segunda-feira, 19 de março de 2012

10 fatos mais interessantes sobre Chocolate

Chocolate está entre os alimentos preferidas no mundo e, provavelmente, nunca sairá de uso. É uma maravilhosa fonte de energia rápida. Chocolate tem mais de 500 componentes no sabor, que é o dobro da quantidade encontrada no morango e baunilha. O consumo anual de grãos de cacau está    em torno de 600.000 toneladas por ano. Os consumidores gastam mais de US $ 20 bilhões por ano em chocolates com chocolates com cerca de 40% de amêndoas do mundo e cerca de 20% de amendoim do mundo.

A palavra "chocolate" vem da palavra asteca ", cacahuatl" ou "xocolatl", que significa "água amarga". Chocolate é extraído de sementes de cacau. Foi originalmente Cacao, mas modificado para cacau como um resultado de ortografia constante. O nome científico para a árvore de cacau é "Theobroma Cacao", que é um termo grego, "alimentos para os deuses". Árvores de cacau exige climas quentes e úmidos para crescerem e são encontradas sobretudo na África Ocidental - Gana, a Costa do Marfim, Nigéria e Brasil. São verdes e nunca param a floração.

Voltando no ano 1000 aC no sul do México, a tribo olmeca comia chocolate o tempo todo. Os maias bebiam chocolate líquido durante todos os tipos de ocasiões, como compromissos, casamentos, batizados e até funerais. Na verdade, grãos de cacau eram tão valorizadas no México antigo, que as civilizações Maia, e mais tarde Toltecas e Astecas usaram-nos como uma unidade de cálculo e moeda para comprar utensílios domésticos pequenos e pagar por outros serviços. Um tomate grande valia um grão, um coelho valia dez grãos, e um escravo custava de cem grãos. Impostos cobrados contra tribos conquistadas também foram pagos em grãos de cacau por sacos, cada um contendo cerca de 24000 grãos. Os maias e astecas acreditavam que grãos de cacau vieram do paraíso e traziam sabedoria e poder a qualquer um que os comiam. Os Astecas saboreavam o chocolate misturado com pimenta, farinha de milho e cogumelos alucinógenos que faziam em uma bebida amarga.


Normalmente, a validade do chocolate em uma barra é um ano, mas pode ser colocado num congelador para ser mantido indefinidamente. O ponto de fusão da manteiga de cacau, que é um extrato de gordura de grãos de cacau torrado e moído, está logo abaixo da temperatura do corpo humano, que é por isso que o chocolate derrete quando colocado na boca. A manteiga de cacau é também utilizada como um creme de massagem. Chocolate também tem sido usada como um perfume por causa de seu "sentir bem" cheiro de pão fresco e café.

Para o chocolate ser letal, uma pessoa tem que consumir 10kg de chocolate. Não existem alergias causadas por chocolates. Comer um chocolate antes de uma refeição vai tirar o apetite, ajuda a manter uma dieta balanceada. Chocolate libera o hormônio serotonina, que faz uma pessoa sinta-se relaxada, calma e feliz. Ao contrário da crença comum, o chocolate não é rico em cafeína, dez barras de chocolate equivaleria a apenas uma xícara de café. Outro fato é que a acne não está relacionada com comer chocolate, mas é causado devido a uma dieta inadequada ou de um desequilíbrio hormonal. No entanto, o chocolate é viciante, mas é tóxico para animais caninos já que poderia levar a crises epilépticas. A parte venenosa para o animal é a teobromina, que é inofensivo para os seres humanos, mas fatal para animais caninos, pois estimula seus sistemas cardíaco e nervoso e pode causar morte instantânea. Quase dois gramas de chocolate ao leite podem ser venenosos para um filhote de 4,5kg. A razão pela qual o chocolate é bom para os humanos é que os grãos de cacau contêm teobromina, que ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, que, em seguida, tratam pressão arterial elevada.

O primeiro a criar e exportar os produtos de chocolate foram as freiras mexicanas que os usaram como um arrecadador de fundos para o seu convento em 1700. Na Europa foi introduzido pela primeira vez ao chocolate quando Cristóvão Colombo trouxe de volta grãos de cacau das ilhas do Caribe a partir de sua viagem 1502 e, em seguida, eles começaram a ser constantemente trazidos para a Europa pelos conquistadores espanhóis em 1528. Hoje, os fabricantes de chocolate americanos usam cerca de 1,5 bilhões de quilos de leite, que só é superado pelas indústrias de creme de queijo e gelo. Na verdade, os americanos também são responsáveis ​​por comer metade dos produtos de chocolate do mundo, consumindo cerca de 2,8 bilhões de quilos de chocolates cada ano, ou mais de 11 quilos por pessoa.

