A dispareunia - dor antes, durante ou depois do sexo - é a queixa de muitas mulheres
Muitas mulheres que buscam ajuda médica se queixam dor sentida antes, durante ou após o sexo, conhecida por dispareunia. As causas podem estar ligadas à manifestação de doenças, como endometriose, infecções e cisto no ovário, mas os especialistas alertam que, na maioria das vezes, o motivo não é físico.
Disfunções sexuais, como falta de libido, vaginismo - contração involuntária dos músculos próximos à vagina que impedem a penetração pelo pênis - e anorgamia - dificuldade para chegar ao orgasmo - podem afetar a mulher e impedir que ela tenha uma vida sexual plena, mas existem tratamentos para esses problemas.
"Não pode haver dor na relação sexual. O corpo da mulher deve responder fisicamente à excitação, fazendo com que a área da vagina se alongue. A dor pode ser expressão de uma disfunção sexual que a mulher pode resolver e ser feliz", explica a ginecologista e obstetra Maria Angélica Belonia.
A dispareunia pode ocorrer tanto em homens quanto em mulheres, mas é mais comum entre as mulheres. A ginecologista Jaqueline Alvarenga Rocha diz que, para ter um diagnóstico correto, o médico precisa fazer um exame ginecológico e uma entrevista cuidadosa. Nessa conversa, a paciente precisa relatar, em detalhes, o que está sentindo e a localização da dor.
Depressão, estresse, traumas infantis relacionados à sexualidade e crenças morais e religiosas muito rígidas também estão entre os fatores desencadeantes de dores na hora H.
Dispareunia
O que é
Dor genital durante o ato sexual. Pode ocorrer tanto em homens quanto em mulheres, mas é mais comum entre as mulheres. As mulheres podem descrever a dor como uma sensação superficial, ou até mesmo profunda; e a intensidade pode variar de um leve desconforto até uma forte dor aguda
O que causa
Fatores Orgânicos
Infecções genitais, como candidíase e clamídia; infecção ou irritação do clitóris; irritação ou infecção urinária, cistovariano, etc. Nos homens, pode-se destacar a fimose, doenças de pele, herpes genital, doenças do testículo e da próstata
Fatores Psicológicos
Crenças morais e religiosas muito rígidas;
medos e tabus irracionais com relação ao sexo; falta de informação; traumas infantis; entre outros
Daniella Zanotti - A Gazeta
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.