domingo, 28 de outubro de 2012

15 curiosidades divertidas sobre o filme 'De Volta Para o Futuro'



O primeiro filme da saga 'De Volta Para o Futuro' foi lançado em 1985. O longa, estrelado por Michael J. Fox e Christopher Lloyd tornou-se um fenômeno mundial, com uma bilheteria de mais de 360 milhões de dólares. Veja alguns detalhes divertidos sobre desta obra dirigida por Robert Zemeckis.

A máquina do tempo, que foi construída por Doc Brown no DeLorean, deveria ser uma geladeira (sim, uma geladeira!) no projeto original. A ideia só não foi aceita pelos produtores porque havia o receio que crianças escalassem ou entrassem nos eletrodomésticos.

Steven Spielberg era produtor executivo do filme.

Quando Marty McFly vai ao passado, no ano de 1955, há uma cena que mostra um cinema. Dois filmes estão em cartaz: ‘A Boy’s Life’ e ‘Watch the Skies’, que são os nomes os projetos originais de Steven Spielberg: ‘E.T.’ e ‘Contatos Imediatos de Terceiro Grau’.


No filme ‘De Volta Para o Futuro’, há uma pequena homenagem ao diretor Stanley Kubric. Quando Marty McFly conecta a guitarra a uma caixa amplificadora, um painel mostra ‘CRM-114’.  ‘CRM’ refere-se ao decodificador de mensagem do filme Dr. Fantástico (1964); já ‘114’ é o número serial da exploração em Júpiter do filme 2001 - Uma Odisséia no Espaço (1968).


Em ‘De Volta Para o Futuro’, a rua principal da cidade é a mesma do filme ‘Gremlins’ de 1984.

Michael J. Fox estava escalado para interpretar Marty McFly em ‘De Volta Para o Futuro’, mas por causa de um problema de agenda (ele estava gravando outro filme), ele foi substituído pelo ator Eric Stoltz. No fim das contas, os produtores consideraram que Stoltz não tinha muita cara de adolescente e Michael J. Fox ficou com o papel.
Além disso, Jennifer (a namorada de Marty McFly) seria interpretada por Melora Harden (esquerda). No entanto, após algumas filmagens, os produtores decidiram dar o papel para Claudia Wells. O motivo? Harden era muito mais alta que Michael J. Fox, o que causava certa estranheza.

Christopher Lloyd não foi a primeira escolha para interpretar Doc Emmett Brown. O papel seria do ator John Lithgow, que recusou a proposta por causa de outros compromissos.

O diretor Robert Zameckis (direita) trabalhou com ator Michael J. Fox em outros três filmes, além de ‘De Volta Para o Futuro’: ‘De Volta Para o Futuro 2’ (1989), ‘De Volta Para o Futuro 3’ (1990) e ‘Os Fantasmas de Scrooge’ (2009).

O filme ‘De Volta Para o Futuro’ ganhou o Oscar de Melhores Efeitos Sonoros’, além de ter sido indicado para as categorias de ‘Melhor Roteiro Original’, ‘Melhor Som’ e ‘Melhor Canção Original - The Power of Love’.

Na época em que ‘De Volta Para o Futuro’ foi filmado, não havia muita tecnologia gráfica. Por isso, os atores precisaram ser envelhecidos com muita maquiagem. As sessões duravam horas e incluíam máscaras de borracha e tinturas.

O cachorro que vemos dentro do DeLorean, na verdade é um humano fantasiado de cachorro! Apenas as cenas em close são do animal de verdade.

Em 1985, era muito difícil encontrar especialistas em skate, já que o esporte não era muito popular. Assim, um dos produtores do filme foi até ‘Venice Beach’, uma praia frequentada por pessoas com hobbies inusitados. Lá ele encontrou Per Wellinder, campeão europeu de skate, que se tornou um dos dublês de Michael J. Fox.

O nome do Doc Emmett Lathrop Brown esconde alguns segredos. O som da palavra ‘Emmett’, quando invertido, é o mesmo da palavra ‘time’, que significa tempo. Já quando as letras da palavra ‘Lathrop’ são invertidas, forma-se a palavra ‘portal’.

‘De Volta Para o Futuro’ foi citado em um discurso do presidente americano Ronald Reagan. Ele disse: ‘Nunca houve uma época melhor para se viver - um momento de vibrantes maravilhas e feitos heroicos. Como foi dito no filme De Volta Para o Futuro, para onde nós vamos, não precisamos de estradas’.

A cena em que Marty McFly finge ser Darth Vader é bem maior do que a mostrada no filme. Por questão de tempo, partes foram cortadas (mas constam nos extras do DVD). Note que sua arma é um secador de cabelo, enviado do futuro ao passado quando ele usa a máquina do tempo; e ele faz uma saudação vulcana de ‘vida longa e próspera’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.