O primeiro a descobrir as plantas de cacau como comestível e deliciosa para o homem foram os macacos como eles comem a polpa e cospem o grão. A primeira fábrica de chocolate nos EUA foi criada em 1765 chamado Walter Companhia Baker. O cacau em pó foi criado em 1828. Milton Hershey, com a idade de 19 anos foi o primeiro a configurar sua loja de produtos de confeitaria, em 1871, na Filadélfia. Ele é responsável pela produção em massa de chocolate na América e foi apelidado de "Henry Ford do Chocolate". Hershey é a empresa de chocolate maior e mais antiga nos Estados Unidos. Sr. JJ Fry inventou o ovo de Páscoa em 1873. Depois de oito anos de experimentação, Daniel Pedro da Suíça criou o chocolate de leite em 1875 e vendeu-o ao seu vizinho, Henri Nestlé, que ajudou na mistura de leite condensado ao fazer barras de chocolate. Em 1879, Rudolphe Lindt da Suíça desenvolveu pela primeira vez o método de dar consistência macia e suave para chocolates através de processo conchado que ainda está em uso hoje. A primeira receita de brownies apareceu em 1896 na edição do Cookbook Fazendeiro Fannie. Outro confeiteiro suíço, Jules Sechaud, introduziu um processo para a produção de chocolates cheios em 1913. Os chips de chocolate foram introduzidos em 1939 pela Nestlé, e eles agora produzem cerca de 250 milhões a cada dia.

Em 1569, o Papa Pio V não gostava de chocolate, por isso ele declarou que tomar bebida de chocolate na sexta-feira não quebrava o jejum. Em 1615, Ann da Áustria, filha de Filipe II de Espanha, introduziu a bebida para seu novo marido, Luís XIII da França, e sua corte francesa, como parte do dote. Em 1770, Maria Antonieta foi a primeira rainha que deu o título", pela nomeação para a Rainha" em seu fabricante de chocolate pessoal. Chocolate é comumente acreditado para ser um afrodisíaco e foi usado por Casanova, que é misturado com champanhe para atrair mulheres. No século 18, o filósofo francês, Marquês de Sade, já foi preso por utilizar o chocolate para cobrir o sabor do veneno letal para concubinas. Também o rei Luís XIV da França definiu a posição da Royal Chocolate Maker do Rei em sua corte. Napoleão disse ter comido chocolates para restaurar a energia durante suas campanhas militares.

O chocolate foi a razão pela qual microondas foi inventado. O efeito calorífico das microondas foi descoberto pelo americano Percy Spencer. Durante a realização de experiências com radares e microondas, reparou que a barra de chocolate metida na sua algibeira se tinha quase derretido. Procurou a explicação de tal fato, pôs grãos de milho sob o efeito dessas ondas e, em poucos segundos, eles ficaram transformados em pipocas. As microondas tinham agitado as moléculas de água contidas nos grãos de milho. Então ele tentou fazê-lo com algum alimento real, um ovo cozido que tão rapidamente que explodiu em seu rosto.

Há muitas combinações de sabores incomuns de chocolate que existem, como chocolate com sabor de carne que é feito de chocolate e carne moída salgada seca. Depois, há chocolate misturado com especiarias como pimenta e erva-doce. Há também os sabores de biscoitos de manjericão, couve-flor e tomate em chocolates, e também de chocolate incrustadas com pele de galinha.

Do TV Canal 7, com informações do tiptoptens.com

Chocolate na Páascoa
As embalagens coloridas das lojas e dos supermercados avisam, meses antes, que a Páscoa está chegando. A tradição começou com ovos de origem animal, que eram decorados e serviam de presente. As fábricas de chocolates apareceram e a delícia caiu no gosto do povo, principalmente das crianças, que esperam ansiosas seu ovo de Páscoa. Na verdade, o chocolate em qualquer época do ano faz muito sucesso. A parte boa é que além de saboroso ele previne o envelhecimento precoce e é estimulante.

O chocolate é fonte de cafeína e teobromina, atua como estimulante do cérebro e agiliza o raciocínio. Também aumenta a produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar, ajudando a combater a ansiedade e a depressão. O ideal é ingerir a guloseima de manhã ou no início da tarde, quando o corpo precisa de mais energia.

"O sabor do chocolate estimula sensores desde as papilas gustativas da língua até o nosso cérebro, dando um prazer muito grande. É nutritivo e pode ser considerado um alimento de qualidade", afirma o endocrinologista Albermar Roberts.

Além desses componentes, o alimento tem a substância feniletiamina, capaz de melhorar o raciocínio, através da estimulação dos neurônios. Uma boa opção é o chocolate amargo, que tem antioxidantes, que ajudam na prevenção do envelhecimento precoce, da hipertensão e do aumento do colesterol ruim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.