domingo, 13 de maio de 2012

Paris, a "Cidade Luz". Entenda o porquê.

Paris, a "Cidade Luz". Entenda o porquê.

Victor Hugo teve um óbvio amor e admiração pela cidade de Paris, evidente em suas obra-prima Les Misérables (Os miseráveis). Por que esta cidade é tão influente para o resto da Europa e até mesmo do mundo? Uma das razões é que Paris era a casa do Iluminismo e de múltiplas revoluções, e porque sempre teve uma identidade distinta. Afastada das províncias da França, Paris foi conscientemente o ponto focal de todas as nações do progresso e prosperidade. Nós escolhemos três facetas da vida parisiense, que tanto ajudou e reflete ocrescimento da cidade durante os séculos 18 e 19.

PARIS - considerado o centro do universo no final do século 18 e início do século 19, foi a casa do salão Bem reconhecida em todo o mundo, o salão parisiense serviu como um ponto de encontro para discussão em grupo sobre as questões da vida política, social, e discurso cultural. Estrangeiros que visitam esta cidade vibrante e progressiva, muitas vezes priorizaram para visitar um salão parisiense durante a sua estadia.

Pode-se dizer que, com o início do século 18, o salão parisiense não era mais um lugar de lazer ocioso, mas sim um ambiente único, social e intelectual, oferecendo a oportunidade para homens e mulheres para compartilhar gostos e interesses semelhantes.

A Champs Elysées / Arco do Triunfo
Considerado por muitos a avenida mais bonita do mundo, a Champs-Elysees
está localizado no 8 º distrito, a noroeste da cidade.

Originalmente, a Champs-Elysees era apenas pântanos desabitado. Em 1616, Marie de Medicis decidiu fazer organizar, ao longo do Sena, um caminho longo alinhado com árvores. Luis XIV, 1670, Load Andre Le Notre, o arquiteto paisagista de Versalhes e os Jardins das Tulherias, em Paris, para continuar o desenvolvimento.

É um local turístico de Paris. Na sua parte inferior, formam jardins da Avenue des Champs-Elysées. Em seguida, inclui calçadas contras que vão além dos jardins divididos em quadrados. Na parte superior, avenida oeste da rotunda, há várias boutiques, locais de entretenimento, cinemas e cafés famosos e restaurantes.



O museu do Louvre
O Palácio do Louvre é um antigo palácio real, na margem direita do Sena, entre os Jardins das Tulherias e a igreja Saint-Germain l'Auxerrois.
Abrangendo uma área de mais de 135.000 m2, o Louvre é o maior palácio da Europa e o segundo maior edifício do continente após a Casa do Parlamento romeno.

Sua construção se estende por quase um milênio e é inseparável da história da cidade de Paris.

É hoje um dos museus mais ricos de arte do mundo

O Museu do Louvre é o maior museu em Paris e sua área (210 m² 000, dos quais 68 000 para as exposições) e um dos maiores do mundo.

A estátua eqüestre de Luis XIV constitui o ponto de partida do eixo histórico, mas o palácio não está alinhado com esse eixo. O Louvre tem uma longa história de conservação e história da arte da França de reis Capetos até hoje. O museu universalista do Louvre inclui uma cronologia e uma ampla área geográfica, desde a Antigüidade até 1848, da Europa Ocidental para o Irã, através da Grécia, Egito e Oriente Médio.

As obras são de natureza variada: pinturas, esculturas, desenhos, cerâmicas, objetos arqueológicos e arte, entre outros Entre as peças mais famosas do museu são o Código de Hamurabi, a Vênus de Milo, a Mona Lisa de Leonardo da Vinci, e Liberdade Guiando o Povo Eugène Delacroix.

O Louvre é o museu mais visitado do mundo, com 8,8 milhões de visitantes em 2008.

A Ópera Garnier / Lojas de departamento
A Ópera Garnier ou Palais Garnier é um dos elementos estruturais da paisagem da capital, especialmente o nono distrito de Paris.

Localizado no final da Avenue de l'Opéra, perto da estação de metrô de mesmo nome, o edifício em si como um monumento representativo da arquitetura eclética e estilo historicista da segunda metade do século XIX e continua a transformação de Parisrealizada por Napoleão III e Haussmann, o prefeito.

Esta construção tem sido considerada a "ParisOpera", mas a partir da abertura da Ópera da Bastilha em 1989, é referida pelo nome único do autor: Charles Garnier.

Ambos os locais estão agora agrupados em público industrial e comercial "Opera National de Paris. Esta ópera é objeto de uma classificação como monumento histórico desde 16 de outubro de 1923.




