domingo, 6 de maio de 2012

A vagina e a relação sexual com dor. Causas



Porque ocorre relações sexuais dolorosas?
Causas de dor e desconforto durante o sexo

Uma série de condições podem causar causar dor e / ou desconforto durante a relação sexual. Estas condições incluem:

Infecção vaginal

Certas infecções vaginais, tais como infecções vaginais levedura e tricomoníase , estão freqüentemente presentes sem sintomas perceptíveis. No entanto, durante a relação sexual, o movimento de fricção do pênis contra a vagina e genitália, por vezes, faz com que os sintomas dessas infecções vaginal (ardor, queimação) a se intensificar. Herpes Genital é outra causa freqüente de dor durante o sexo.

Irritação vaginal

Muitos produtos contêm substâncias irritantes que podem causar irritação vaginal, levando a desconforto ou dor durante a relação sexual vaginal. Estes incluem:

  • qualquer contraceptivo espumas, cremes ou geléias
  • reações alérgicas aos preservativos, diafragmas, luvas de látex ou
  • sprays desodorantes vaginal 
  • tampões perfumados
  • sabonetes desodorizantes
  • detergentes para a roupa (em pessoas sensíveis)
  • lavagem vaginal excessiva


Secura vaginal

Secura vaginal muitas vezes faz com que as relações sexuais sejam dolorosas. Lubrificação vaginal normal para a maioria das mulheres, no entanto, a vagina pode ficar secao em determinados momentos, tornando a penetração vaginal dolorosa. Falta de lubrificação vaginal pode ser causada por vários fatores, incluindo:


  • Tentar alcançar a penetração vaginal muito rápido antes da estimulação suficiente para permitir a lubrificação vaginal normal Sentir-se nervosa ou tensa sobre a experiência sexual, o que pode retardar a liberação da lubrificação vaginal
  • o uso do preservativo, sem a adição de um lubrificante vaginal, (Saliva é aceitável para a lubrificação vaginal, mas nunca use produtos baseados em petróleo, uma vez que pode deteriorar o preservativo e contribuir para infecções vaginais.)
  • desequilíbrio hormonal durante a menopausa , os anos que antecedem a menopausa , ou após o parto 
  • (Métodos de lubrificação vaginal listados acima podem ajudar; mulheres na menopausa podem se beneficiar de um creme de estrogênio que está prescrito para a vagina.)


Aperto vaginal

Isso às vezes acontece quando você se sente tenso, ou não está completamente relaxada quando ocorre a penetração. Dificuldade de penetrar uma vagina apertada pode acontecer mesmo quando a lubrificação vaginal não é um problema. As primeiras vezes que você se envolver em relações sexuais, a vagina pode ser apertado devido a um hímen não esticado, o que pode causar dor no momento da penetração.

Às vezes, uma condição mais grave chamada vaginismo é responsável pela sensação de aperto vaginal; mulheres com vaginismo forte experienciam espasmos musculares involuntários dos músculos da vagina durante a relação sexual ou penetração vaginal por qualquer objeto, incluindo dedos e tampões.

Dor do Clitóris

O clitóris é a parte mais sensível da genitália feminina. Tocar suave ou friccionar o clitóris é extremamente agradável para algumas mulheres, enquanto é insuportavelmente doloroso para os outras. Dor do clitóris também pode ocorrer devido à falta de higiene; secreções vaginais pode acumular sob o capuz do clitóris e pode levar à dor se não forem devidamente lavados.

Dor pélvica

Ocasionalmente, uma mulher vai sentir dor pélvica após a penetração profunda. Diversos fatores podem causar essa dor, incluindo:


  • Lágrimas nos ligamentos que sustentam o útero (causas incluem problemas durante o parto, o aborto realizado de forma inadequada, o intercurso sexual ou estupro violento anterior)
  • cervical, útero, trompas ou infecções, tais como doença inflamatória pélvica (PID)
  • aderências pélvicas (muitas vezes o resultado de uma cirurgia pélvica anterior ou PID)
  • endometriose
  • cistos ovarianos
  • Mioma Uterino
  • Vulvodinia é uma condição dolorosa, e muitas vezes difícil de diagnosticar essa afecção crônica que provoca uma queimadura e / ou sensação de ardor da vulva e vagina.



Dor e / ou desconforto nunca fazem parte da relação sexual normal. Se sentir dor durante o sexo, não tenha medo de dizer ao seu parceiro que não tem como saber que você está desconfortável a menos que você fale sobre o que você está sentindo. Também certifique-se de consultar o seu médico para diagnóstico e tratamento da causa subjacente.

Fonte: Dor durante o coito. ACOG Educação Pamphlet AP020. 
Texto original em inglês: http://www.acog.org/publications/patient_education/bp020.cfm. 
lDoenças About.com Saúde e Condição de conteúdo é revisto pelo Conselho de Revisão Médica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.