sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Dieta sem glúten é a queridinha das celebridades


Dieta sem glúten é a queridinha da vez
Restrição da substância traz benefícios à saúde, mas precisa de atenção

No Brasil, a atriz Juliana Paes é uma das adeptas da dieta do glúten.
 Ela diz que perdeu 10kg em dois meses após dar à luz o filho
Basta surgir uma dieta que promete um corpo mais sequinho para chover adeptos em busca de quilos a menos na balança. Se ela for atestada por celebridades, então, os seguidores são garantidos. E a queridinha da vez é a dieta do glúten. No Brasil, a lista se resume a nada mais nada menos que Juliana Paes, Luciana Gimenez, Camila Morgado e Alice Braga. Lá fora, gente do calibre das atrizes Halle Berry, Rachel Weisz e Miley Cyrus engrossam a lista.

A dieta consiste basicamente na restrição de alimentos que tenham em sua  composição trigo, cevada, centeio, malte e  aveia. O glúten é uma proteína vegetal e está presente em diversos alimentos, explica o nutricionista Edgar Britto.

“Quando chega ao intestino, ele vira uma espécie de cola atrapalhando a absorção de alguns nutrientes.” Além disso, Edgar diz que a proteína reduz a produção de serotonina e leptina, envolvidas no processo de saciedade. Aliado a isso, ele afirma que os alimentos com glúten apresentam mais calorias.

No entanto, o que para muitos vem sendo utilizado como opção, para outros é obrigação. Há quem possua intolerância a essa proteína e, se consumi-la, pode ter, entre outros sintomas, diarreia crônica ou prisão de ventre, inchaço, flatulência e irritabilidade, que caracterizam a doença celíaca.

Embora concorde que os alimentos sem glúten melhorem o funcionamento do intestino, a nutricionista Danielle Laporte acredita que esse tipo de dieta é desnecessária para quem não possui a doença. “Não diria que é prejudicial, a pessoa fica deficiente de algumas proteínas que podem ser supridas por outras. Mas o pão branco, por exemplo, pode ser incluída dieta para quem não tem a doença podemos incluir o pão branco”, garante.

A professora Gláucia Cutini, 48, descobriu há três anos que tem intolerância ao glúten. Para ela, a troca por alimentos sem glúten fez com que ela ganhasse peso. “A história de que não comer alimentos com glúten emagrece é moda, porque depende do organismo. As pessoas emagrecem porque cortam o glúten, não o substituem.” Porém, a professora explica que a dieta proporciona muitos benefícios. “A pessoa se sente  desinchada, melhora a parte digestiva e o até o humor”, completa.

Fonte: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.