La Basilique du Sacré-Coeur / Montmartre

A Basílica de Sacré-Coeur, localizada no alto de Montmartre em Paris, é principal edifício religioso visitado por mais de dez milhões de peregrinos e visitantes a cada ano

Sua construção foi ordenada por uma lei votada pela Assembléia Nacional em julho de 1873. A escolha do arquiteto foi por um concurso público.

O arquiteto Paul Abadie (que morreu em 1884) ganhou a concorrência para a construção do Sagrado Coração.

A primeira pedra foi lançada 16 de junho de 1875. Mas a igreja foi concluída em 1914 e consagrada em 1919, após o fim da Primeira Guerra Mundial.

O estilo arquitetônico da igreja é inspirada arquitetura romana, arquitetura bizantina, especialmente a Catedral de St. Frente em Perigueux. Para a construção, pedra branca, escolhida pelas suas qualidades de dureza e de auto-limpeza em contato com a água das pedreiras de Château-Landon

A Basílica tem forma de uma cruz grega, adornada com quatro cúpulas. Sua cúpula central, 83 metros de altura, é encimado por uma clarabóia formada uma colunata. A cripta, que tem o mesmo layout como a igreja é uma das curiosidades da basílica. Uma porção grande torre quadrada torre contém o maior sino na França. No interior, o teto da abside é decorado com o maior mosaico da França.


A área de Marais
O distrito Marais, está localizado em uma parte dos distritos 3 e 4 de Paris, na margem direita do Sena.

O Marais é uma zona húmida ex ocupada desde o século XII, por ordens religiosas (incluindo a Ordem dos Templários), que criou instituições.

No início do século 17, após a construção da Place des Vosges, este bairro, se tornou a residência da nobreza parisiense.

Muitas casas que foram construídas, muitas das quais permanecem até hoje.

A área é agora ocupado por uma população de artesãos e trabalhadores que ocupam os antigos hotéis e lojas construídas no velho caminho.

Renovações importantes de Paris do século 19 afetaram o pequeno bairro que mantém as suas ruas estreitas, mas muitos edifícios de qualidade foram gradualmente destruídos.

Em 1969, André Malraux lançou um programa para proteger e preservar o que continua até hoje. Muitos museus estão localizados lá. (Museu Carnavalet, Museu Picasso, etc)


Palais des Congrès de Paris

Os Palais des Congrès de Paris é um lugar mítico na capital.
A sua forma arquitectónica única e os muitos shows e performances que acontecem são um convite para viajar.

Notre-Dame / Ile de la Cité

Notre Dame de Paris, ou simplesmente Notre Dame para os parisienses, é a catedral da Arquidiocese de Paris.

Notre Dame de Paris não é a maior das catedrais francesas, mas é indiscutivelmente uma das melhores da arquiteturaa gótica já produzidas na França e na Europa.

Foi após a sua conclusão a maior catedral do Oeste

Esta obra-prima, um dos símbolos mais conhecidos da capital francesa, está localizado na ponta leste da Ile de la Cité, no centro histórico da cidade, perto das margens do Sena, 4 º distrito de  Paris.

Sua fachada ocidental domina a praça de Notre Dame

A construção no local dos antigos templos pagãos, durou muitas décadas, quase 2 séculos. O estilo não é uniforme. Tem características: sexpartite as abóbadas da nave, a audácia dos pilares do coro, a obra-prima de equilíbrio arquitetônico da fachada. As duas rosetas que adornam cada braço do transepto estão entre os maiores da Europa e estão cada 13 m de diâmetro.

Após a convulsão revolucionária, Notre-Dame de Paris de 1844-1864 sofreu uma grande restauração e, por vezes controverso, liderada pelo arquitecto Viollet-le-Duc

A catedral foi, nos finais do século XVII, durante o reinado de Luís XIV, palco de alterações substanciais principalmente na zona este, em que túmulos e vitrais foram destruídos para substituir por elementos mais ao gosto do estilo artístico da época, o Barroco.

Em 1793, no decorrer da Revolução francesa e sob o culto da razão, mais elementos da catedral foram destruídos e muitos dos seus tesouros roubados, acabando o espaço em si por servir de armazém para alimentos.

Com o florescer da época romântica, outros olhares são lançados à catedral e a filosofia vira-se para o passado, enaltecendo e mistificando numa aura poética e etérea a história de outras épocas e a sua expressão artística. Sob esta nova luz do pensamento é iniciado um programa de restauro da catedral em 1844, liderado pelos arquitectos Eugene Viollet-le-Duc e Jean-Baptiste-Antoine Lassus, que se estendeu por vinte e três anos.



