Casca da uva reduz colesterol e atua no combate à celulite
O resveratrol, presente na casca da fruta, favorece a redução da produção dos furinhos
Imagine um alimento gostoso, nutritivo, que retarda o envelhecimento, protege contra o câncer de pele e ainda é um aliado ao combate da celulite. Não! Você não está sonhando acordado, não. Esse alimento é real. Estamos falando da uva.
A fruta, para ser melhor aproveitada, deve ser consumida com a casca. "Substâncias como o resveratrol - atuante na diminuição do colesterol, e os flavonoides, que possuem funções antioxidantes, que retardam o envelhecimento e combatem os radicais livres - são encontradas na casca da fruta", destacou a nutricionista Mariana Finamori.
A uva pode ser ainda uma grande amiga do time feminino. Ela auxilia no combate ao mal que atormenta a maioria das mulheres: a temida e tão presente celulite. "O resveratrol, presente na casca da fruta, age reduzindo a oxidação das gorduras, favorecendo a diminuição do acúmulo das gorduras nas artérias e também na redução da produção da celulite", diz a nutricionista. O ideal para uma dieta balanceada é ingerir de três a cinco porções da fruta por dia.
Segundo a nutricionista, a uva pode ser consumida no seu estado normal ou na forma de suco. "Se for feito o suco da uva, ele deve ser bebido imediatamente, para não haver a perda de nutrientes. O melhor mesmo é comer a fruta, pois na produção do suco é necessário que ocorra uma quebra na moléculas, e todo processo de quebra é acompanhado por perdas de nutrientes."
A quantidade indicada da fruta é de oito unidades por dia ou um copo de 200 ml de suco concentrado. O suco de uva, assim como o suco de laranja, também tem vitamina C, que é usada para a prevenção de doenças como a gripe.
As uvas vermelhas "são cura milagrosa para a pressão arterial elevada e colesterol '
As uvas vermelhas são mais do que apenas a fonte de melhor vinho do mundo - os frutos em si são uma cura maravilha contra ataques cardíacos, de acordo com uma nova pesquisa.
E enquanto um copo de vinho é uma parte reconhecida de uma dieta de estilo mediterrânico, saudável, parece que os porções da uva jogados fora para fazer a bebida alcoólica pode ser ainda mais saudável.
Pesquisadores fizeram um coquetel extraído das muitas partes ricas em fibras da uva, como a casca e as sementes que são o subproduto de resíduos na vinha.
Testes em voluntários humanos com o extrato foi extremamente rico em fibras e antioxidantes que reduzem os riscos de doenças cardiovasculares - principal causa de morte do mundo.
A maioria dos outros superalimentos para o coração, como o psyllium (extrato da planta) ou aveia são saudáveis por exemplo, são geralmente bons, possuem fibra ou antioxidantes, em vez de os dois juntos.
Mas os testes em Madrid University usando uma mistura chamada de uva Antioxidante Fibra Alimentar (GADF) foi constatado elevada em ambos os ingredientes que potencialmente salvam vidas.
Durante um período de 16 semanas, comuma dieta regular do extrato "os voluntários significativamente" reduziram seu' perfil lipídico '- a gama de testes para determinar o risco de doença cardíaca do paciente.
Isto incluiu a redução da pressão arterial em até cinco por cento e colesterol em até 14 por cento entre os voluntários, disse a pesquisa.
Uma dieta de estilo mediterrânico, incluindo componentes como o vinho tinto, azeite e tomate tem sido considerada mais saudável do que outras dietas ocidentais ricas em frito e fast food.
A pesquisa sugere que o extrato de uva faria essa dieta até 50 por cento ainda mais eficaz na redução dos riscos de ataques cardíacos.
As doenças cardiovasculares são a maior causa de morte no mundo ocidental sendo responsável por até 50 por cento de todas as mortalidades naturais.
O extrato, se transformou em um suplemento de saúde, poderia ser particularmente útil para aqueles que sofrem de pressão arterial elevada ou colesterol elevado, segundo os pesquisadores.
Os resultados são publicados na revista Nutrition Today / Qua após 34 adultos não-fumantes foram testados com o extrato GADF por mais de 16 semanas.
Enquanto isso se passava, mais nove estudantes da universidade que não foi dada a extrato também foram monitorados para que pudessem ser comparados com o primeiro grupo.
Os que receberam GADF viram o "colesterol significativamente reduzidos", principalmente LDL, o tipo conhecido como "mau colesterol", que pode levar a problemas cardíacos mais tarde na vida.
A redução tanto colesterol e pressão arterial foi muito maior do que os efeitos causados por outros produtos ricos em fibras no mercado, disseram.
Pesquisador Jara Perez Jimenez disse: 'GADF mostraram efeitos significativos na redução de perfil lipídico e pressão arterial.
'Os efeitos parecem ser mais altos do que as produzidas por outras fibras dietéticas, tais como fibra de aveia ou psyllium, provavelmente devido ao efeito combinado de fibra dietética e antioxidantes.'
Fonte: dailymail.co.uk/health
20 de agosto de 2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade para comentar, só lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos não podemos publicar.