quarta-feira, 20 de junho de 2012

Os espíritos na teledramaturgia brasileira


Os espíritos das novelas brasileiras

Reza a lenda que à meia-noite do dia 1º de novembro, entre o Halloween e o dia de todos os santos, os espíritos voltam à terra à procura de corpos para possuir. No dia dois do mesmo mês, Finados, o dia dos mortos, eles retornam ao purgatório e não saem de lá até o próximo ano.

Nas novelas a história é um pouco diferente. Os espíritos têm passagem liberada entre os vivos, não precisam aguardar a noite do dia das bruxas. Na ficção, eles vagam pela terra, aparecem para as pessoas e até conversam com elas.



Verbena (Ana Lucia Torre), de Amor Eterno Amor (2012): A personagem Verbena morreu depois de encontrar seu filho, Rodrigo, e hoje sua alma está em outro plano espiritual. Mesmo assim, ela consegue permissões para descer à Terra e acompanhar as relações de seus familiares.


Salomão Hayalla (Daniel Filho), de 'O Astro' (2011): Depois de ser assassinado misteriosamente, o espírito de Salomão Hayalla continuou a aparecer em visões de seu filho Márcio (Thiago Fragoso), um dos suspeitos do crime.

Ludovico (Ary Fountoura), de 'Chocolate com Pimenta' (2003): Após sua morte, o espírito do rico e bondoso Ludovico aparece para ajudar e aconselhar a mocinha Ana Francisca (Mariana Ximenes).


Daniel (Jayme Matarazzo), de 'Escrito nas Estrelas' (2010): O personagem morre logo no primeiro capítulo da novela, em um acidente de carro, mas seu espírito volta para orientar as pessoas que ama e tentar impedir que a garota por quem era apaixonado (interpretada por Nathália Dill) ficasse com seu pai (Humberto Martins).

Nanda (Fernanda Vasconcellos), de 'Páginas da Vida' (2006): Nanda não resiste e morre durante o parto de seus filhos gêmeos, mas continua acompanhando a vida deles e de seus pais.

Lázaro (José Wilker), de 'Três Irmãs' (2008): Após a morte do pai, as irmãs Dora (Cláudia Abreu), Alma (Giovanna Antonelli) e Suzana (Carolina Dieckmann) ficam desnorteadas em suas vidas. O espírito dele então retorna para tentar ajudá-las em suas carreiras, relacionamentos e na preservação da cidadezinha de Caramirim.

Camilo (Malvino Salvador), de 'O Profeta' (2006): Em 'O Profeta', o vilão Murilo era um espírito que se dedicava a assombrar o protagonista Marcos (Thiago Fragoso). Na mesma novela, Rebeca (Tarciana Saad) era apaixonada por Henrique (Maurício Mattar), e, mesmo depois de morta, continuava a persegui-lo.

Estevão (Thiago Fragoso), de 'A Casa das Sete Mulheres' (2003): Estevão era um soldado que, quando ferido, foi socorrido por Rosário (Mariana Ximenes). Ele se curou, mas, tempos depois, acabou morto na guerra. A moça, no entanto, não conseguiu se esquecer de sua paixão, e o espírito de Estevão continua aparecendo em suas ilusões.

Luna (Liliana Castro), de 'Alma Gêmea' (2005): Luna morre no primeiro capítulo da novela, mas, mesmo após reencarnar no corpo da índia Serena, sua imagem continua a ser muito frequente, principalmente na memória de Rafael (Eduardo Moscovis), seu par romântico.

Omar (Francisco Cuoco), de 'Cobras & Lagartos' (2006): Após sua morte, toda a herança de Omar Pasquim passou para o domínio do irresponsável Foguinho (Lázaro Ramos). Assim, o espírito de Omar passou a "acompanhar" Foguinho durante toda a trama. No fim, o morto e o vivo até se tornaram amigos!

Nanda (Vanessa Gerbelli), de 'Mulheres Apaixonadas' (2003): Em 'Mulheres Apaixonadas', a menina Salete(Bruna Marquezine) tinha sonhos em que um anjo lhe falava que sua mãe, Nanda, iria morrer. Depois que isso de fato acontece, o espírito de Nanda volta para auxiliar Téo (Tony Ramos) nos cuidados com a garota.

Alexandre (Guilherme Fontes), Diná (Christiane Torloni) e Otávio (Antonio Fagundes), de 'A viagem' (1993): Alexandre era viciado em drogas e álcool, e foi condenado por assassinar um homem. Querendo se vingar de Otávio, que não quis defendê-lo nos tribunais, ele acaba provocando um acidente de carro fatal com o advogado, e depois se suicida. O espírito de Alexandre vai para um lugar ruim, o "vale dos suicidas", e fica assombrando o filho de Otávio. Enquanto isso, na "colônia espiritual Nosso Lar", Otávio conhece Diná, que morreu em decorrência de um infarto fulminante, e os dois tentam impedir as ações maléficas de Alexandre e procuram conduzir seu espírito à luz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.