A Torre Eiffel
A Torre Eiffel, originalmente chamada de torre de 300 metros, é uma torre de ferro forjado construída por Gustave Eiffel e sua equipe para a Exposição de Paris de 1889.

Localizado no final do parque Champ de Mars ao lado do Sena, este monumento parisiense, símbolo da capital francesa, é o nono local mais visitado no país em 2006 e visitaram  monumento pago do mundo, com total de acessos de 6.893 milhões de visitantes em 2007.

A uma altura de 313,2 metros, no início, mais tarde alargado a muitos ramos das quais as últimas sobe para 324 mètres, a Torre Eiffel permaneceu o maior monumento do mundo há mais de 40 anos. Usado no passado para muitos experimentos científicos, que agora serve como um transmissor de rádio e televisão.
Sua construção durou dois anos e dois meses

A Torre, que foi o prédio mais alto do mundo durante mais de 40 anos até que, em 1929, foi substituída no posto pelo Edifício Chrysler em Nova York, começou a ser construída em janeiro de 1887 em meio a críticas dos que a consideravam uma desonra a Paris.

Jardim de Luxemburgo

Jardim de Luxemburgo é um local privado aberto ao público, localizado no sexto distrito de Paris. Criado em 1612, a pedido de Maria de Médicis, teve sua restauração liderada pelo arquiteto Chalgrin Jean-François-Thérèse sob o Primeiro Império.

Ele se estende ao longo de 23 hectares de canteiros de animadas flores e esculturas.
Visita Favorito dos parisienses, estudantes ou andadores, também atrai visitantes de todo mundo

ardim de Louxembourg foi feito para “matar as saudades” de sua Florença natal, e foi criado inspirado dos Jardins Boboli (Florence). Maria de Medicis pediu que fossem trazidas flores de Florence e que a arquitetura do lugar lembrasse a arquitetura dos Jardins encontrados na sua terra natal.

Menos regular do que o Jardin das Tulherias (Catherine de Medicis), o Jardim de Luxemburgo continua sendo um dos mais belos jardins em Paris.

Esse Jardim se difere também do Tuileries porque parece mais um parque. Ladeado pelo Senado, é decorado com muitas estátuas e oferece muitas atividades. Esculturas, passeios para crianças, jardins de plantas e flores estão espalhados por todo.

Os Jardins de Luxembourg contam com numerosos monumentos e estátuas, sendo então uma especie de museu ou galeria de artes a céu aberto. A coleção de arte e esculturas são dos século XVII século XVIII, século XIX e século XVI.

Luxemburgo era amado pelos escritores que viviam nos arredores do Jardim: Baudelaire, Lamartine, Musset, Verlaine, Victor Hugo, George Sand, Balzac, Hemingway, Sartre.


Saint-Germain des Prés / Saint Sulpice
Após a Segunda Guerra Mundial, o Saint-Germain-des-Prés tornou-se uma Meca da vida cultural e intelectual de Paris. Filósofos, escritores, atores e músicos se misturavam nas boates (onde bebop foi inventado) e "brasseries", onde a filosofia existencialista tem coexistido com o jazz americano, nos porões da Rue de Rennes, freqüentado especialmente por Boris Vian.

A área é agora de menos prestígio intelectual que o auge de Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir, ícone cantora Juliette Greco ou cineastas como Jean-Luc Godard e François Truffaut, mas também poetas como Jacques Prévert e artistas como Giacometti.

Mas os artistas ainda passeam, desfrutam do ambiente do café Les Deux Magots ou Café de Flore.
Na brasserie "Lipp" atendem jornalistas, atores e políticos vêem como fez François Mitterand



Museu d'Orsay
O Museu d'Orsay é um museu nacional, na margem esquerda do Sena, no sétimo distrito.
As colecções do Museu Orsay são pinturas e esculturas de 1848-1914 West, mas também a artes decorativas, fotografia e arquitetura.

Você pode ver obras-primas como o Olympia de Manet, A pequena bailarina de catorze anos Degas, A Origem do Mundo de Courbet, pintura ...

As exposições impressionistas periodicamente apresentam o trabalho de um artista, ou destacar uma corrente, um comerciante, uma questão de história da arte.

Um auditório é o lar de diversos eventos, concertos, teatro, teatro de sombra, conferências e simpósios, performances e especificamente para o público jovem 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.