sábado, 12 de maio de 2012

Cientistas desvendam mistérios de 'computador grego' de 2 mil anos

Cientistas desvendam mistérios de 'computador grego' de 2 mil anos 
O objeto tem o tamanho aproximado de um laptop moderno e, dentro dele, estão várias rodas de transmissão e engrenagens


foto: Reprodução | BBC

Os segredos de um objeto considerado o computador mais antigo do mundo foram revelados com o uso de um equipamento de raio X. O mecanismo Antikythera, como é conhecido, tem cerca de 2 mil anos e foi encontrado em 1901 quando um grupo de mergulhadores chegou a um antigo navio romano naufragado na costa da Grécia.

O objeto tem o tamanho aproximado de um laptop moderno e, dentro dele, estão várias rodas de transmissão e engrenagens. Ele teria sido usado para prever eclipses solares e, de acordo com descobertas recentes, o mecanismo também servia para calcular as datas de Olimpíadas na Grécia Antiga.

A equipe internacional de cientistas conseguiu juntar em um computador mais de 3 mil projeções de raios X, montando uma imagem tridimensional. Com estas imagens, os cientistas conseguiram compreender o mecanismo e suas engrenagens.
Os segredos do objeto considerado o computador mais antigo do mundo foram revelados com o uso de um equipamento de raio X. Assista ao vídeo .

Trabalho pormenorizado sobre as engrenagens do mecanismo mostrou que era capaz de acompanhar os movimentos astronômicos com precisão notável. A calculadora era capaz de seguir os movimentos da Lua e do Sol através do zodíaco, prever eclipses e até recriar a órbita irregular da lua. A equipe acredita que pode também ter previsto as posições dos planetas.

As descobertas sugerem que a tecnologia grega era muito mais avançado do que se pensava anteriormente. Nenhuma outra civilização é conhecido por ter criado algo tão complicado por mais mil anos.

Edmunds professor disse:. "Este dispositivo é simplesmente extraordinário, a única coisa de seu tipo O design é bonito, a astronomia é exatamente correto A maneira como os mecânicos são projetados apenas faz seu queixo cair Quem fez isso tem feito com muito cuidado.. . "

A equipe foi composta por pesquisadores da Cardiff, do Museu Arqueológico Nacional de Atenas e as Universidades de Atenas e Salónica, suportada por uma concessão substancial da confiança Leverhulme. Os pesquisadores foram muito auxiliado por Hertfordshire empresa X-Tek, que desenvolveu a tecnologia de computador poderoso X-Ray para ajudar com o estudo de fragmentos corroídos da máquina. Computador gigante Hewlett-Packard desde tecnologia de imagem para melhorar os detalhes da superfície da máquina.

O mecanismo é em 70 pedaços e armazenado em condições controladas com precisão em Atenas onde ele não pode ser tocadas. Recriando seu funcionamento foi um processo difícil, penoso, envolvendo os astrônomos, matemáticos, especialistas em computação, analistas de script e especialistas de conservação.

Depois de revelar seus resultados completos em uma conferência internacional de dois dias em Atenas e na revista Nature, os pesquisadores estão agora na esperança de criar um modelo de computador de como a máquina funcionou, e, no tempo, uma réplica completa de trabalho. Ainda é incerto o que os gregos antigos usavam o mecanismo para, ou quão disseminado desta tecnologia era.
Professor Edmunds disse: "Ele faz levantar a questão que mais estavam fazendo no momento em termos de valor histórico e escassez, tenho de considerar este mecanismo como sendo mais valioso que a Mona Lisa.".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.