quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Rio de Janeiro é eleito destino turístico com melhor 'custo benefício' em 2013


Rio de Janeiro é eleito destino turístico com melhor 'custo benefício' em 2013


O ano de 2013 é ideal para visitar o Rio de Janeiro antes que os preços subam devido à Copa de 2014 e à Olimpíada de 2016, recomenda o famoso guia Lonely Planet, que acaba de divulgar sua lista com sugestões dos melhores destinos turísticos para o ano que vem.

O Rio ocupa o topo do ranking na categoria "best value" - melhor "custo-benefício" -, ainda considerado adequado para quem viaja com um orçamento apertado.

Rio de Janeiro
 Praia de Copacabana, imortalizada nas composições de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, no Rio de Janeiro Luiz Citton/UOL

"Se você tem planos para visitar as praias e os simbólicos pontos turísticos do Rio, este (2013) pode ser o ano para isso", diz um trecho do guia. "Depois, os grandes eventos chegarão rápido, trazendo desenvolvimento, crescimento em infraestrutura e, em muitos casos, preços mais altos aos visitantes. Venha agora e veja uma cidade em processo de aperfeiçoamento para receber o mundo, mas antes que os custos aumentem", acrescenta a resenha.

Na mesma categoria 'custo benefício', o Rio de Janeiro é seguido pelos seguintes destinos turísticos: Gotemburgo, na Suécia, Namíbia, Camboja, Bolívia, Portland, no Estado americano do Oregon, Espanha, Eslovênia, Nepal e Geórgia.

O guia também destaca o Sri Lanka como o melhor país para se visitar em 2013; São Francisco, nos EUA, foi eleita a melhor cidade. O Brasil é ainda mencionado no ranking de melhores cidades planejadas, com Brasília.

As listas fazem parte da edição Best in Travel 2013, que enumera, em ordem de importância, os dez países, regiões e cidades para serem visitados no ano que vem.

O guia também inclui outros rankings com sugestões de viagens, como os melhores destinos nas categorias "cuidado com a saúde" e "lugares onde se pode testar coisas novas".

Cidades

São Francisco, descrita como "a queridinha da costa oeste dos EUA", foi escolhida como a melhor cidade para se visitar em 2013 por suas "famosas montanhas", "terremotos" e "sua inclinação pela política liberal".
O Rio de Janeiro ocupa o topo do ranking na categoria "best value" do guia Lonely Planet

O guia acrescenta que a cidade continua a atrair gente de "todos os tipos", "abraçando efusivamente todos os recém-chegados no coração de sua mistura cultural".

Na lista das melhores cidades para se visitar no ano que vem, chama atenção também a presença de Addis Abeba, capital da Etiópia, em nono lugar, a única da África. Segundo o guia, "a cidade está evoluindo em um ritmo rápido, semelhante a de um maratonista etíope".

"Fundada há pouco mais de um século, Addis Abeba, que em amárico significa "Nova Flor", não é apenas a capital diplomática da África como uma metrópole próspera", acrescenta a resenha.

Países

No ranking dos países, a primeira posição foi ocupada pelo Sri Lanka. Segundo o guia, "após um tsunami devastador e uma guerra civil que durou de 1983 a 2009, o país está se reerguendo ao apostar na indústria do turismo, e o número de turistas vem crescendo desde então", disse o guia.

A pequena ilha no Oceano Índico é seguida de perto por Montenegro, na Europa Oriental, onde, segundo a resenha, "a natureza é prolífica e criativa", produzindo "paisagens icônicas como a Baía de Kotor e as populares praias ao longo de sua riviera".

O guia também relembra ao viajante que visita o país de "levar um par de botas de escalada junto com um traje de banho".

Coreia do Sul, Equador, Eslováquia, Ilhas Salomão, Islândia, Turquia, República Dominicana e Madagascar completam a lista.

BBC Brasil




Confira os 10 destinos que serão os mais procurados em 2013

Para uma viagem sair perfeita, é preciso se preparar para escolher o destino preferido e pesquisar previamente sobre o local para não errar nas datas e passeios.


Para uma viagem sair perfeita, é preciso se preparar para escolher o destino preferido e pesquisar previamente sobre o local para não errar nas datas e passeios. Pensando nisso, o site especializado Lonely Planet se antecipou e listou os 10 destinos que deverão ser os mais procurados pelos turistas em 2013.

1. São Francisco, Estados Unidos: a cidade californiana, chamada de “queridinha” da costa oeste, é conhecida por suas montanhas, terremotos, uma tendência aos políticos liberais e pelas boas-vindas calorosas aos turistas. Segundo o site, o melhor da cidade são as opções culturais, eventos e comida. Além destas atrações, outro incentivo para visitar São Francisco é a 34ª Copa América, que será sediada por lá em 2013 e que levará várias mehorias à estrutura física da cidade.

