domingo, 5 de fevereiro de 2012

Beber suco de beterraba aumenta o fluxo sanguíneo ao cérebro e pode combater a demência


Especialistas afirmam que a bebida pode ajudar mais velhos a levar uma vida mais ativa

O segredo para uma vida mais ativa com o passar dos anos pode estar em um simples suco de beterraba. É o que afirmam pesquisadores da Universidade de Exeter e da Faculdade de Medicina e Odontologia Peninsula, ambas na Inglaterra.

A equipe que liderou a pesquisa observou que, quando os voluntários tomavam suco de beterraba, necessitavam de menos energia para realizar exercícios de baixa intensidade, segundo informações do jornal Daily Mail. A quantidade de esforço requerida para uma caminhada foi reduzida em 12%. A bebida dilata os vasos sanguíneos e reduz a quantidade de oxigênio necessário durante uma atividade física.

À medida que envelhece, ou que desenvolve condições que afetam o sistema cardiovascular, a quantidade de oxigênio que uma pessoa absorve é drasticamente reduzida, dificultando a realização dos exercícios. A pesquisadora Katie Lansley relatou ao Journal of Applied Physiology, que o estudo mostra que o suco de beterraba pode reduzir a quantidade de oxigênio que uma pessoa precisa para realizar determinadas atividades.

Para o professor Andy Jones, também do grupo, “cada vez que o suco, rico em nitrato, foi utilizado, observou-se uma melhora acentuada no desempenho”. O efeito, sentido uma hora depois do consumo do suco e mais forte depois de três a quatro horas, é atribuído à substância-chave nitrato, presente na bebida.

Fonte: revistagloborural.globo.com

Suco de beterraba bom para o cérebro
Beber suco de beterraba aumenta o fluxo sanguíneo ao cérebro e pode combater a demência

Beber suco de beterraba aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro em pessoas mais velhas, o que sugere o vegetal vermelho escuro pode ajudar a combater a progressão da demência, mostra um novo estudo.

beterraba contêm altas concentrações de nitratos, que são convertidos em nitritos por bactérias na boca. E nitritos ajudam abrir os vasos sangüíneos no corpo, aumentando o fluxo sanguíneo e de oxigênio para locais carentes de oxigênio.

Estudos anteriores demonstraram que os nitritos - também encontrado em altas concentrações no aipo, repolho e outras folhas verdes, legumes verdes como espinafre - alargar os vasos sanguíneos, mas os pesquisadores dizem que este foi o primeiro a descobrir que os nitritos também aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro.

Fluxo sanguíneo para o cérebro

"Houve vários estudos muito alto perfil que mostram que beber suco de beterraba pode baixar pressão sanguínea, mas queríamos mostrar que beber suco de beterraba também aumenta a perfusão, ou fluxo sanguíneo para o cérebro", disse Daniel Kim-Shapiro, PhD, diretor da Ciência translacional Center da Universidade Wake Forest, afirma em um comunicado à imprensa. "Existem áreas no cérebro que tornam-se mal perfundido como você idade, e que se acredita estar associada com demência e cognição pobres".


Pesquisadores do Centro de Ciências translacional olhou como nitratos na dieta afetou 14 adultos com 70 anos de idade durante um período de quatro dias. Em um dia, os participantes relataram a um laboratório após um jejum de 10 horas, realizou um relatório sobre o estado de saúde, e teve um pequeno-almoço de alta ou de baixa nitrato. O pequeno-almoço de alta nitrato incluiu 16 onças de suco de beterraba.

Em seguida, eles foram mandados para casa com almoço, jantar e lanches que conformados com suas dietas atribuídas.

No segundo dia, após outro jejum de 10 horas, os participantes retornaram ao laboratório e comeu o pequeno-almoço atribuído. Uma hora mais tarde, uma ressonância magnética gravada fluxo cerebral no cérebro de cada pessoa. E exames de sangue antes e depois do almoço confirmou níveis de nitrito no corpo.

No terceiro e quarto dias, os pesquisadores mudaram dietas e repetiu o processo para cada pessoa.

exames de ressonância magnética mostraram que, após comer uma dieta rica em nitrato, os idosos tiveram aumento do fluxo sanguíneo para a substância branca dos lobos frontais, que são as áreas do cérebro mais comumente associado com a degeneração que leva à demência e outras doenças cognitivas.

Dietas ricas em frutas e legumes

"Eu acho que esses resultados são consistentes e encorajar - que uma boa dieta que consiste em um monte de frutas e verduras podem contribuir para uma boa saúde", diz o investigador sênior Gary Miller, PhD, um professor adjunto no Departamento de Wake Forest, da Saúde e Ciência do Exercício .

Porque o suco de beterraba não é exatamente como um refrigerante sabor adocicado, Wake Forest tem trabalhado com uma empresa para criar uma nova bebida do suco de beterraba, que é mais saboroso do que o suco de beterraba simples, e uma nota de imprensa diz que a universidade está a investigar formas de comercializar a bebida.

Os investigadores dizem que seu estudo, e as do futuro como ele, pode "levar a intervenções que poderiam melhorar a saúde física e cognitiva funcional em idosos."

Os resultados são publicados online em óxido nítrico: Biologia e Química, o peer-reviewed do jornal da Sociedade de Óxido Nítrico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.