domingo, 20 de maio de 2012

Hypertrichosis universalis. Com síndrome do lobisomem, irmãs procuram noivo

Excesso de pelos. Com síndrome do lobisomem, irmãs procuram noivo


Irmãs indianas que sofrem da síndrome do lobisomem querem um noivo e dinheiro para tratamento


As indianas têm a síndrome do lobisomem Foto: Reprodução / Daily Mail

alteração genética conhecida como síndrome de lobisomem é uma das mais raras do mundo - ocorre em uma pessoa a cada um bilhão. Mas afetou três mulheres de uma mesma família, na Índia. Por causa da doença, as irmãs Savita, de 23 anos, Monisha, de 18, e Savitri Sangli, de 16, são cobertas de grossos pelos da cabeça aos pés.
São seis irmãs, mas apenas três têm a doença Foto: Reprodução

As três moradoras de uma vila perto da cidade de Pune, herdaram a hypertrichosis universalis (nome científico da doença) do pai. Elas controlam o crescimento dos pelos com um creme especial. Mas esperam um dia ter dinheiro para pagar um especialista e fazer uma cirugia a laser.

As indianas precisam de dinheiro para fazer o tratamento a laser Foto: Reprodução Assim como grande parte das garotas na idade delas, as três também sonham, sem muitas esperanças, em se casar. “Não é provável.

Quem vai casar com alguém que tem pelos crescendo no rosto?”, diz Savita, a mais velha.

As três também querem se casar Foto: Reprodução


Segundo o jornal "Daily Mail", a hypertrichosis universalis é uma mutação genética rara. Células que normalmente inibem o crescimento de pelos em áreas como pálpebras e testa, passam a provocar o crescimento de cabelos nesses lugares. As indianas ainda possuem três outros irmãos que não têm a doença.

A cirurgia a laser custa R$12,3 mil por irmã. Para ajudar as três a pagarem a operação, o cineasta Sneh Gupta está planejando fazer um documentário sobre elas. E com a visibilidade que vão ganhar na telona,é possível até que consigam um noivo. Quem sabe?

Extra Online
extra.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.