terça-feira, 23 de outubro de 2012

Fase terminal. Câncer atingiu a medula óssea da atriz Regina Dourado


Atriz Regina Dourado está com câncer em fase terminal

De acordo com o irmão, Oscar Dourado, a doença atingiu a medula óssea da atriz, que está sedada no hospital Português da Bahia, em Salvador

A atriz Regina Dourado, de 59 anos, está internada desde sábado no hospital Português da Bahia, em Salvador. De acordo com seu irmão, Oscar Dourado, Regina está na fase terminal da doença e é mantida sedada em um quarto da instituição. "A metástase atingiu a medula óssea. Seu estado é delicadíssimo e irreversível. Agora queremos garantir seu conforto."

Regina foi diagnosticada com câncer na mama direita em 2003. Cerca de sete anos depois, o seio esquerdo foi comprometido pela doença. "Ela é uma pessoa muito independente, não sabíamos da gravidade de sua situação. Uma prima foi visitá-la no sábado e ela demorou mais de duas horas para conseguir sair do quarto e abrir a porta de casa", conta o irmão.


Seu último trabalho na TV foi em 2008 na novela Mutantes - Caminhos do Coração, da Record, quando interpretou Altina, a mãe do menino-lobo Vavá (Cássio Ramos). Na mesma emissora, ela esteve no elenco da novela Bicho do Mato (2007). Antes de ser contratada pela Record, em 2007, Regina fez parte de uma série de novelas na TV Globo. A mais recente foi América (2005), em que interpretou Graça a mulher do fofoqueiro Gomes (Walter Breda), no núcleo de Vila Isabel. A atriz esteve presente em outra novela de Glória Perez, Explode Coração (1995).

Um dos primeiros trabalhos de Regina na TV foi na novela Pai Herói (1978). Depois disso, ela integrou o elenco da minissérie O Pagador de Promessas (1988), de Dias Gomes, além das novelas Roque Santeiro (1985), Felicidade (1991) e Renascer (1993).

Ela começou a carreira aos 15 anos, na Companhia Baiana da Comédia, em Salvador. Dez anos depois, se mudou para o Rio de Janeiro e estrou na TV Globo na minissérie a Morte e a Morte de Quincas Berro d'Água (1978). Sua carreira no cinema é constituída por atuações nos longas Corisco & Dadá (1996), de Rosemberg Cariry, No Coração dos Deuses (1999), de Geraldo Moraes, Espelho d'Água - Uma Viagem no Rio São Francisco (2004), de Marcus Vinícius Cesar, e outros.

Regina tem um filho, Leonardo Dourado, de 28 anos.


Filho de Regina Dourado fala sobre estado de saúde da mãe
Regina foi diagnosticada com câncer de mama em 2003

Leonardo, filho da atriz Regina Dourado, conversou com o iBahia na tarde desta terça-feira (23) para falar sobre o estado de saúde da mãe que está internada no Hospital Português, em Salvador, desde o último sábado (20), para tratar do câncer de mama. No bate-papo rápido, Leonardo limitou-se a  dizer que a mãe "está bem e que está sendo bem cuidada pela equipe médica". " Esperamos que ela fique boa em breve", finalizou.

De acordo com fontes da equipe médica, o quadro da atriz é irreversível e ela está levemente sedada, já recebendo os chamados cuidados paliativos, que ajudam a aliviar o sofrimento de pacientes diante de doenças que ameacem a continuidade da vida.

Para quem não sabe, Regina deixou a UTI na tarde da segunda-feira (22) e não está mais se submetendo à quimioterapia. De acordo com fontes do iBahia, a doença da atriz chegou a sua fase de metástase, dificultando o processo de cura. Por conta disso, a baiana está muito debilitada, com insuficiência respiratória e infecção urinária.

Para quem não se lembra, Regina foi diagnosticada com câncer de mama em 2003. Em uma entrevista concedida ao iBahia, em 2011, ela contou que quando descobriu o nódulo maligno em um dos seios, há cerca de nove anos, passou por cirurgias e sessões de quimioterapia e radioterapia.

Segundo Regina, a doença deu uma trégua logo após a descoberta e voltou em 2010. Novamente, ela passou pelo centro cirúrgico e reiniciou o tratamento. Mas, dessa vez, a baiana sofreu com as sequelas da quimioterapia. "Fiquei sem poder andar, tive muitas alucinações, esquecimento e visão dupla. Agora já estou andando, a visão está ótima e a memória está voltando, graças a Deus", revelou ela, na época da entrevista.

Para quem não se lembra, o último papel da atriz na Globo foi em 2005, na novela 'América', de Glória Perez. Depois disso, ela ainda atuou em trabalhos na Record, como 'Bicho do Mato' (2006) e 'Caminhos do Coração' (2007). Sua última atuação foi em abril deste ano, quando participou do espetáculo 'Paixão de Cristo', na Concha Acústica do TCA.

Matéria original iBahia
Explode Coração - Lucineide (Regina Dourado) e Salgadinho (Rogério Cardoso)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.