sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Luto no mundo do blues. Morre a cantora Etta James

Etta James morre de leucemia aos 73 anos nos EUA
Etta tinha leucemia, problemas renais e deterioração mentao. Cantora deu vida a muitos sucessos de jazz, blues e rhythm and blues

foto: Divulgação
Etta James (foto de arquivo)
Etta James, a cantora que deu vida a muitos sucessos de jazz, blues e rhythm and blues, morreu nesta sexta-feira aos 73 anos. A cantora, que sofria de problemas renais e deterioração mental, também lutava contra a leucemia. Em dezembro de 2011, seu médico anunciou que sua leucemia estava em estado terminal e pediu orações para Etta. Ela morreu no hospital Riverside Community, tendo ao lado seu marido, Artis Mills, e os filhos, disse seu agente, Lupe De Leon.

"Trata-se de uma tremenda perda para seus fãs ao redor do mundo" disse ele. "Sentiremos sua falta. Ela era uma grande cantora e sua música não se encaixa em nenhuma categoria", afirmou ele.

A vida pessoal conturbada, os problemas com drogas e com o sobrepeso fizeram com que a cantora passasse longas temporadas longe do palco e envolvida com problemas na Justiça.

Ela conquistou seu primeiro grande sucesso ainda adolescente com a música "Roll With Me, Henry", cujo título teve de ser mudado para "The Wallflower" para ser tocado. Com o passar dos anos ela colecionou vários outros sucessos, com sua voz rouca e atitude atrevida.

Mas foi com "At Last" que ela se tornou uma lenda. A canção foi um grande sucesso em 1941 rapidamente se transformou um "standard" da música norte-americana.

A partir de 1960 Etta passou a ter problemas com dependência de drogas, o que a levou a passar um tempo atrás das grades, prejudicou sua voz e suas finanças. A cantora demorou duas décadas para superar o problema.

Em 1984 ela cantou o hino nacional dos Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de Los Angeles e sua carreira recebeu o impulso que precisava, embora ela tenha enfrentado mais uma vez a dependência, de analgésicos, no final dos anos 1980.

Mas as drogas não eram seu único problema. Ela lutou com o excesso de peso e costumava se apresentar numa cadeira de rodas na medida em que envelhecia e ficava mais pesada. No início dos anos 2000, Etta James fez uma cirurgia e perdeu cerca de 100 quilos.

Em 1993 ela entrou para o Hall do Rock. Em toda a carreira, conquistou seis Grammy, dentre eles o de 2003 pelo melhor álbum de blues contemporâneo com "Let's Roll" e em 2004 como melhor álbum de jazz tradicional por "Blues to be Bone". As informações são da Associated Press. [AGÊNCIA ESTADO]



At Last

Etta James

At last my love has come along
My lonely days are over
And life is like a song
Ohh yeah yeah
At last
the skies above are blue
My heart was wrapped up in clover
The night I looked at you
I found a dream, that I could speak to
A dream that I can call my own
I found a thrill to press my cheek to
A thrill that I have never known
Ohh yeah yeah…
You smile, you smile
oh And then the spell was cast
And here we are in heaven
For you are mine at last


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.