sábado, 27 de outubro de 2012

Evangélicos declaram boicote à novela Salve Jorge

Evangélicos declaram boicote à novela que fala de São Jorge
Muitas igrejas têm usado as redes sociais para promover um boicote. No Facebook, um dos posts diz que a novela vai adorar "Ogum" e que os evangélicos não devem dar audiência ao folhetim


Salve Jorge, a nova novela Rede Globo, estreou há menos de uma semana e já se encontra no meio de uma grande polêmica. Evangélicos estão usando a internet para promover protestos contra a série. O motivo é que a trama fala de São Jorge, que, no candomblé, é reconhecido como Ogum. Muitas igrejas têm usado as redes sociais para promover um boicote. No Facebook, um dos posts diz que a novela vai adorar "Ogum" e que os evangélicos não devem dar audiência ao folhetim. Outra mensagem sugere: "Na hora da novela, leiam a Bíblia".

No Estado, o pastor presbiteriano Helmar Henrique é um dos que defendem o boicote. "Condenamos qualquer tipo de ligação com o misticismo. O fato é que devemos preservar o absolutismo de Jesus. Ele é único", diz.  O pastor acredita que a proibição é necessária, pois existe todo um contexto ético, religioso e moral que a trama prejudica.


Pastor da Igreja Batista Renovada e presidente da Associação de Pastores Evangélicos de Vila Velha (Apevive), Pedro Carlos de Souza, tem a mesma opinião. "A nossa orientação é no sentido do esclarecimento. A veneração a Ogum mostra um outro caminho totalmente diferente do nosso".

Para o diácono da Igreja Metodista Wesleyana e estudante de Teologia Fabrício Regiani, a série pode ter uma influência muito grande sobre o povo. "As pessoas acreditam no que estão vendo.".


Polêmica

Em seu blog, o bispo Edir Macedo, fundador da igreja Universal do Reino de Deus, criticou a trama. "Como posso aceitar dentro da minha casa algo que vai frontalmente contra um mandamento direto do meu Deus?", questionou.

A Globo diz que a novela não trata sobre São Jorge e sim cita o mito do guerreiro. E que a única referência ao santo é o fato de ele ser o padroeiro da cavalaria da trama.


Análise do teólogo e especialista em Religião do jornal A GAZETA, Vitor Nunes

Toda essa polêmica faz parte da teoria de determinados grupos da sociedade que pretendem direcionar mensagens de acordo com os seus interesses. Assim, criam uma pressão social sobre a emissora que transmite o produto. Essa situação só torna evidente a necessidade de ampliar o diálogo inter-religioso no país. O fechamento de grupos em seus discursos limita a chance de se conhecer outras questões. O sincretismo religioso faz parte da nossa cultura. Só devemos tomar um posicionamento crítico a respeito de um tema como esse se o conhecemos. Senão, a negação torna-se uma decisão que não foi construída por conta própria. Sou a favor de um debate social. É importante assistir para que possamos apontar as razões para não assistir. Na época do Brasil Colônia, os escravos mesclaram suas práticas religiosas ao catolicismo. Deu-se o sincretismo, que é uma realidade presente da sociedade. As pessoas ainda não têm consciência de que precisamos de tolerância religiosa. Temos que respeitar a crença de cada um. A novela é apenas uma vitrine, não a convocação a uma devoção.


Autora: "Vejo interesses comerciais"

Após a polêmica, a autora da novela, Glória Perez, decidiu falar. "Não vejo protesto de evangélicos. O que vejo são interesses comerciais apelando para o fundamentalismo. E penso que, em casos assim, o pessoal da imprensa deveria seguir o sábio conselho do Millôr Fernandes: ‘Não se deve ampliar a voz dos imbecis’", disse ela.


Edir Macedo leva artistas para culto

A palestra de Edir Macedo realizada em dois dias, na semana passada, no Credicard Hall, ainda é comentada por artistas da Record. Alguns deles, porque sentiram no bolso, não devem esquecer tão cedo.
Só depois de receber o convite por telefone e confirmar se levaria ou não um  acompanhantes, eles recebiam a informação de que teriam de desenbolsar  R$ 2,5 mil por pessoa para ter acesso ao local.
Como não poderia deixar de ser, houve um comparecimento maciço de contratados de vários níveis. Por lá, foram registradas as presenças de Rodrigo Faro, Gugu Liberato e Ana Hickmann, entre outros, além de diretores da casa. Só que tem gente chorando até agora.
O que se anunciou como palestra, acabou sendo um culto religioso, como normalmente acontece em todos os templos da Igreja Universal.  E o pior é que essa não é a primeira vez que isso acontece. Em outra ocasião, essa mesma “palestra” do bispo ocorreu em um hotel.
Encontro A primeira reunião de Aguinaldo Silva e Bruno Barreto para definir detalhes de produção, elenco e início de filmagens do longa “Super Crô” vai acontecer na próxima terça-feira, dia 30, no Rio. O roteiro já está pronto. Por enquanto o único nome confirmado no elenco é o de Marcelo Serrado.
O desejo é esse
Segundo José Roberto Maciel, vice-presidente do SBT, a emissora pensa em renovar contrato com Tiago Santiago.  Mas dentro de condições que favoreçam as duas partes. O acordo do autor, assinado em 2009, vai até agosto do ano que vem.
No bando de loucos
No O ator Fábio Assunção também vai ao Japão torcer pelo Corinthians no Mundial de Clubes, em dezembro. Até em função dessa viagem, ele vai interromper totalmente os seus trabalhos naquele período, mesmo porque já estará liberado das gravações do seriado “Tapas & Beijos”.
Arrumando as malas
O pessoal da Globo, por motivos profissionais ou não, tem voltado suas atenções para a Turquia. Há pouco tempo, dezenas de profissionais estiveram por lá gravando cenas de “Salve Jorge”. No próximo dia 3, quem segue para o país é o autor Walcyr Carrasco, responsável pela adaptação de “Gabriela”. Mas nada a ver com a sua próxima novela. Vai de férias mesmo.
A busca continua
A maratona de testes para escolher o novo Bozo, no SBT, segue em ritmo acelerado. Os trabalhos devem prosseguir por mais alguns dias até se chegar ao que se considera ideal. O desejo é selecionar dois ou três artistas, mas só um será o oficial.
Ellen de volta
A convite do diretor Dennis Carvalho, a atriz Ellen Roche também estará no elenco de “Sangue Bom”, novela de Maria Adelaide Amaral, primeira da fila da Globo no horário das sete. É a novela que vai substituir a atual “Guerra dos Sexos”. [diariosp.com.br]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.