sábado, 3 de março de 2012

Gafe. José Serra chamou país de 'Estados Unidos do Brasil'

Ele chamou país de 'Estados Unidos do Brasil'

Serra foi entrevistado por Boris Casoy e  cometeu gafe
 ao afirmar que o país se  chama Estados Unidos do Brasil
RIO Pré-candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo, o ex-governador José Serra cometeu uma gafe ao participar do “Jornal da Band” na noite de quinta-feira. Ao responder um questionamento do apresentador Boris Casoy sobre a possibilidade de a crise econômica na Europa chegar ao país, o tucano disse que o nome completo do Brasil é Estados Unidos do Brasil, quando, na verdade, o país se chama República Federativa do Brasil desde o final dos anos 60, no governo de Costa e Silva.


- Eles (a Europa) criaram uma moeda única na Europa sem que houvesse um país. O Brasil se chama Estados Unidos do Brasil. Os Estados Unidos se chamam Estados Unidos da América respondia Serra, quando foi imediatamente corrigido por Boris Casoy:

- Não, o Brasil não se chama Estados Unidos do Brasil.

- Mudou? questionou Serra.

- Se chama República Federativa do Brasil completou o apresentador.

O tucano, então, emendou:

- O que é parecido. É federação.
Serra já foi candidato à Presidência em duas ocasiões: em 2002, quando perdeu para Luiz Inácio Lula da Silva, e em 2010, quando foi derrotado pela presidente Dilma Rousseff.

Segundo o portal da Câmara dos Deputados, a mudança no nome do país ocorreu em 1968, na chamada Quinta República, em pleno regime militar. Nesse período de governo, o nome oficial passou de "Estados Unidos do Brasil" para "República Federativa do Brasil" a partir da Lei nº 5.389, de 22 de fevereiro de 1968 e do Parecer nº H-733, de 14 de setembro de 1968, da Consultoria Geral da República.

Serra já cometou gafes ainda maiores. Lembram quando tentou explicar sobre a gripe suína?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.