por um artista teria provocado o início do incêndio no local, que deixou ao menos 245 mortos. Em agosto de 2011, o site gaúcho Ballare Boate publicou fotos de integrantes da banda tocando perto de uma chuva de prata, espécie de pirotecnia com faíscas, colocada sobre o palco, em uma festa chamada República Universitária. Um dos membros do grupo tocava sanfona. Em um vídeo publicado no YouTube em maio de 2011, é possível ver os fogos de artifício estourando em uma das apresentações do Gurizada Fandangueira. O Estado tentou contato telefônico com a banda para saber se o mesmo efeito foi utilizado na boate Kiss, mas não obteve êxito. Na internet, a banda divulgou ter quase 10 anos de carreira.


As equipes de apoio que estão atendendo os familiares solicitam a doação de água, papel higiênico, luvas cirúrgicas, máscaras e álcool em gel. Além disso, solicitam o apoio de ambulâncias particulares para auxiliar na remoção de quem passa mal.

Veja a fachada da boate Kiss, em Santa Maria, que foi alvo de incêndio na madrugada deste domingo. A tragédia deixou 245 mortos e 48 feridos.


Sobreviventes de incêndio relatam caos na boate Kiss

A velocidade com a qual a fumaça se espalhou foi o que mais impressionou Luana e sua irmã Aline Santos Silva, de 29 anos.

"Em questão de um minuto a gente saiu e já tinha fumaça saindo. A fumaça se espalhou muito rápido, não deu tempo das pessoas saírem por causa da fumaça. Acho que as pessoas começaram a passar mal e logo já saíram pessoas manchadas da fumaça escura", afirma Aline.

Um dentista não identificado também sobreviveu à tragédia e relatou ao portal Zero Hora que a situação após o início do incêndio era de caos total. Segundo ele o fogo começou já na primeira música da banda que se apresentava no local.

"Tem um corrimão para organizar a fila, e era tanta gente empurrando que ele parecia um arame. Ele ficou trancado e começou a cair gente. Vi gente morrer na minha frente", lamentou o dentista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.