segunda-feira, 23 de abril de 2012

Jovens do Norte do Espírito Santo desaparecem em percurso para o Sul da Bahia

Cinco universitários desaparecem na Bahia
Grupo saiu de São Mateus, na última sexta, para ir a Prado

Julia Casotti e Fabricio Marvila

As famílias de cinco jovens de São Mateus e Colatina estão angustiadas e querem respostas à respeito do desaparecimento de seus filhos desde a noite da última sexta-feira. O grupo saiu de São Mateus às 19h e seguia para a cidade de Prado, na Bahia - um percurso que duraria cerca de três horas. Mas até o final da noite de ontem, eles ainda não tinham chegado ao destino, nem dado sinal.
Familiares

"As famílias e amigos estão mobilizados para encontrar alguma pista do que aconteceu. Todos estão ansiosos".

Rendrix Galão, irmão de André


"Todo pai entende o que estou passando. Minha filha está desaparecida, quero respostas, quero que tudo dê certo".

Paulo Luiz Oliveira, pai de Amanda
Os jovens são Amanda Oliveira, 22, Izadora Ribeiro, 21, Marllonn Amaral, 21, Rosaflor Oliveira, 24, todos alunos do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), em São Mateus, e André Galão, 28, ex-estudante do Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc), de Colatina. Eles estavam em um Fiat Punto de cor bege, placas ODC 6985.

Dora Ribeiro, mãe de Izadora, disse que por meio de um rastreamento telefônico, ontem à noite, surgiu uma nova informação: o último sinal do telefone de um dos jovens foi a 15 quilômetros da cidade de Teixeira de Freitas, na Bahia. "Essa é a última informação que recebemos, vamos aguardar as buscas e pensar positivo. Queremos respostas em relação ao caso, a angústia é muito grande", diz Dora.

Segundo familiares de Rosaflor, eles foram vistos pela última vez em Pedro Canário, em um posto de gasolina do município. Ontem (22), durante as buscas feitas pelas polícias Civil e Militar, uma funcionária reconheceu o grupo e confirmou que eles estiveram no posto.


Os cinco jovens viajavam para a casa dos pais de Izadora, que moram em Prado, na Bahia. Os amigos iriam participar da festa de aniversário da mãe da jovem, que foi suspensa, no sábado (21). Como eles estavam demorando a chegar, os familiares ficaram preocupados e resolveram ligar para os telefones celulares dos universitários, mas todas as chamadas caíram na caixa postal.

Equipes de polícia de São Mateus e Pedro Canário fizeram buscas ontem em vários pontos do Espírito Santo e da Bahia, mas ninguém foi localizado. As buscas chegaram a se estender até localidade de Posto da Mata, na Bahia, mas até o final da noite de ontem os cinco amigos continuavam desaparecidos.

Qualquer informação que possa levar à localização dos cinco jovens pode ser passada para a Delegacia de Pessoas Desaparecidas, em Vitória, pelo telefone 3137-9065, ou para o Disque-Denúncia da Secretaria de Segurança Pública, pelo telefone 181.

Polícia investiga hipótese de uma ação criminosa
De acordo com o delegado de São Mateus, Leonardo Malacarne, todas as possibilidades de linhas investigativas foram consideradas para apurar o desaparecimento dos cinco jovens. Malacarne ainda afirmou que até o momento uma ação criminosa é a hipótese mais válida.

"Rastreamos a rodovia e não encontramos indícios de acidentes. Sabemos que há muitas hipóteses, entretanto há forte indício de ser uma ação criminosa. Mas não podemos adiantar muitas informações, pois a investigação corre em sigilo", comenta Malacarne.

O delegado disse que a partir de hoje a investigação será em conjunto com a polícia da Bahia. "Só não começamos neste final de semana porque não conseguimos contato por lá. Mas amanhã (hoje), sem falta, vamos unir a investigação para garantir mais eficiência".

foto: Divulgação
Reprodução de cartaz com fotos e informações divulgados pelos familiares dos jovens desaparecidos na página de relacionamento Facebook

Jovens Desaparecidos
Amanda Oliveira, 22
Ela cursa o 7º período de Ciências Biológicas no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), em São Mateus. Solteira, mora sozinha e quer estudar para ser perita.

André Galão, 28
Ele estudava Moda no Centro Universitário de Colatina (Unesc), mas trancou neste ano. André é estilista e trabalha em uma loja em Colatina. Solteiro, mora na cidade com os pais.

Izadora Ribeiro, 21
A estudante cursa o 7º período de Ciências Biológicas no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), em São Mateus. O plano de Izadora é fazer mestrado em Viçosa.

Marllonn Amaral, 21
Natural de Nova Venécia, ele é estudante do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), em São Mateus. Marllonn é amigo dos quatro há muitos anos.

Rosaflor Oliveira, 24
É natural de Vitória. Tem 24 anos e, atualmente, é estudante do curso de mestrado em Biologia, no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), em São Mateus.