2. Amsterdã, Holanda: a cidade, que já é famosa por sua beleza e muito procurada por turistas jovens, ganhará movimento extra em 2013 por causa de uma série de comemorações: o charmoso canal Golden Age completará 400 anos; o pintor Vincent van Gogh faria 160 anos em 2013 e o museu organizado em sua homenagem completa 40 anos de fundação; o museu Rijksmuseum, dedicado às artes e história, reabrirá suas portas depois de 10 anos de reforma; a orquestra Royal Concertgebouw, considerada a melhor do mundo, soprará 125 velinhas em 2013; o zoológico Artis Royal fará aniversário de 175 anos; e o centro cultural Felix Meritis celebra 225 anos de vida. Além de todas estas “festas de aniversário”, a cidade terá uma riquíssima programação de concertos, exibições e festas de rua ao longo de todo o ano.

3. Hyderabad, Índia: a capital do estado de Andhra Pradesh já foi considerada uma das cidades mais ricas do país, mas depois da independência da Índia, os palácios e jardins foram vendidos, saqueados ou destruídos, o que deixou o local bem mais feio do que um dia havia sido. Mas várias destas construções na Cidade Velha foram recentemente restauradas, incluindo o Falaknuma Palace, um hotel sete estrelas que foi reconstruído pelo grupo Taj e transformado em uma cápsula do tempo extremamente luxuosa. Outros monumentos e prédios também estão sendo consertados e, por toda a cidade, há muitos espaços a serem descobertos e explorados. O site destaca o local como ótimo destino para cultura, comida e bons preços.

4. Londonderry, Irlanda: esta cidade murada e histórica é conhecida também como Derry e será a capital da cultura do Reino Unido em 2013. O ano será cheio de eventos culturais, como o festival All Ireland Fleadh, que dura 10 dias e é conhecido como o maior evento irlandês do mundo, além de ter o controverso palco Turner Prize. Entre os outros eventos, destaque para os encontros de música e dança contemporânea, além de um tradicional festival de jazz e do Earhart Festival que, em 2013, comemora 80 anos que a pioneira pilota Amelia Earhart pousou na cidade. O Lonely Planet destaca também o local como um bom destino para ser visitado com a família.

5. Pequim, China: a cidade ainda é o centro cultural e artístico do país. Apesar da Olimpíada de 2008 parecer muito distante, há ainda muitos benefícios que continuam na cidade, como o Ninho do Pássaro, por exemplo. Recentemente, foi inaugurada também a linha ferroviária que liga as cidades de Pequim e Xangai em cinco horas e tem atraído muitos turistas. O local é uma reunião de culturas e, com certeza, está caminhando para ser a maior potência mundial.

6. Christchurch, Nova Zelândia: conhecida como a “cidade-jardim”, ela está crescendo com muito talento e deixando para trás um cenário devastador depois de sofrer terremotos em 2010 e 2011. Repensando o urbanismo, a cidade está ressurgindo com energia e investimento, com uma imensa variedade de atrações, desde comidas de vários países, até locais com música ao vivo. Por isso, 2013 será um ano com boa oportunidade para ver o renascimento do local de perto.

7. Hobart, Austrália: como capital do estado da Tasmânia, a cidade portuária vivia em um ambiente sonolento de calmaria, mas com a chegada de uma das unidades mundiais do museu MONA por lá, as águas foram movimentadas, o que tem atraído vários tipos de turistas para o local, tornando-o um destino cult e moderno. Outra novidade já está programada para o próximo ano, quando o Tasmanian Museum and Art Galerry (TMAG) receberá uma exibição do Theatre of the World com curadoria de Jean-Hubert Martin, de Paris. O crescimento gastronômico da cidade continua acontecendo e a cena da culinária na região deve dar ainda muitos frutos.

8. Montreal, Canadá: a cidade foi classificada, em 2010, como a mais feliz do mundo, pelo Lonely Planet, e, em 2011, como a mais moderna, pelo jornal New York Times. Além disso, aparece no filme Robopocalypse, de Stephen Spielberg, e é convidativa a todos para tomarem um drinque na praia urbana construída. Além de beleza, a cidade tem também cérebro. Na primavera de 2013 será inaugurado o novo planetário Rio Tinto Alcal, com o ambicioso projeto “Espaço para a vida”. O calendário social da cidade também está recheado, com a abertura do museu de cera Grévin, o aniversário de 50 anos do Place des Arts e do hotel Point Zero, construído pela grife de mesmo nome.

9. Adis Abeba, Etiópia: a capital e maior cidade do país africano tem crescido com o mesmo ritmo acelerado que os maratonistas africanos correm. A economia deve registrar aumento de ao menos 5% em 2013, o que ajuda a criar um clima de confiança e resistência. Fundada há pouco mais de um século, Adis (como também é chamada) significa “nova flor” na língua nativa e é também a capital diplomática da África, uma metrópole próspera e uma cidade moderna e groovy, que tem orgulho de sua mistura cultural.

10. Porto Iguaçu, Argentina: ideal para passeios em família, atividades e aventura, a cidade é mais do que uma daquelas que recebem a queda de água Foz do Iguaçu, local que é considerado uma das novas sete maravilhas da natureza, segundo uma votação feita em 2011. Mais do que uma cachoeira, que pega trechos no Brasil e Argentina, a cidade tem base turística com ótimos hostels, hotéis de alto nível, spas e viagens guiadas.


Autor: Vinculado ao gp1.noticias gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.