sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Sorte ou azar? Bruxo explica as superstições da sexta-feira 13


Sorte ou azar? Bruxo explica as superstições da sexta-feira 13
A repórter Renata Ribeiro foi às ruas de São Paulo e descobriu que as pessoas têm muito mais superstições do que imaginam ou confessam.


Graças a Deus, é sexta-feira! Mas não é qualquer sexta: é sexta-feira 13. Em pleno século 21, a data ainda é vista por muita gente como um dia de azar. Mas esotéricos e bruxos afirmam que esta sexta pode ser de sorte e proteção.

“Hoje é sexta-feira 13”, diz um senhor. “Não sei, acho que tem alguma coisa ruim”, diz uma jovem. “Dia de sorte. Eu adoro”, conta uma paulistana. “Adoro gato preto, sexta 13, passo embaixo de escada”, completa uma senhora. “Eu tenho o número 13 tatuado no pé. Não me importo. Número de doido”, revela uma estudante.

Para alguns, é dia de sorte. Para outros, de azar. A equipe de reportagem do Bom Dia Brasil foi até a casa de um verdadeiro bruxo, que vai ensinar práticas para se proteger do mal. Só funciona se acreditar.

O bruxo e escritor Claudinei Prieto estuda o assunto há mais de uma década e conta que a superstição em torno da sexta-feira 13 vem da Idade Média, quando a prática da bruxaria era condenada pela Igreja Católica.

“A sexta-feira 13 é um dia comum como outro qualquer. Inclusive, existiam povos primitivos que acreditavam que esse era um dia de sorte e não de azar. Depende muito da energia que a pessoa projeta neste dia. Para quem acha que deve se proteger, nada melhor que o bom e velho banho de sal grosso. A pessoa pode pegar um pouco de água, apresentar à Lua, coloca um pouquinho de sal e toma esse banho da cabeça aos pés pedindo por purificação”, ensina o bruxo Claudinei Prieto.


Superstição não falta. “Eu acho que só o chinelo que não deixa virado para a mãe não morrer. Só essa”, afirma a contabilista Karina Moreira da Silva. E tudo bem dormir com o guarda-roupa aberto? “Não. Acho que eu tenho mais do que eu pensava”, corrige a jovem. “Isso aí deve ter sido uma lenda que alguma mãe tenha criado para não deixar as coisas espalhadas pela casa”, desmente o bruxo e escritor Claudinei Prieto.

Vale carregar um talismã. “Um dentinho de alho para espantar as energias negativas”, disse a encarregada Simone Alves da Silva. Vale desviar do mal. “Talvez só evitar as escadas”, destaca o publicitário Felipe Soares Dias.

Se cruzar um gato preto? “Se for uma gata, eu levo para casa. Se for um gato, eu mato ele”, diz um senhor. Maltratar animal dá azar. “O gato, pelo contrário, é um animal de proteção. Então, se você fizer mal vai ficar desprotegido”, diz o bruxo Claudinei Prieto.

“Adoro gato preto. Preto, branco ou marrom. Para mim, não tem distinção”, completa a assistente de compras Michele Monteiro.

Também dizem que essa superstição com o número 13 pode ter vindo das representações da Santa Ceia, em que aparecem 13 pessoas: os 12 apóstolos mais Jesus. Já o técnico Zagallo é daqueles que acreditam que o 13 dá sorte. Não dá para negar que ele teve muita sorte na vida.


Fonte: g1.globo.com/bom-dia-brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.