A Gazeta - Julia Casotti e Fabricio Marvila

"Minha filha não deixaria de ligar"
Dora Ribeiro, mãe de Izadora, diz que a filha é responsável e não ficaria tanto tempo sem contato

Izadora sumiu a caminho do
aniversário da mãe
 
Dora Ribeiro, mãe da universitária Izadora Ribeiro, está angustiada com o desaparecimento de sua filha e dos quatro amigos. Em busca de respostas, Dora chega a questionar o comportamento do namorado de sua filha.

Como é a sua filha? Alguma vez ela já viajou e esqueceu de ligar?

Minha filha é uma pessoa super-responsável e muito dedicada aos amigos. Não faz parte do perfil dela não ligar, esquecer de avisar e deixar a gente preocupado. Todos os amigos dela, inclusive, são muito responsáveis.

A senhora sabia que sua filha namorava?

Eu não sabia, ela não tinha me contado ainda. Pelo o que ouvi dos amigos, era uma história recente. Entretanto, eles me disseram que ele era bastante complicado e ciumento, até em relação aos amigos da universidade. Minha filha sempre se dedicou muito às relações de amizade, é uma menina muito responsável e atenciosa.

Como ficou sabendo da briga entre o casal?

Os amigos dela me contaram que ele iria viajar para Prado com ela. Fiquei sabendo até que ele e minha filha iriam vir em um carro e os amigos em outro. Mas por causa de uma briga dias antes, ela preferiu que ele não viajasse mais.


Quando soube do desaparecimento, a senhora ligou para ele?

Liguei no sábado de manhã para o Wagner para saber se ele tinha alguma informação a respeito de Izadora e dos meninos. Ele disse que não sabia de nada e que estava em Mucuri. Eu disse que também estava em Mucuri e que queria encontrá-lo. Daí, logo depois, ele desmentiu e disse que, na verdade, estava em Teixeira. Achei uma atitude muito estranha.

E, a partir desse momento, a senhora passou a desconfiar do rapaz?
Achei estranho porque não senti que ele estava muito preocupado. E como um namorado não vai se preocupar em uma situação como essa? Ele não se mobilizou para fazer as buscas com as famílias, não nos encontrou na cidade.

A senhora procurou a delegacia para dar queixa?
Hoje (ontem), por volta das 8h30, fui na delegacia de São Mateus para dividir minha suspeita. E o delegado simplesmente desconversou e não quis saber da minha suspeita. Senti um descaso por parte da polícia.

Após briga, namorado desistiu de viajar
O namorado de Izadora Ribeiro, Wagner Buffon, 30 anos, confirmou que iria viajar com ela para Prado (BA), mas que por uma briga, ela preferiu que ele não fosse.

"Nós dois íamos em um carro e os amigos em outro. Mas depois da briga, ela disse que não queria que eu conhecesse os pais dela, queria um tempo sozinha e que depois que voltasse conversaríamos. Ajoelhei para ela não viajar, mas ela quis ir com os amigos mesmo assim. Se eu tivesse ido, ela não teria desaparecido, estaria em segurança".

Segundo Wagner, a última vez que encontrou Izadora foi na sexta-feira, antes dela viajar, por volta de 13h30, para deixar um presente para sua sogra, Dora Ribeiro. Ele também teria conversado com a estudante pelo Facebook, às 18h.

Wagner explicou que optou por não se juntar aos familiares dos estudantes desaparecidos para auxiliar nas buscas por não existirem pistas concretas a respeito do caso. "Não vejo sentido em pegar um carro e sair procurando sem ter pistas. Mas já tentei ligar várias vezes, mandei mensagens e entro em contato com um dos amigos que está com a família de Izadora".

Wagner e Izadora começaram a namorar oficialmente em 13 de abril, mas eles se conheceram no carnaval deste ano, em Itaúnas. "Amo muito Izadora. Preciso dela de volta". O rapaz afirmou, ainda, que irá se apresentar à polícia para prestar esclarecimentos.

A Gazeta (Julia Casotti)

4 comentários:

  1. Por que as leis acabam atrapalhando tanto nesses momentos, essa burocracia de 48 horas acaba facilitando para os criminosos e infelizmente para um resgate imediato das pessoas, até quando vamos esperar para que as leis nesse sentido seja mais eficaz, para que possamos em tempo real conseguirmos exito, porque os políticos o judiciário e o legislativo não fazem alguma coisa, pois com certeza esses casos teriam um desfecho mais rápido e menos doloroso par todos e principalmente a tempo.
    Danielle Prada , Rio 24-04-2012

    ResponderExcluir
  2. Essa história está estranha,isso não me parece apenas um acidente.

    ResponderExcluir
  3. Como pode 5 pessoas desaparecer assim...sem vestígio de acidente... Realmente este muito estranho.

    ResponderExcluir
  4. SO DEUS PRA AJUDAR VCS .... PQ DEUS E FIEL E VAI AJUDAR ESSA FAMILIA EU GEANE VOU FICAR EM ORAÇAO PRA SALVAR ESSA FAMILIA ACHAR ESSES MENINOS NO NOME DEB JESUS

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.