domingo, 16 de setembro de 2012

Carro fura bloqueio feito para prova de corrida e atropela 7. Motorista foi preso

Motorista que atropelou grupo no Ibirapuera é preso em flagrante
Segundo delegado, ele responderá por tentativa de homicídio.
Motorista disse que foi 'um simples acidente' e que foi fechado por carro.
Carro furou bloqueio feito para prova de corrida (Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press)

O motorista que dirigia um Palio que furou um bloqueio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) reservado para participantes de uma corrida e atropelou pelo menos sete pessoas, na manhã deste domingo (16), na região do Parque Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo, foi preso em flagrante por tentativa de homicídio por dolo eventual. Segundo o delegado Emílio Pernambuco, do 27º Distrito Policial, no Campo Belo, ele assumiu o risco de matar ao desrespeitar as leis e a sinalização de trânsito e dirigir acima da velocidade permitida.

Ao G1, o motorista Ricardo Gonçalves dos Santos, de 32 anos, que é motoboy, disse que tudo não passou de “um simples acidente”, e alegou que foi fechado por um outro carro. Santos afirmou que ter bebido na noite de sábado (15), ido para casa e dormido. Depois acordou neste domingo e saiu de carro para jogar bola. Ele alegou, porém, que não teve culpa no atropelamento. O homem se submeteu ao teste do bafômetro, que deu negativo.

"Fui o primeiro a ser atingido pelo Palio. Ele veio com tudo para cima da grade de proteção, a derrubou e meu atropelou, machucando meu braço esquerdo. Acho que dava para ele ter freado. Vi quando o carro acertou uma senhora e a arremessou longe de onde eu estava", disse o bancário André Braga Araújo Pinto, de 24 anos, uma das vítimas do atropelamento e participante da corrida.

"O motorista foi preso em flagrante porque desrespeitou as leis de trânsito e adotou uma postura imprudente ao volante, assumindo o risco de matar. Ele foi indiciado por tentativa de homicídio por dolo eventual. Havia sinalização completa do evento, que reuniu 30 mil pessoas, havia um bloqueio anterior, a 1,5 km do local do acidente. Ele descumpriu todas as regras de trânsito, passou por cima de barreiras e atropelou sete participantes", explicou o delegado Pernambuco. As vítimas participariam da 20ª Maratona de Revezamento da Cidade de São Paulo.
Motorista foi levado para o 27º DP, no Campo Belo
(Foto: Kleber Tomaz/G1)
Duas vítimas ficaram gravemente feridas, segundo a CET. Quem se machucou foi levado para hospitais da região. Segundo o delegado, caberá à Justiça arbitrar o valor da fiança, caso da defesa de Santos peça sua liberdade.

O motorista foi agredido após o atropelamento, segundo a polícia. "O motorista está com a habilitação e a documentação do carro em ordem. Ele contou que ia jogar bola no Parque Villa Lobos quando foi fechado", disse Pernambuco. Segundo o delegado, policiais militares que atenderam a ocorrência informaram que o motorista do Palio não tentou fugir após o atropelamento. Como o motoboy foi agredido por outras pessoas, ele precisou ser protegido.

A CET, porém, deu outra versão: o condutor fugiu a pé após atropelar as pessoas e, por isso, apanhou. A companhia informou que o atropelamento ocorreu por volta das 8h30 na Avenida Pedro Álvares Cabral em frente à Praça Ibraim Nobre, perto do Obelisco do Ibirapuera. O carro furou um bloqueio que era destinado a segurança dos participantes.

Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.