segunda-feira, 26 de março de 2012

Legião Urbana: Renato Rocha é morador de rua no Rio

O programa Domingo Espetacular, da Rede Record, mostrou a dramática situação em que vive hoje o ex-baixista da Legião Urbana, Renato Rocha, que há 5 anos vive nas ruas do Rio do Janeiro e enfrenta dificuldades após perder tudo o que conquistou com a Legião Urbana.

O Brasil realmente é um país do qual não podemos nos orgulhar. Pessoas que tiveram grande importância na construção de uma identidade cultural são descartadas após perderem o sucesso que conquistaram.

Hoje no Domingo Espetacular foi exibida uma reportagem sobre o Renato Rocha que é ex-baixista do Legião Urbana. Depois de ter contribuir para uma das bandas mais importantes da música popular brasileira entre os anos de 1984 e 1988, agora Renato Rocha se tornou morador de rua e perdeu tudo o que havia conquistado. Os poucos pertences pessoais que lhe sobraram ele carrega consigo em uma sacola plástica. Os amigos famosos dos bons tempos não aparecem para oferecer a ele uma ajuda ou oportunidades de voltar a trabalhar com a música e viver bem com isso.

Com o passar dos anos sem conseguir voltar a se inserir no mercado de trabalho da música, Renato Rocha perdeu a casa, perdeu o casamento, os filhos e até mesmo seus instrumentos musicais.

Espero que com esta exposição que ganhou com a reportagem o Renato Rocha possa conseguir apoio de alguma banda famosa para que possa voltar a fazer sucesso e saia desta vida difícil.



Nascido em São Cristóvão, zona norte do Rio, Rocha se mudou aos 9 anos com os pais e quatro irmãos para Brasília. O pai, sargento do Exército, e a mãe, professora, eram religiosos e só deixavam os filhos ouvir música clássica e gospel. Aos 12 anos, Rocha virou punk. Depois de tocar em bandas de rock de Brasília, ingressou na Legião para substituir Renato Russo no baixo. Russo tinha cortado os pulsos e perdera temporariamente os movimentos para tocar. “Foi quando passei a ter conta bancária”, conta. Com os cachês, comprou oito motocicletas, a maioria Harley Davidson.

O músico guarda uma Mercedes 79 comprada no auge, e muitas mágoas da Legião. Segundo ele, Russo “era um chato que vivia em crise”, Bonfá, “um cara muito egoísta” e Dado, “uma pessoa de personalidade fraca”. Dado e Bonfá não quiseram polêmica com o antigo companheiro. Rocha diz que, na época, trocou a vida saudável pelas drogas. Antes, jogava vôlei e tinha sido vice-campeão brasileiro de queda de braço em 1978. “Eu e o Renato Russo só queríamos saber de cheirar cocaína e beber”, diz. Hoje, é bem diferente. 



Fonte: whiplash.net


Marcelo Bonfá rebate críticas sobre abandono de ex-integrante do Legião no Twitter
O ex-baterista da Legião Urbana se defendeu das críticas de que ele e Dado Villa Lobos teriam abandonado Renato Rocha


Marcelo Bonfá rebate críticas no Twitter. O ex-baterista da Legião Urbana se defendeu das críticas de que ele e Dado Villa Lobos teriam abandonado Renato Rocha.

Segundo ele, os dois sempre tentaram ajudar o músico, mesmo quando ele ainda era ausente dentro na banda. Renato Rocha é ex-baixista da Legião e foi encontrado pelo programa "Domingo Espetacular", da Rede Record, morando na rua, no centro do Rio de Janeiro.

Ainda de acordo com Bonfá, Renato se distanciou e se envolveu em problemas que iam além das possibilidades deles de ajudar. Renato Rocha participou da primeira formação da banda, assim que assinaram o contrato com a EMI em 1984 e colaborou com os três primeiros álbuns, "Legião Urbana", "Dois" e "Que País É Esse?".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.